Notícia Dunlop terá pneus para carros elétricos e mais eficientes em 2022

A Sumitomo Rubber Industries, fabricante dos pneus Dunlop e Falken, pretende lançar seus primeiros pneus projetados para veículos elétricos, em abril deste ano, na China, onde o mercado está crescendo em ritmo acelerado.

De acordo com o fabricante, o chamado “Dunlop E.Sport Maxx” está entre os pneus mais eficientes em favorecer um baixo consumo de combustível (eficiência energética) que o Grupo Sumitomo Rubber já desenvolveu.

Além disso, ele também está planejado o lançamento de um novo modelo para a marca Falken, o “e.Ziex”, com previsão para 2023, que será o primeiro pneu para veículos elétricos da marca para o mercado de reposição para a Europa.








Qual a diferença para os modelos habituais?


No desenvolvimento de pneus para veículos elétricos, o grupo focou em buscar o melhor desempenho possível em termos de eficiência energética (baixa resistência ao rolamento) e redução de ruído – já que os elétricos são bem “discretos” em barulho.

A Sumitomo diz que esses veículos exigem pneus com menor resistência ao rolamento para melhorar a autonomia e distância percorrida através da carga das baterias, favorecendo viagens mais distantes com uma única carga.

Ao utilizar tecnologias avançadas de materiais e processos para otimizar os compostos de borracha, a empresa desenvolve pneus que não apenas estão entre sua gama de pneus mais eficientes em consumo energético até o momento, mas também atinge excelentes índices de desempenho em piso molhado e dirigibilidade.

Em relação ao som, como os motores dos veículos elétricos não produzem barulho, costuma-se dizer que o ruído dos pneus e da rodagem pela estrada se tornam muito mais evidentes nesses veículos. No entanto, graças a um componente tecnológico utilizado na fabricação dos pneus o denominado “Silent Core” (esponjas otimizadas para absorção de ruído), os pneus Dunlop E.Sport Maxx proporcionam maior nível de silêncio e conforto na cabine, afirma a empresa.

Os próprios pneus também são mais leves do que os pneus convencionais e, portanto, contribuem para a economia de recursos, bem como para um menor impacto ambiental.

Design

Além do desempenho, a Dunlop também se preocupou em dar aos pneus um visual atraente, utilizando uma técnica de design desenvolvido pela empresa chamada de “Nano Black”, visando tornar as grafias na parede lateral do pneu em tons de preto mais profundos e vívidos.

Os tamanhos do pneu, assim como a disponibilidade para o Brasil não foram divulgados.

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