Com bateria carregada SUV pode rodar até 443 km
Fotos: Felipe Salomão e Porsche/divulgação
O novo chega ao mercado Brasil a partir de R$ 560 mil, motorização eletrificada de até 639 cv e capaz de rodar até 443 km com uma carga completa na bateria, que leva somente 21 minutos para ser carregada em uma tomada rápida. Claro, a Revista Carro esteve no lançamento para um primeiro contato com o crossover, em uma viagem de 200 km em um caminho de ida e volta para Porto Feliz, no interior de São Paulo. Portanto, foi possível avaliar as principais características do Macan.
Traços clássicos da Porsche
Em relação ao visual, o Porsche Macan 100% elétrico segue os traços arredondados característicos da marca alemã. Por isso, tem para-choque redondos, faróis diurnos no formato de gota e rodas de 22 polegadas. O modelo ainda conta com faróis em LED Matrix, lanterna traseira com visual em 3D, portas sem molduras, o que confere mais esportividade e lâminas laterais, que dão a sensação de movimento.
O interior tem três duas grandes telas, sendo uma de 12,6 polegadas e outra de painel de instrumentos de 10,9 polegadas. Contudo, a Porsche permite uma ampla customização do Macan, possibilitando ter mais uma tela de 10,9 polegadas para o passageiro e um Head-Up Display com realidade aumentada. Também há conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, além de sistema de qualidade de ar, compartimento para carregamento por indução do celular, quatro portas USB-C, sistema de massagem e resfriamento dos bancos, sistema de áudio com potência de 1.470 Watts.
Assim como todos os modelos da marca, o Macan elétrico pode ser customizado de acordo com o gosto do cliente, uma vez que tem 14 cores padrão e mais 59 cores especiais, assim como 11 opções de revestimentos, 7 pacotes internos, 4 opções de apliques, 10 opções de rodas e personalização da chave.
Medidas, nova plataforma e dados da bateria
O Porsche Macan tem 4,78 metros de comprimento, 1,62 metro de altura, 1,93 metro de largura e 2,89 metros de entre-eixos. O porta-malas no Macan 4 permite levar até 540 litros e 480 litros no Macan Turbo. Na dianteira ainda há um compartimento de até 84 litros.
O SUV de luxo utiliza a plataforma Platform Electri de 800V também utilizada pela Audi. Com isso, a marca pode colocar uma bateria de até 100 kWh, que possibilita rodar até 443 km. De acordo com a Porsche, em uma tomada AC de 11 kW o carregamento até os 100% é feito em 10 horas, enquanto em carregamento DC de 400V com 135 kW é feito de 10% a 80% em 33 minutos, recuperando 123 km em 10 minutos. Por fim, em um carregamento DC 800V com 270 kW é possível ir dos 10% até os 80% em 21 minutos, recuperando 250 km em 10 minutos.
Motores
A Porsche vende o Macan com diversos motores, o que também modifica a autonomia. Portanto, a versão Macan tem dois motores de 340 cv com overboost de até 360, o que permite sair do zero e chegar aos 100 km/h em somente 5,7 segundos. A autonomia neste caso é de 443 km. Já o Macan 4 tem 387 cv e 408 cv com overboost, fazendo de zero a 100 km/h em 5,2 segundos, a autonomia é igual à versão de entrada. Por sua vez, o Macan 4S pode rodar até 438 km, só que tem 448 cv e 516 cv com overboost, indo da inércia até os 100 km/h em 4,1 segundos. Já a configuração Macan Turbo tem 585 cv e 639 cv com overboost, fazendo de zero a 100 km/h em apenas 3,3 segundos e podendo rodar até 435 km com uma carga completa.
Na estrada
Conduzir um carro elétrico em viagens de até 200 km, como no interior de São Paulo, já é uma realidade viável. Nesse cenário, dirigir o Porsche Macan 100% elétrico é uma experiência marcante para quem gosta de um esportivo, especialmente na versão Turbo, que oferece até 639 cv de potência. No modo Sport Plus, o modelo simula o som de um carro a combustão e proporciona maior responsividade, aproveitando o torque linear de 1.130 Nm dos motores elétricos. Essa configuração permite uma rápida aceleração até 100 km/h, exigindo atenção para evitar multas.
No modo normal, o veículo ajusta a suspensão para maior conforto, ideal para os passageiros. Além disso, há os modos Sport, com foco esportivo moderado, e Offroad, voltado para terrenos de chão batido. Apesar disso, o perfil baixo dos pneus e as rodas de 22 polegadas não são indicados para trilhas mais desafiadoras.
Versões e preços
Dito tudo isso, para quem pode pagar no mínimo R$ 770 mil na configuração Turbo vale pane, visto que o Porsche Macan 100% elétrico mantém o tradicional visual da marca, além da esportividade já conhecida da empresa alemã. Claro, esse preço pode subir, uma vez que é possível fazer diversas customizações. Também há o Macan de entrada, que custa R$ 560 mil, o Macan 4, que sai por R$ 580 mil, o Macan 4S por R$ 63, mil e, para quem ainda prefere a versão 100% a combustão há opções com preços entre R$ 490 mil e R$ 735 mil.
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