Motor 1.3 firefly supre as necessidades urbanas e tem bons números de consumo
Neste ano o Fiat Cronos emplacou 39.266 unidades acumuladas até novembro de 2024. Estando à frente até do tradicional sedã Toyota Corolla que vendeu 34.113 unidades. Claro que, são propostas diferentes, inclusive, na questão do preço. Sua briga é com o Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S além do Volkswagen Virtus mas tem se reposicionado com preços atrativos o que fez o sedã decolar nas vendas.
O Fiat Cronos foi analisado pela revista Carro na versão 1.3 Precision, a linha tem preços a partir de R$95.990. Mas, o que faz o Fiat Cronos vender tanto?
Motorização
O Fiat Cronos tem disponível quatro versões sendo elas a versão básica Drive 1.0, Drive 1.3, Drive 1.3 AT, e Precision 1.3 AT. Todas as versões utilizam o motor Firefly de 3 cilindros para a versão básica e 4 cilindros para as demais.
Um detalhe semelhante de ambos os motores é a isenção do turbo compressor, assim todos possuem aspiração natural de ar. Para as versões automáticas com o motor 1.3 de 107 cavalos de potência e 13,7 kgfm de torque, é utilizado um câmbio CVT de sete marchas da Aisin.
Interior
No interior do Fiat Cronos podemos destacar a central multimídia o connect de sete polegadas com conexão a Android alto e Apple CarPlay. Botão start stop para acionamento do motor com chave presencial, e volante multifuncional.
Há duas entradas USB tipo a, uma localizada abaixo dos comandos do ar-condicionado, perto da alavanca de câmbio, e a outra fica localizada entre os bancos dianteiros atrás do freio de mão mecânico. Um ponto um detalhe é que, falta um espaço dedicado para que você deixe o seu smartphone enquanto utiliza o veículo.
A depender do tamanho você pode deixá-lo no porta copos dianteiro, porém, se ele já estiver sendo utilizado você terá que deixar o seu celular no bolso ou até no porta-luvas caso queira deixá-lo guardado.
Os bancos são em couro tanto os dianteiros quanto os traseiros e o acabamento do painel é de plástico texturizado.
Assistências ao condutor
No pacote de auxílios ao condutor o Fiat Cronos possui Hill Holder, câmera de ré com linhas dinâmicas e controle de tração e estabilidade.
Consumo
Em nossos testes o sedã apresentou 9,4 km por litro em ciclo urbano, e média de 15,6 km/l em rodovias.
Em uso misto juntando tanto rodovias quanto trechos urbanos a média foi de 11,1 km/l.
Considerações
O motor supre as necessidades urbanas, assim como o que é oferecido no pacote do Fiat Cronos. Para quem deseja investir um pouco menos do que um sedã mais luxuoso, e que não necessite de um motor mais potente, o Cronos pode ser uma boa opção.
The post appeared first on .