Notícia EDDB do Novo Honda City: à prova de motorista distraído

É mais do que recomendável (mas poucos usam…) o freio motor. Ou seja, nas descidas e, principalmente nas mais longas (e quanto mais íngremes, mais importante), usar não apenas o pedal do freio, mas também a alavanca da caixa. Reduzir sempre para uma marcha mais forte (quinta para quarta, ou terceira, por exemplo) no sentido de usar o câmbio para ajudar o sistema de freios. Isto é o “freio motor”.


Uma prática que aumenta a segurança, mas evita também o temido “fading”, um super aquecimento que inutiliza momentaneamente o sistema de freios e já deixou muito motorista apavorado (ou acidentado…) na estrada.

Além disso, o uso do freio motor reduz o desgaste e prolonga a vida útil dos componentes que se desgastam, como pastilhas, lonas discos e tambores.

Este comentário é a propósito de uma interessante tecnologia incorporada ao novo Honda City. O sistema eletrônico EDDB aplica automaticamente o freio motor. Como assim?

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Percebe que o carro está numa descida e que o motorista está acionando o pedal do freio. Nestas condições, o sistema atua sobre o câmbio (automático, do tipo CVT) e vai reduzindo as marchas.

Ou seja, queira o motorista ou não, um sistema eletrônico aciona o freio motor quando necessário.

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