A Toyota Gazoo Racing – divisão de alta performance da marca – anunciou uma edição de despedida para o seu icônico Supra, a A90 Final Edition, limitada a 300 unidades e com programação de lançamento global. Junto deste comunicado publicado na última quinta-feira (28), a japonesa também apontou que trabalha em um modelo parcialmente atualizado do Supra 3.0.
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Toyota Supra 3.0 (Foto: Toyota | Divulgação)
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Toyota Supra A90 Final Edition (Foto: Toyota | Divulgação)
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Segundo a Toyota, o novo Supra parcialmente atualizado visa proporcionar uma experiência de direção mais integrada para uma alegria de dirigir sem restrições, não apenas nas ruas da cidade, mas também em estradas e circuitos sinuosos. Ele apresenta desempenho de frenagem aprimorado para segurança e proteção, carroceria, suspensão e chassi de maior rigidez, ajuste otimizado e desempenho aerodinâmico aprimorado.
Já o Toyota Supra A90 Final Edition chega como ápice do modelo atual. A edição especial ostenta vários elementos atualizados relacionados à direção, como maior potência no motor, freios mais eficientes, carroceria reforçada, sistema de suspensão KW e pneus de alta aderência. O resultado é um modelo especial, de alto desempenho e alta especificação que foi ajustado de forma otimizada em sincronia com a evolução do Supra.
Mecânica
Freios
Corpo e Suspensão
Pneus e Rodas
Exterior
Interior
Mecânica
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Corpo e Suspensão
Pneus e Rodas
Exterior
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Toyota Supra 3.0 (Foto: Toyota | Divulgação)
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Toyota Supra A90 Final Edition (Foto: Toyota | Divulgação)
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Em 2019, impulsionado pelo forte desejo do presidente Akio Toyoda, também conhecido como Master Driver Morizo, o Supra voltou com tudo após uma ausência de 17 anos. O presidente Toyoda disse em seu lançamento: “Antigamente, passei inúmeras horas dirigindo um antigo Supra em Nürburgring para me tornar um master driver. O Supra é como um velho amigo que ocupa um lugar especial em meu coração. Enquanto outros fabricantes estavam colocando seus lindos novos protótipos que iriam apresentar à prova, eu estava dirigindo um antigo Supra que não estava mais em produção. Então, embora a Toyota não tivesse planos de fazer um novo Supra, assim como muitos outros fãs obstinados do Supra ao redor do mundo, eu secretamente queria fazer isso acontecer. O novo GR Supra nasceu por meio de testes em Nürburgring, e posso dizer honestamente que é um carro divertido de dirigir e melhor do que nunca”, afirmou o ex-presidente da Toyota, Shoichiro Toyoda, durante o retorno do Toyota Supra em 2019 – 17 anos após estar fora do mercado.
Segundo a Toyota, o novo Supra parcialmente atualizado visa proporcionar uma experiência de direção mais integrada para uma alegria de dirigir sem restrições, não apenas nas ruas da cidade, mas também em estradas e circuitos sinuosos. Ele apresenta desempenho de frenagem aprimorado para segurança e proteção, carroceria, suspensão e chassi de maior rigidez, ajuste otimizado e desempenho aerodinâmico aprimorado.
Já o Toyota Supra A90 Final Edition chega como ápice do modelo atual. A edição especial ostenta vários elementos atualizados relacionados à direção, como maior potência no motor, freios mais eficientes, carroceria reforçada, sistema de suspensão KW e pneus de alta aderência. O resultado é um modelo especial, de alto desempenho e alta especificação que foi ajustado de forma otimizada em sincronia com a evolução do Supra.
- Embora a produção do atual Supra esteja programada para terminar com o Supra “A90 Final Edition” como o ápice do modelo, a TGR continuará aprimorando o Supra por meio de atividades de automobilismo.
Toyota Supra A90 Final Edition
Mecânica
- O sistema de admissão foi revisado, e um catalisador de baixa contrapressão foi implementado, reduzindo a perda de pressão. O motor agora entrega 435 cv e 58 kgfm de torque, proporcionando maior aceleração e resposta.
- Uma placa defletora foi adicionada ao cárter de óleo para evitar distribuição irregular durante altas forças g.
- O resfriamento foi aprimorado com um ventilador reforçado, um sub-radiador adicional e a ampliação das aletas de resfriamento no diferencial.
- O controle do diferencial ativo foi ajustado para reduzir subviragem e melhorar o manuseio.
- Um silenciador de titânio Akrapovič foi adotado, oferecendo um som potente do motor.
Freios
- Freios Brembo de 19 polegadas com pastilhas de alto coeficiente de atrito garantem melhor desempenho de frenagem.
- Discos flutuantes perfurados, dianteiros e traseiros, mantêm a eficiência durante condução esportiva.
- Mangueiras de freio de malha de aço inoxidável minimizam a perda de pressão, maximizando o desempenho.
Corpo e Suspensão
- A suspensão KW ajustável, similar à do GR Supra GT4, possui 16 estágios de recuperação e 12 de compressão, com estabilizadores reforçados para performance superior.
- Componentes como buchas reforçadas, juntas esféricas e suportes rígidos melhoram a integração entre carroceria e suspensão, transmitindo informações mais precisas ao motorista.
- Reforços adicionais na estrutura do assoalho e no compartimento de bagagem aumentam a rigidez, aderência e controle.
- A direção elétrica (EPS) foi otimizada para maior precisão e resposta direta.
- Ângulos de cambagem ajustados para maior aderência e estabilidade em curvas.
Pneus e Rodas
- Pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 mais largos (+10%) melhoram a estabilidade e o desempenho em curvas.
- Rodas leves de 19″ (dianteira) e 20″ (traseira) com o logotipo TGR.
Exterior
- O design aerodinâmico foi desenvolvido pela TOYOTA GAZOO Racing Europe, usando túnel de vento para otimizar o equilíbrio, força descendente e redução de arrasto.
- Componentes em fibra de carbono, como spoiler, canards, flap central dianteiro e asa traseira tipo pescoço de cisne, aumentam o desempenho.
- Um duto de capô com inserção removível melhora o resfriamento.
Interior
- Assentos full-bucket “RECARO Podium CF” com revestimento de Alcantara® proporcionam suporte firme e precisão em altas forças g. O banco do motorista em vermelho destaca o cockpit voltado ao condutor.
- Volante, portas, apoio de joelhos, apoio de braço, câmbio e painel central revestidos em Alcantara®.
- Cintos de segurança vermelhos e placas de proteção em fibra de carbono reforçam a exclusividade do modelo.
Esboço do Supra parcialmente atualizado 3.0
Mecânica
- O controle diferencial ativo foi recalibrado para reduzir subviragem em curvas e aprimorar o manuseio.
Freios
- Freios a disco dianteiros Brembo com diâmetro ampliado aumentam a potência de frenagem.
Corpo e Suspensão
- Amortecedores eletrônicos foram ajustados e o estabilizador dianteiro reforçado, melhorando a dirigibilidade.
- Estabilizadores dianteiros e traseiros agora utilizam suportes de alumínio reforçado.
- Buchas de borracha reforçadas nos braços de controle dianteiros e suportes de borracha reforçados no subchassi traseiro aprimoram a integração entre suspensão e carroceria, garantindo maior precisão e resposta.
- A estrutura do suporte inferior do assoalho traseiro foi reforçada, aumentando a rigidez, aderência e controle.
- O controle da direção elétrica (EPS) foi otimizado, resultando em maior precisão e sensação direta ao volante.
- Ângulos de cambagem revisados para melhorar aderência e estabilidade nas curvas.
Pneus e Rodas
- Rodas em preto fosco adicionam um toque de estilo ousado ao design.
Exterior
- Spoiler traseiro de fibra de carbono tipo ducktail, abas de arco de roda dianteiras e protetores de pneus elevados trabalham juntos para equilibrar aerodinâmica, aumentar força descendente e melhorar o contato com a estrada.
Interior
- O assento do motorista combina Alcantara® bordado com o emblema “GR” e couro legítimo, unindo conforto e esportividade.
- Elementos em vermelho, como o anel e a costura no botão de câmbio (em modelos com transmissão manual de seis marchas) e os cintos de segurança, destacam o interior esportivo.