Após muita negociação com a IG Metall e o Conselho de Trabalhadores, a Volkswagen anunciou seu novo plano para as fábricas alemãs. Em comunicado, o acordo estratégico “Zukunft Volkswagen“, que visa posicionar a empresa para enfrentar os desafios da mobilidade sustentável, irá demitir 35 mil trabalhadores enquanto muda parte de sua produção para o México.
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Até 2030 todos os 35 mil postos de trabalho serão reduzidos no país sede da alemã.
Conforme o comunicado, a decisão da Volkswagen inclui o redimensionamento da capacidade de produção das fábricas alemãs, que será reduzida em 734 mil unidades anuais, e cortes significativos nos custos de mão de obra, estimados em 1,5 bilhão de euros por ano. A reestruturação permitirá economias anuais de até 15 bilhões de euros, que serão reinvestidos em novos produtos e tecnologias.
O plano também envolve a transferência da produção dos modelos Golf e Golf Estate para Puebla, no México, a partir de 2027, enquanto a fábrica principal de Wolfsburg se concentrará na produção de veículos elétricos, como o ID.3, CUPRA Born e o futuro Golf elétrico.
As demissões ocorrerão de maneira “socialmente responsável”, segundo a empresa, em conformidade com negociações realizadas com o sindicato IG Metall e o conselho de trabalhadores. O acordo inclui garantias de estabilidade financeira para os funcionários remanescentes até 2030 e medidas para manter as operações na Alemanha viáveis a longo prazo.
Era o objetivo declarado de todos os parceiros de negociação não encontrar um compromisso de curto prazo, mas desenvolver um acordo fundamental que tenha um efeito financeiramente sustentável e crie perspectivas para nossas fábricas e forças de trabalho.”
Além de Wolfsburg, outras unidades na Alemanha terão suas funções reavaliadas.
Dresden: a produção será encerrada em 2025, e opções para reutilização do local estão sendo exploradas.
Osnabrück: o T-Roc Cabrio será fabricado até 2027, mas o futuro da unidade ainda está indefinido.
Zwickau: permanecerá focada em modelos elétricos como o Audi Q4 e-tron.
Emden e Hannover: continuarão com a produção de veículos elétricos, mas terão custos operacionais ajustados.
O anúncio da Volkswagen vem em meio a uma queda nas vendas e nos lucros do grupo na Europa e na China, o que pressionou a empresa a reduzir custos e aumentar a eficiência. Apesar de protestos e greves de trabalhadores, o plano de reestruturação foi negociado como alternativa ao fechamento de fábricas inteiras.
Apesar de tudo, a Volkswagen afirma que as mudanças são cruciais para alcançar sua meta de se tornar líder em tecnologia no segmento de veículos de volume até 2030.
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Até 2030 todos os 35 mil postos de trabalho serão reduzidos no país sede da alemã.
Conforme o comunicado, a decisão da Volkswagen inclui o redimensionamento da capacidade de produção das fábricas alemãs, que será reduzida em 734 mil unidades anuais, e cortes significativos nos custos de mão de obra, estimados em 1,5 bilhão de euros por ano. A reestruturação permitirá economias anuais de até 15 bilhões de euros, que serão reinvestidos em novos produtos e tecnologias.
O plano também envolve a transferência da produção dos modelos Golf e Golf Estate para Puebla, no México, a partir de 2027, enquanto a fábrica principal de Wolfsburg se concentrará na produção de veículos elétricos, como o ID.3, CUPRA Born e o futuro Golf elétrico.
As demissões ocorrerão de maneira “socialmente responsável”, segundo a empresa, em conformidade com negociações realizadas com o sindicato IG Metall e o conselho de trabalhadores. O acordo inclui garantias de estabilidade financeira para os funcionários remanescentes até 2030 e medidas para manter as operações na Alemanha viáveis a longo prazo.
Gunnar Kilian, diretor de Recursos Humanos da Volkswagen AG, aponta que o acordo tem um “caráter transformador”.
Era o objetivo declarado de todos os parceiros de negociação não encontrar um compromisso de curto prazo, mas desenvolver um acordo fundamental que tenha um efeito financeiramente sustentável e crie perspectivas para nossas fábricas e forças de trabalho.”
Futuro das Fábricas Alemãs
Além de Wolfsburg, outras unidades na Alemanha terão suas funções reavaliadas.
Dresden: a produção será encerrada em 2025, e opções para reutilização do local estão sendo exploradas.
Osnabrück: o T-Roc Cabrio será fabricado até 2027, mas o futuro da unidade ainda está indefinido.
Zwickau: permanecerá focada em modelos elétricos como o Audi Q4 e-tron.
Emden e Hannover: continuarão com a produção de veículos elétricos, mas terão custos operacionais ajustados.
Contexto Econômico da Volkswagen
O anúncio da Volkswagen vem em meio a uma queda nas vendas e nos lucros do grupo na Europa e na China, o que pressionou a empresa a reduzir custos e aumentar a eficiência. Apesar de protestos e greves de trabalhadores, o plano de reestruturação foi negociado como alternativa ao fechamento de fábricas inteiras.
Apesar de tudo, a Volkswagen afirma que as mudanças são cruciais para alcançar sua meta de se tornar líder em tecnologia no segmento de veículos de volume até 2030.