Foto: Divulgação/Stellantis
São Paulo recebeu o Jeep Nature para veículos 4×4 e 4×2 em Pirapora do Bom Jesus, no Morro do Capuava
Nos últimos anos, a Jeep vendeu mais de 360 mil veículos, se contarmos desde janeiro de 2022, até o acumulado de outubro de 2024. Desse total, 99.638 veículos foram emplacados só neste ano.
A Jeep que tem em seu portfólio diferentes soluções para ao público, contando com SUVs compacto, médio e grande, além de veículos com proposta off-road, como o caso do Jeep Wrangler e Gladiator.
Com a intenção de demonstrar o potencial de seus veículos sob condições de trilhas na natureza, a marca iniciou no mês de julho as expedições pelo Brasil do Jeep Nature.
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A proposta do Jeep Nature é levar os proprietários de carros da marca Jeep a trilhas que permitem demonstrar sua capacidade off-road. Os percursos são guiados por profissionais, além de proporcionar momentos diferentes entre os passageiros com a passagem dos obstáculos.
As trilhas são divididas em três diferentes níveis, que contam com desafios específicos para cada modelo que será pilotado durante a expedição. São separados da seguinte forma:
4×2 – para os veículos que não possuem tração nas quatro rodas.
4×4 nacionais – para os veículos que possuem tração 4×4, e vão desfrutar de uma trilha off-road leve, como Renegade 4×4, Compass 4×4 e Commander 4×4.
4×4 importados – com obstáculos mais difíceis, tem o intuito de por a prova o controle, força em baixa velocidade e a quantidade de torque disponível nas rodas dos Jeep Wrangler e Gladiator.
O Jeep Nature desembarcou na cidade de São Paulo no dia 23 de novembro, e contou com 95 veículos participantes, divididos entre 62 carros para os percursos 4×4 e 33 para as trilhas 4×2.
Foto: Divulgação/Stellantis
Nos importados Wrangler e Gladiator, o destaque ficou para os trechos com pedras e muito acidentados, em que foi necessário ativar o sistema de tração 4×4 LOW, que permite a seleção da velocidade em que o veículo atuará, até o máximo de 8 km/h.
Vale lembrar que, para obstáculos mais complicados, o Wrangler e o Gladiator contam com um botão ” Sway Bar “, que após algumas combinações de comandos fornecidos ao condutor, realiza a desconexão da barra estabilizadora dianteira, o que permite o aumento do curso do sistema de suspensão.
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A bordo do Wrangler
Para este desafio, a Revista Carro esteve a bordo do Jeep Wrangler, com motor 2.0 turbo de 272 cv de potência e 40,7 kgfm de torque. Esse mesmo motor é utilizado em outros veículos da marca como o Jeep Compass nas versões Overland e Blackhawk, e o Jeep Commander (sem falar na RAM Rampage) que destina os mesmos nomes de versão para o modelo com o motor Hurricane 4. Completando o conjunto motriz do Wrangler, o motor tem acoplado um câmbio automático de 8 marchas.
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O SUV disponibiliza modos de tração específicos para aventuras fora de estrada como 4×4 Rock-Trac e caixa de transferência de cinco posições, com relação reduzida de 4:1 e crawl ratio de 77:1. Além de capacidade de imersão de 76 cm, para atravessar rios e riachos. O Wrangler tem boa conectividade para o motorista com central multimídia de 12,3 polegadas que permite conexão aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e painel de instrumentos digital com tela de 7 polegadas. Essas mudanças foram incorporadas à linha Wrangler recentemente.
No quesito de assistências ao condutor, o Jeep Wrangler tem em seu pacote os sistemas de aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, monitoramento e aviso de ponto cego, ajuste automáticos de faróis e auxílio de aclive e declive.
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