As juntas homocinéticas são responsáveis por transmitir a força do motor para as rodas, fazendo com que elas girem e o carro se movimente.
“Juntas homocinéticas danificadas podem ocasionar paradas desnecessárias e não programadas já que, quando comprometidas, as rodas podem travar ou perder a tração, fazendo com que o veículo pare em local e hora não programado”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, em nota divulgada.
Por isso, é preciso ficar atento aos sinais de desgaste. Segundo Silva, entre os indícios que podem indicar que a peça esteja comprometida é o ruído.
“Caso o motorista ouça um som de clique proveniente das rodas ao acelerar o carro em curvas ou quando realiza curva em marcha a ré é bom ficar atento, é um sinal de que ocorrem falhas na junta fixa”, explica o gerente.
Ele destaca que o ruído durante a aceleração em linha reta indica desgaste na junta deslizante.
Causas de desgaste e prevenção
O especialista da Nakata diz que uma das principais causas de desgaste da junta homocinética é coifa e vedação comprometida, o que provoca contaminação da graxa com a entrada de resíduos e fazendo com que ela se torne uma pasta abrasiva.
O excesso de torque na instalação da peça também pode causar danos à rosca ou no estriado, por isso é aconselhável usar o torquímetro para aperto da porca, assim como problemas na geometria da suspensão.
“Carro desalinhado, com excesso de bagagem ou rebaixado podem comprometer a junta deslizante”, alerta.
A recomendação é fazer a inspeção preventiva a cada 10 mil quilômetros e ter atenção especial ao estado das coifas.
MAIS NA MOTOR SHOW:
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Por isso, é preciso ficar atento aos sinais de desgaste. Segundo Silva, entre os indícios que podem indicar que a peça esteja comprometida é o ruído.
“Caso o motorista ouça um som de clique proveniente das rodas ao acelerar o carro em curvas ou quando realiza curva em marcha a ré é bom ficar atento, é um sinal de que ocorrem falhas na junta fixa”, explica o gerente.
Ele destaca que o ruído durante a aceleração em linha reta indica desgaste na junta deslizante.
Causas de desgaste e prevenção
O especialista da Nakata diz que uma das principais causas de desgaste da junta homocinética é coifa e vedação comprometida, o que provoca contaminação da graxa com a entrada de resíduos e fazendo com que ela se torne uma pasta abrasiva.
O excesso de torque na instalação da peça também pode causar danos à rosca ou no estriado, por isso é aconselhável usar o torquímetro para aperto da porca, assim como problemas na geometria da suspensão.
“Carro desalinhado, com excesso de bagagem ou rebaixado podem comprometer a junta deslizante”, alerta.
A recomendação é fazer a inspeção preventiva a cada 10 mil quilômetros e ter atenção especial ao estado das coifas.
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