Notícia Governo do Sergipe abre inscrições para programa CNH gratuita

Apesar de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ser um sonho para muitos brasileiros, ele está distante da realidade da maioria da população, pois o custo do processo é muito alto. Por isso, em 2014 foi criado o projeto CNH Social que fornece a habilitação de forma gratuita e é .

No estado de Sergipe, as inscrições para o Programa Social de Formação de Condutores de Veículos Automotores já estão abertas. Em um primeiro momento, cerca de 1.200 vagas estão sendo disponibilizadas para quem se encontra em situação de vulnerabilidade social.As pessoas selecionadas terão acesso gratuito à CNH nas categorias A ou B, bem como adição das categorias A ou B.

VEJA TAMBÉM:

Como fazer inscrição para CNH Social​


O programa custeia todas as despesas do processo de aquisição da carteira de motorista, desde as aulas teóricas e práticas até os exames médico, teórico e prático. No entanto, existem alguns critérios estabelecidos pelos Detrans de cada estado para que uma pessoa possa ser beneficiada pelo programa.

Para participar do CNH Social de Sergipe, o candidato deve:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Estar em situação de vulnerabilidade social;
  • Estar inscrito no Cadastro Único;
  • Possuir renda familiar de até dois salários mínimos;
  • Saber ler e escrever;
  • Residir em Sergipe há no mínimo dois anos;
  • Não possuir infrações de trânsito graves, gravíssimas ou ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses.

Além disso, como critérios de desempate, há prioridade para mulheres vítimas de violência e agricultores.

As inscrições estão abertas até o dia 25 de outubro e podem ser feitas no feito pelo governo do estado.

Importância da CNH para quem trabalha​


Um dos principais objetivos do programa é facilitar o acesso da população de baixa renda às oportunidades de trabalho. Possuir a Carteira Nacional de Habilitação é uma grande vantagem, já que em muitas vagas a CNH é exigida na contratação.

Para o governador Fábio Mitidieri, “É uma conquista importante, que traz dignidade e ajuda essas pessoas a serem inseridas no mercado de trabalho, pois quem tem uma carteira de habilitação pode ter mais facilmente um emprego”. O líder do executivo estadual ainda reforçou que o plano é ampliar ainda mais o número de beneficiários nas próximas etapas.

 
Top