Notícia IA, antes de dominar o mundo, vai tomar conta do seu carro

Carros super tecnológicos já fazem parte do mercado automotivo há alguns anos, com mecânicas, dispositivos e softwares cada vez mais refinados, a exemplo de novos . Porém, com os recentes avanços nos estudos e desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA) essa inovação está atingindo outro patamar.

A Cipia, empresa de tecnologia de Israel, está prestes a lançar uma nova geração de sistemas que pretende mudar a forma como o motorista interage com seu carro. Em entrevista para o site Carscoops, a companhia detalhou novas funções e ajustes que a IA pode realizar em um veículo, focando principalmente em auxiliar na direção do motorista.

VEJA TAMBÉM:


Os sistemas desenvolvidos não são nenhuma Skynet malvada da série de filmes “Exterminador do Futuro” e inclusive podem fazer diversos ajustes e alertas para resguardar a segurança do condutor e dos passageiros. Isso é feito por meio de um escaneamento e monitoramento de toda a cabine do automóvel.

A empresa inclusive afirmou que já tem parceria firmada com várias marcas ao redor do mundo que vão utilizar seu sistema original. Segundo a Cipa, dentre seus clientes estão “dois fabricantes de carros elétricos nos EUA, a SAIC , a Chery, uma marca de carros americana na China, e um fabricante líder de carros adicional na China”, além de alguns europeus.

O que a IA pode fazer no carro?​


Os sistemas de inteligência artificial podem mudar a experiência de direção e contribuir para maior segurança no veículo, por meio de ajustes e alertas:

  • Configurações personalizadas
    O sistema da Cipia usará IA para reconhecer qual dos condutores do veículo está atrás do volante e assim ajustar os assentos, espelhos, controle climático e sistemas de mídia para predefinições cadastradas por esse motorista.
  • Lembrete dos óculos
    Essa tecnologia de inteligência artificial pode identificar se você está usando óculos e te lembrar de colocá-los se você normalmente os usa.
  • Regulagem de retrovisores
    A IA desenvolvida pela Cipia monitora qual direção que a cabeça do condutor está voltada e qual espelho ele quer mover, selecionando-o automaticamente para que seja feito o ajuste. Isso ainda vai reduzir o número de botões em displays ou no painel.
  • Cinto de segurança, smartphone e cigarro
    Agora o sensor de cinto de segurança, além de detectar que ele não está afivelado, consegue perceber se você está sentado em cima dele. Ele também pode dizer se você está fumando e se está usando seu smartphone quando não deveria.
  • Monitoramento de todos os ocupantes
    Todos esses monitoramentos valem tanto para quem está tanto no banco da frente quanto no banco de trás, o que é muito vantajoso para quem anda com crianças, por exemplo. A inteligência artificial pode ainda personalizar ainda a experiência na cabine carregando o sistema de mídia com diferentes playlists para ocasiões em que o motorista está sozinho ou transportando outros passageiros.
  • Peça seu jantar do banco do motorista
    Outro avanço que será possível, mas que deve demorar um pouco mais para chegar, é a realização de compras. O software pode identificar uma proximidade com o restaurante preferido do condutor, por exemplo, e sugerir que ele já faça seu pedido, com autenticação do pagamento por reconhecimento facial.

 
Top