Pesquisadores da Ford e da Universidade estadunidense de Purdue parecem dar um importante passo inicial para tornar simples e rápida a recarga de carros elétricos – que pode demorar até horas atualmente.
O fato é que a parceria trabalha em um novo cabo de estação de carregamento com patente pendente, que poderia combinar com a tecnologia de carregamento de veículos em desenvolvimento.
Chave da velocidade está no superaquecimento
“Hoje, os carregadores são limitados na rapidez com que podem carregar a bateria de um EV devido ao perigo de superaquecimento. Carregar mais rápido requer mais corrente para viajar através do cabo de carregamento ”, disse Michael Degner, líder técnico sênior, da Ford Research and Advanced Engineering, em nota divulgada.
E completa: “Quanto maior a corrente, maior a quantidade de calor que deve ser removida para manter o cabo operacional”.
Foto: Divulgação
Por isso, os pesquisadores da Purdue estão se concentrando em um método alternativo de resfriamento, projetando um cabo de carregamento que pode fornecer um aumento de corrente. O cabo usa líquido como um agente de resfriamento ativo, que pode ajudar a extrair mais calor do cabo, alterando a fase de líquido para vapor – a principal diferença entre esta e a atual tecnologia de resfriamento a líquido no mercado.
Tempo
Esta inovação pode um dia fornecer significativamente mais energia do que os sistemas de hoje para recarregar veículos elétricos, tornando o potencial de tempos de recarga mais rápidos. Em última análise, isso poderia levar a recarregar EVs tão rapidamente quanto abastecimentos convencionais de postos de gasolina – menos de cinco minutos.
O tempo de carregamento de veículos elétricos pode variar amplamente atualmente, de 20 minutos em uma estação a horas em uma estação de carregamento doméstica.
A universidade pretende começar a testar um protótipo de cabo de carregamento nos próximos dois anos.
MAIS NA MOTOR SHOW:
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O fato é que a parceria trabalha em um novo cabo de estação de carregamento com patente pendente, que poderia combinar com a tecnologia de carregamento de veículos em desenvolvimento.
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E completa: “Quanto maior a corrente, maior a quantidade de calor que deve ser removida para manter o cabo operacional”.
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Por isso, os pesquisadores da Purdue estão se concentrando em um método alternativo de resfriamento, projetando um cabo de carregamento que pode fornecer um aumento de corrente. O cabo usa líquido como um agente de resfriamento ativo, que pode ajudar a extrair mais calor do cabo, alterando a fase de líquido para vapor – a principal diferença entre esta e a atual tecnologia de resfriamento a líquido no mercado.
Tempo
Esta inovação pode um dia fornecer significativamente mais energia do que os sistemas de hoje para recarregar veículos elétricos, tornando o potencial de tempos de recarga mais rápidos. Em última análise, isso poderia levar a recarregar EVs tão rapidamente quanto abastecimentos convencionais de postos de gasolina – menos de cinco minutos.
O tempo de carregamento de veículos elétricos pode variar amplamente atualmente, de 20 minutos em uma estação a horas em uma estação de carregamento doméstica.
A universidade pretende começar a testar um protótipo de cabo de carregamento nos próximos dois anos.
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