Notícia Honda City chega como sedã e hatch e coloca fim a Civic e Fit

Desde o lançamento do Fit em 2003 que a Honda busca o seu espaço no mercado de compactos. Ela conseguiu uma parcela de consumidores fieis, mas até hoje não chega a brigar pela liderança da categoria como conseguiu entre os médios com o Civic. A nova geração do City chega agora pronta para brigar com concorrentes tradicionais. Além disso, aposenta de uma só vez o Civic e o Fit – que será substituído pelo inédito (no Brasil) City hatch.

Claro que para incomodar seus concorrentes diretos é preciso ter mais que atributos mecânicos, espaço interno e equipamentos. O preço é essencial. Desta vez a Honda aprendeu com os erros do passado e trouxe preços mais competitivos:

Preços do Honda City 2022 sedã​

  • Honda City EX: R$ 108,3 mil
  • Honda City EXL: R$ 114,7 mil
  • Honda City Touring: R$ 123,1 mil

As vendas do novo City sedã começam em janeiro. As do hatch, apenas em março, e os preços não foram divulgados.

Nova plataforma, mas com sabor familiar​

city_hatch_sedan-2.jpg

Para diferenciar o City Hatch do sedã sem ver a traseira é só prestar atenção nos frisos da grade ou nas duas cores exclusivas do Hatch
city_hatch_sedan-1.jpg

As mudanças maiores começam após as portas dianteiras
honda_city_hatch_sedan-6.jpg

Ambos trazem LED apenas nas luzes de freio traseiras, setas e luzes de ré são alógenas
honda_city_hatch_sedan-4.jpg

Esse tom de cinza do hatch é novo
honda_city_hatch_sedan-2.jpg


Segundo a Honda, o novo City (eles chamam de New City) usa uma plataforma nova. Essa nova plataforma manteve o conceito de usar o tanque de combustível sob o banco do motoristas para melhorar o aproveitamento do espaço interno. Esse conceito tem um porém, o tanque de combustível do hatch possui capacidade para apenas 39,5 litros e no sedã a capacidade é de 44 litros.

VEJA TAMBÉM:


A nova geração adota mais aços de alta resistência, resultando em uma maior rigidez do monobloco e também em menor peso quando comparado com o City anterior. O chassi também conta com evoluções na absorção de impactos e uma espuma de poliuretano em partes-chave para reduzir os ruídos no habitáculo.

Essa arquitetura nova abriga também a nova geração do Fit, que não vem para o Brasil e o próximo HR-V. Um SUV compacto que irá suceder o WR-V também será feito nessa plataforma, isso irá unificar toda a produção da Honda no Brasil em torno dessa arquitetura.

Familiaridade também na mecânica​

honda city hatch 45

O novo motor 1.5 tem comando de válvulas duplo e traz injeção direta

Sob o capô do Honda City está o novo motor 1.5 flex aspirado equipado com injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas. O de admissão tem o sistema i-VTEC para priorizar a potência em rotações mais elevadas do motor.

O mesmo eixo comando de válvulas de admissão tem também o VTC (Variable Timing Control). O novo componente controla a sincronização, podendo variar (avançando ou retardando) a sincronização do comando de admissão.

A potência máxima é de 126 cavalos a 6.200 rpm, tanto com etanol como com gasolina. O torque é de 15,8 com etanol e 1,5,5 com gasolina, ambos a 4600 rpm.

Desempenho na média, consumo é destaque​

honda city hatch 44

O cambio CVT simula sete marchas e faz freio motor em descidas

O cambio CVT também evoluiu, oferecendo sete marchas fixas no modo sport e uma leve simulação de marchas para reduzir a sensação de estranheza causada pelos CVT tradicionais que mantém a rotação do motor fixa. Um avanço interessante é o EDDB, um sistema que detecta que o carro está em uma descida longa e usa as variações do CVT para fazer um freio-motor, poupando os freios de serviço em descidas de serra e evitando o temido fading.

O destaque fica pelo baixo consumo de combustível, que você pode conferir nas tabela abaixo os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE):

CarroceriaConsumo urbano (km/l)Consumo rodoviário (km/l)
City Hatchback9,1 (etanol) 13,3 (gasolina)10,5 (e) 14,8 (g)
City sedã9,2 (e); 13,1 (g)10,5 (e); 15,2 (g)

Honda City hatch chega com responsabilidades​

city_hatch-23.jpg

city_hatch-25.jpg

city_hatch-21.jpg

city_hatch-12.jpg

city_hatch-9.jpg

city_hatch-8.jpg

city_hatch-5.jpg

city_hatch-3.jpg

city_hatch-1.jpg

honda_city_hatch-3-1.jpg

honda_city_hatch-2-1.jpg

honda_city_hatch-1-1.jpg


O Honda Fit sempre foi um carro de público fiel e atraído por seu aproveitamento inteligente do interior. Substituir um carro tão prático por um hatch tradicional mais baixo é uma aposta de risco. Alguns dados do City Hatch ajudam a mantê-lo interessante para as viúvas do Fit.

Começando pela fita métrica: Apesar de parecer mais baixo que o Fit de terceira geração, o City é apenas 3 cm mais baixo. Ele é maior no comprimento total e no entre-eixos, 24,5 e 7 cm maior respectivamente. Mas existe uma pegadinha aí, o balanço dianteiro do City é maior e o traseiro é menor, isso se traduz no porta-malas menor que leva apenas 268 litros.

O sistema de bancos modulares Magic Seat está presente no novo hatch e com o mesmo funcionamento. Com o banco traseiro rebatido o volume interno de 1.168 litros é maior que o do Fit de terceira geração, 1.045 litros.

City sedã também conquista pelo espaço​

honda_city_sedan_2022-11.jpg

honda_city_2022_sedan-8.jpg

honda_city_sedan_2022-5.jpg

honda_city_sedan_2022-4.jpg

honda_city_2022_sedan-23.jpg

honda_city_2022_sedan-26.jpg

honda_city_sedan_2022-6.jpg


O Volkswagen Virtus e o Chevrolet Onix Plus são sedãs do segmento de compactos mas com espaço interno que rivaliza com o de médios. O Honda City não é diferente, seu entre-eixos de 2,60m fica atrás apenas do Virtus nessa categoria. Mas graças a sacadas inteligentes da Honda como o tanque sob o banco dianteiro e novo desenho dos assentos, o espaço interno melhorou em comparação ao modelo anterior.

O porta-malas se destaca como um dos maiores da categoria: são 519 litros. esse volume pode ser ampliado pelos bancos bipartidos, que são rebatidos por práticas alavancas próximas a tampa do bagageiro. Tampa essa que ficou maior na nova geração e oferece uma abertura maior, o que facilita na hora de carregar objetos maiores.

Honda City com segurança de Accord​

interior_honda_city_sedan_2022-49.jpg

Essa câmera é quem comanda o Honda Sensing
interior_honda_city_sedan_2022-58.jpg

Os retrovisores trazem a câmera do sensor de pontos-cegos
interior_honda_city_sedan_2022-48.jpg

Airbags laterais de de cortina são de série

Quem escolher pela versão Touring do City, tanto o hatch quanto o sedã, terá à disposição o pacote de segurança mais completo do segmento. Esse é o primeiro carro feito no Brasil a trazer o Honda Sensing, que é o pacote de tecnologias de segurança ativa da marca. Ele traz ACC, CMBS, LKAS, RDM e AHB.

Vamos traduzir essa sopa de letrinhas. O ACC é o cruise control adaptativo, que mantém a velocidade determinada pelo motorista, reduz caso o carro a frente esteja mais devagar e mantém a distância que o condutor determinar. O CMBS é a frenagem autônoma de emergência, que detecta pedestres, veículos e outros obstáculos, freando automaticamente para evitar ou abrandar uma possível colisão.

O LKAS ajuda a manter o veículo centralizado na faixa. Ele é complementado pela RDM, que avisa quando carro muda de faixa sem sinalizar e faz uma leve correção. Por fim, o AHB é o farol alto automático, que abaixa o facho quando detecta um carro à frente ou no sentido oposto para evitar o ofuscamento. Tudo isso é regido pela câmera no topo do pára-brisa.

honda_city_hatch-15.jpg

O espaço no banco traseiro é digno de carro médio
honda_city_hatch-13.jpg

O porta-malas do City Hatch é menor que o do Fit
honda_city_hatch-12.jpg

Os bancos bipartidos ajudam a compensar o volume pedido no bagageiro
honda_city_hatch-14.jpg

Com tudo rebatido o volume é maior que o do Fit, o desafio é passar os objetos maiores pela abertura menor
honda_city_hatch-22.jpg

O Magic Seat permite transformar o Fit em um local de descanso

O único item de condução semiautônoma que ele não traz é a função Stop & Go no ACC, que para o carro sozinho quando o veículo à frente para e retoma o movimento quando ele arranca. Não foi dessa vez que um compacto terá isso no Brasil.

O carro também conta em todas versões com os controles de tração e estabilidade. Caso todas essas letras não ajudem o motorista a evitar uma batida, ele e os passageiros serão protegidos por seis airbags. São os dois dianteiros obrigatórios, dois laterais nos bancos dianteiros e os de cortina cobrindo todas as janelas, todos de série em todos os modelos.

Nova central multimídia​

interior_honda_city_sedan_2022-27.jpg

O velocímetro analógico é combinado a uma tela digital
interior_honda_city_sedan_2022-80.jpg

A nova central traz Android Auto e Apple Car Play sem fio
interior_honda_city_sedan_2022-69.jpg

honda_city_hatch-58.jpg

honda_city_hatch-4.jpg

O volante multifuncional traz as principais funções da central e dos assistentes
honda_city_hatch-5.jpg

Os botões giratórios tornam o uso do ar condicionado mais seguro com o carro em movimento
interior_honda_city_sedan_2022-65.jpg

Lembra da antena shark? Ela está aqui
interior_honda_city_sedan_2022-61.jpg

Todas as versões do novo City usam essa roda de 16 polegadas
honda_city_hatch-35.jpg

O banco traseira conta com saídas de ventilação e tomada 12v
honda_city_hatch-9.jpg


Para entrar no novo City não precisa tirar a chave do bolso, ele conta com chave presencial e botão de partida. Dentro do carro a temperatura é escolhida pelo ar-condicionado digital, que usa botões giratórios fáceis de acessar sem desviar o olhar do trânsito.

A central multimídia com tela de 8 polegadas traz Android Auto e Apple Car Play sem fio. Nessa tela é exibida as imagens da câmera de ré que oferece diferentes ângulos. A partir da versão EXL, o painel de instrumentos combina o velocímetro analógico com uma tela digital configurável de 7 polegadas.

A Honda escorrega no final por dois detalhes que já estão se tornando padrão na indústria: o City não traz carregamento por indução ou entradas USB do tipo C. Todas as entradas USB são do padrão antigo e os passageiros do banco traseiro terão que se contentar com a antiga tomada de 12 volts e as saídas de ventilação.

Preços e versões​

interior_honda_city_sedan_2022-28.jpg

O City Touring sedã oferece esse interior claro combinando com três opões de pintura
interior_honda_city_sedan_2022-35.jpg

O tom claro se estende ao console, painel e portas
interior_honda_city_sedan_2022-42.jpg

Os japoneses estão finalmente colocando as bolsas porta-revistas em ambos os assentos
interior_honda_city_sedan_2022-41.jpg

O espaço na traseira é amplo e o banco é confortável
interior_honda_city_sedan_2022-39.jpg

Os novos bancos dianteiros possuem melhor apoio e a estrutura cansa menos em viagens
interior_honda_city_sedan_2022-36.jpg

Faltou o carregador por indução nesse console

O Honda City sedã será oferecido nas versões EX, EXL e Touring. Já na EX ele traz a chave presencial, lanternas com luz de freio em LED, DRL dianteiro em LED, câmera de ré, seis airbags, sensor de pressão dos pneus, central multimídia, faróis de neblina.

O EXL acrescenta bancos em couro, painel digital, lane watch e sensor de estacionamento traseiro. A topo de linha Touring inclui faróis full-LED, sensor de estacionamento dianteiro, o pacote Honda Sensing e acabamento diferenciados nos bancos.

honda_city_hatch-2.jpg

No hatch a versão Touring só usa couro preto
honda_city_hatch-10.jpg

honda_city_hatch-7.jpg

Detalhes claros diferenciam o couro preto do touring do EXL
honda_city_hatch-6.jpg

Os novos bancos cansam menos

O City Touring sedã traz acabamento em cinza claro com as cores Azul Cósmico, Cinza Barium e Branco Topázio perolizado. Com as outras pinturas o interior é preto. O Hatch só conta com o interior preto.

No City Hatch não existe a versão EX, ele já parte da EXL. A única diferença no pacote de equipamentos é a inclusão do Magic Seat e o Lane Watch só existe no Touring com essa carroceria. A cor Cinza Grafeno e o Vermelho Mercúrio são exclusivas do City Hatch.

Depois do City, a próxima novidade nacional da Honda será o novo HR-V. O Boris adianta os destaques dele:


Fotos: Honda | Divulgação


O post apareceu primeiro em .

 
Top