Com a maior parte dos modelos apresentando valorização após um ano de uso, o HB20 foi o vencedor no ranking geral com valorização de 17,2%
O Selo Maior Valor de Revenda Autos divulgou hoje (28) os resultados de 2021, com o índice de desvalorização dos modelos após um ano de uso. Em sua oitava edição, o SMVR considerou os 126 modelos zero km mais vendidos, de 20 marcas, dos quais apenas 25 apresentaram depreciação. Ou seja, 101 modelos na verdade valorizaram depois de um ano de uso, incluindo 43 deles com índices acima de 10%. O vencedor no ranking geral dessa edição foi Hyundai HB20, com 17,2% de valorização, de um total de 17 categorias.
Segundo a Agência Auto Informe, responsável pelo levantamento, o Estudo de Depreciação de Veículos é feito há vinte anos, desde 2001 e esta será a primeira vez que o modelo campeão terá índice positivo. Aliás, todos os modelos vencedores obtiveram índices positivos.
As distorções de preços ocorreram devido à falta de veículos 0 km, provocada por desabastecimento de insumos, sobretudo semicondutores. Na outra ponta, viu-se a supervalorização de veículos seminovos, devido à elevada demanda. “Executivos do setor automotivo brasileiro afirmam que o abastecimento de insumos só retorna ao normal no segundo semestre de 2022. Diante dessa previsão, muito provavelmente em nossa 9ª edição do SMVR-Autos também verificaremos índices de valorização, e não de depreciação”, afirma Joel Leite, idealizador da certificação.
Neste ano, destaque ainda para os veículos híbridos, que tinham apenas nove concorrentes no ano passado e agora somam 18 modelos avaliados, refletindo a aumento na oferta desse segmento.
Veja abaixo o ranking dos três melhores colocados por categoria:
Entrada
Renault Kwid: +14,5%
VW Gol: +12,7%
Fiat Uno: + 11,1%
Elétrico
Nissan Leaf: +11,8%
Chevrolet Bolt: +9,3%
JAC iEV20: +1,5%
Hatch compacto
Hyundai HB20: +17,2%
Chevrolet Onix: +10,9
Renault Sandero: +9,9%
Hatch Premium
BMW Série 1: +12%
Mercedes-Benz Classe A: +8,1%
Mini Cooper: -11%
Híbrido
Volvo XC40: +13,2%
Toyota RAV4: +11,4%
Range Rover Sport: +10,6%
Monovolume/Minivan
Honda Fit: +13,3%
Chevrolet Spin: +2,9%
Fiat Doblò: -4,2%
Picape pequena
Fiat Strada: +14,3%
Chevrolet Montana: +13,6%
VW Saveiro: +11,2%
Picape compacta:
Fiat Toro: +12,3%
Renault Duster Oroch: +10,4%
Picape média
Ford Ranger: +16,1%
Toyota Hilux: +15,5%
Nissan Frontier: +14,9%
Sedã de entrada
Fiat Grand Siena: +12%
VW Voyage: +6,2%
Renault Logan: +5,1%
Sedã compacto
Hyundai HB20S: +15,7%
Honda City: +14,9%
Chevrolet Onix Plus: +10,8%
Sedã médio
Honda Civic: +12,9%
VW Jetta: +11,8%
Toyota Corolla: +10,4%
Sedã grande
Honda Accord: +4,6%
Hyundai Azera: +1,4%
Mercedes-Benz Classe E: -2,7%
SUV de entrada
VW Nivus: +10,5%
Honda WR-V: +9,6%
Caoa Chery Tiggo 2: +8,1%
SUV compacto:
Chevrolet Tracker: +15,9%
Land Rover Discovery Sport: +14,1%
Honda HR-V: +12,5%
SUV médio
VW Tiguan: +11,5%
Chevrolet Equinox: +6,1%
Peugeot 3008: +4,7%
SUV grande
Toyota SW4: +16,1%
Chevrolet Trailblazer: +15,7%
Land Rover Discovery: +10,6%
Veja também a lista dos ganhadores do Selo Maior Valor de Revenda ao longo dos últimos 19 anos:
Selo Maior Valor de RevendaCampeões de 2001 a 2020 |