A BMW Motorsport criou seu primeiro carro exclusivo, que foi o SUV XM. O plano original era bem diferente, a divisão esportiva da marca bávara queria fazer um esportivo inspirado no M1.
O desenho desse esportivo cancelado foi revelado em um livro lançado pela BMW, que mostra os bastidores da marca. O projeto desse esportivo era chamado de i16 e ele seria o sucessor do i8.
A inspiração no M1 foi forte (Foto: BMW | Divulgação)
Ele seria um supercarro híbrido plug-in com motor de quatro cilindros (Foto: BMW | Divulgação)
VEJA TAMBÉM:
O desenho do BMW i16 foi assinado por Adrian van Hooydonk, o chefe de design que tomou o lugar de Chris Bangle em 2009. Ele já aparentava ser um carro de produção, sem os exageros típicos dos conceitos.
O BMW i16 estava em estágio avançado, com o projeto 95% completo. O lançamento seria em 2022, mas foi adiado para 2024 devido a pandemia do Covid-19.
Esse esportivo seria um sucessor do i8 no conceito mecânico também. O motor seria um quatro cilindros em linha que trabalharia em conjunto com motores elétricos mais potentes num sistema híbrido plug-in. No antecessor era um três cilindros em esquema similar.
O SUV XM foi considerado uma escolha melhor, porém está fracassando no mercado (Foto: BMW | Divulgação)
A decisão em cancelar o i16 a favor de um SUV grande foi puramente financeira. Segundo o , a BMW teria mais facilidade em vender um utilitário com motor V8 nessa faixa de preço que um esportivo com quatro cilindros.
Apesar dessa decisão fazer um sentido racional, o tiro saiu pela culatra. O BMW XM vem sendo um fracasso retumbante: os fãs da divisão M não gostaram do modelo, seu desenho foi criticado, o preço é muito elevado para o que oferece e as vendas estão longe do esperado.
A BMW deverá tirar o XM de linha em 2028, sem deixar um sucessor. Em seu lugar deverá vir um outro SUV elétrico, não existe um esportivo dedicado à vista no futuro da marca.
O desenho desse esportivo cancelado foi revelado em um livro lançado pela BMW, que mostra os bastidores da marca. O projeto desse esportivo era chamado de i16 e ele seria o sucessor do i8.
A inspiração no M1 foi forte (Foto: BMW | Divulgação)
Ele seria um supercarro híbrido plug-in com motor de quatro cilindros (Foto: BMW | Divulgação)
VEJA TAMBÉM:
O desenho do BMW i16 foi assinado por Adrian van Hooydonk, o chefe de design que tomou o lugar de Chris Bangle em 2009. Ele já aparentava ser um carro de produção, sem os exageros típicos dos conceitos.
O BMW i16 estava em estágio avançado, com o projeto 95% completo. O lançamento seria em 2022, mas foi adiado para 2024 devido a pandemia do Covid-19.
Esse esportivo seria um sucessor do i8 no conceito mecânico também. O motor seria um quatro cilindros em linha que trabalharia em conjunto com motores elétricos mais potentes num sistema híbrido plug-in. No antecessor era um três cilindros em esquema similar.
O SUV XM foi considerado uma escolha melhor, porém está fracassando no mercado (Foto: BMW | Divulgação)
A decisão em cancelar o i16 a favor de um SUV grande foi puramente financeira. Segundo o , a BMW teria mais facilidade em vender um utilitário com motor V8 nessa faixa de preço que um esportivo com quatro cilindros.
Apesar dessa decisão fazer um sentido racional, o tiro saiu pela culatra. O BMW XM vem sendo um fracasso retumbante: os fãs da divisão M não gostaram do modelo, seu desenho foi criticado, o preço é muito elevado para o que oferece e as vendas estão longe do esperado.
A BMW deverá tirar o XM de linha em 2028, sem deixar um sucessor. Em seu lugar deverá vir um outro SUV elétrico, não existe um esportivo dedicado à vista no futuro da marca.