Notícia Honda XRE 190 2025 chegou cheia de saudades da 300 antiga

Chegando o fim do ano a Honda está atualizando todas as motos que faltavam para 2025. Recentemente receberam novas versões a Biz e a Bros, mas agora chegou a vez da XRE menor. A nova Honda XRE 190 veio com singelas mudanças mecânicas, mas algumas atualizações tecnológicas no painel, tanque, banco, suspensão e outros, que a coloca no nível das concorrentes.

VEJA TAMBÉM:

Honda XRE 190 2025 (1)

São três cores disponíveis, nas versões comum e Adventure (Foto: Honda | Divulgação)

Preços e versões:

  • Honda XRE 190 (vermelho perolizado, Azul metálico fosco) – R$ 22.060
  • Honda XRE 190 (cinza perolizado) – R$ 22.496

Em resumo, a nova XRE 190 recebeu o “mesmo” pacote de equipamentos que a nova NXR 160 Bros.

Com uma atualização estética e de carenagens, o modelo agora conta com um revestimento plástico ao redor do tanque. Estes que têm amplas proteções laterais ajudam a envolver o reservatório de combustível e em caso de eventuais tombos reduz os custos da manutenção.

honda-xre-190-2025-16-1850x1280.jpg

honda-xre-190-2025-21-1920x1280.jpg

honda-xre-190-2025-5-1-1920x1280.jpg


Todas as partes plásticas culminaram em uma estética que vai um pouco na contramão do mercado – que cada vez mais cria modelos geométricos e futuristas. A nova Honda XRE 190 parece ter se inspirado na sua falecida irmã, a XRE 300.

Desde a frente, passando pelas aletas no tanque e finalizando na rabeta, a nova moto da japonesa está mais parecida com a antiga 300. Destaque para as aletas prateadas, que ajudaram muito nesta caracterização.

honda-xre-190-2025-24-1920x1280.jpg

honda-xre-190-2025-22-1920x1280.jpg

honda-xre-190-2025-15-1920x1280.jpg


Além destas mudanças estéticas um novo painel mais completo, agora com um tipo em Blackout (melhor para visualização no caso de exposição a altas luminosidades), dotado de indicador de marcha engatada, de hodômetro total, parcial A e B e computador de bordo que indica nível do combustível, consumo médio e autonomia restante.

Perto do painel a trilheira ainda tem entrada USB-C para recarga de dispositivos.

As luzes da Honda XRE 190 também mudaram e o farol, luzes de posição e setas são em LED. Para o garupa, as pedaleiras vêm em alumínio.

Por fim, a XRE 290 2025 ganhou um garfo de suspensão mais largo em 2 mm, em seu diâmetro. Agora com 33 mm de diâmetro ele está mais resistente a impactos.

honda-xre-190-2025-14-1920x1280.jpg

honda-xre-190-2025-10-1920x1280.jpg

honda-xre-190-2025-17-1920x1280.jpg

Motor da nova Honda XRE 190


Como dito, a parte mecânica permanece quase inalterada. O propulsor da 190 ainda é o monocilíndrico de 4 tempos derivado da CG 160, porém com exatos 184,4 cm³.

Entretanto a potência da moto foi reduzida, certamente devido aos ajustes que o modelo sofreu para atender as novas emissões do Promot 5. Ela passa a ter até 16 cv e torque de 1,66 kgfm (etanol) ou 15,9 cv e 1,65 kgfm (gasolina). Antes o propulsor era capaz de 16,4 cv (etanol) e 16,3 cv (gasolina), com a mesma força.

  • Para ajustar a essa nova lei de emissões evaporativas, foram adicionados um cânister, filtro de carvão ativado – que absorve os vapores emanados pelo combustível. O índice de ruído máximo estabelecido pelo Promot 5 também foi respeitado com a nova ponteira de escape.
Honda XRE 190 2025 (26)


Os freios e rodas permanecem os mesmo de antes, 19 polegadas na dianteira, equipada com disco de 240 mm de diâmetro; e 17 polegadas na traseira com disco tem 220 mm na traseira, além do conjunto ABS.

A Honda XRE 190 2025 chegará na rede de concessionários Honda a partir de Outubro. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.

 
Top