Notícia Japoneses desmontam carros elétricos chineses para descobrirem o motivo de serem tão baratos

O benchmarking é um processo comum nas montadoras, que consiste em desmontar os carros da concorrência para estudá-los. Os japoneses da Sanyo Trading analisaram três elétricos chineses para entender como conseguem vender essa tecnologia com preço tão baixo.

Os objetos de estudos foram o BYD Atto 3 (vendido como Yuan Plus no Brasil), o NIO ET5 e o Tesla Model Y. Cerca de 70 empresas japonesas de autopeças participaram do evento.

VEJA TAMBÉM:


De acordo com , o carro que mais chamou a atenção dos japoneses foi o BYD Yuan Plus. Uma solução elogiada por o E-Axle, que integra o motor elétrico, o inversor, a redução, o carregador integrado e o conversor de corrente em um componente só. Isso ajuda a reduzir os preços.

Motor elétrico 8 em 1 BYD Yuan Plus

O motor elétrico da BYD combina 8 componentes diferentes em uma peça só, o que reduz os custos e deixa tudo mais compacto (Foto: BYD | Divulgação)

Outro fato elogiado no carro elétrico da BYD foi o compartilhamento de peças entre vários modelos da gama, o que também ajuda a cortar custos. Entretanto, os japoneses acharam que a proteção contra água da bateria é insuficiente.

Segundo Kenichi Ito, diretor da Sanyo Trading, os fabricantes chineses dão muita importância ao baixo custo de produção e sua visão de qualidade é diferente da visão que os japoneses possuem. Um diretor da companhia ficou surpreso com os carros elétricos da BYD e da Tesla usarem menos peças que o habitual.

Os carros elétricos chineses desmontados foram usados também para treinamentos. Foram contabilizadas mais de 90 mil peças para todos os 16 carros desmontados.

A exposição foi visitada por 450 empresas e mais de 6.000 pessoas. Além dos carros chineses, estão expostos modelos de outros países como o Hyundai Ioniq6.

 
Top