Notícia Gratuidade de IPVA de motos de até 150 cm³ passa em comissão

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (16) projeto que permite reduzir a zero a alíquota do IPVA de motos com motores de até 150cm³. A proposta segue para o Plenário.

O autor da proposta (PRS 3/2019), senador Chico Rodrigues (DEM-RR), afirmou que o texto beneficia sobretudo as classes C, D e E, maiores compradoras desse tipo de veículo. Ele estimou que a redução do preço final das motos de baixa cilindrada pode chegar a R$ 400.

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O relator na , senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), votou pela aprovação do projeto:

“No Brasil, em especial no cenário municipal, sabemos que há grande dificuldade de locomoção em áreas rurais e com dificuldades econômicas. Nessas regiões a motocicleta é veículo de fundamental importância para a locomoção da população e para movimentação da economia.”

O que é o IPVA​


O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo anual de competência dos estados e do Distrito Federal. Calculada sobre o valor de mercado dos automóveis, a taxa que deve ser paga pelos proprietários de veículos representa, em média, 3% do preço do bem.

IPVA 2022 vai ficar mais caro?​


O mercado automotivo brasileiro não para de surpreender em 2021. A crise dos semicondutores junto da inflação e a alta do dólar fez que o preço dos carros novos e usados começassem a crescer mensalmente. Enquanto alguns donos comemoram que o seu usado vale mais, vem dúvida: como ficará o IPVA em 2022?

Como o imposto é cobrado sobre o valor de mercado do veículo, e eles estão subindo, há grandes chances de o .

Para exemplificar, selecionamos o Toyota Corolla XEI 2015, um modelo desejável no mercado de usados. Em janeiro o sedã tinha como preço de tabela o valor de R$ 67.293, agora em setembro o carro vale R$ 78.341. Nesse período o valor do IPVA deverá subir de R$ 2.691,72 para R$ 3.133,64.


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