Tecnologia tem densidade energética de 390 Wh/kg
Fotos: Stellantis/Divulgação
Para tentar frear os chineses, a Stellantis e a Factorial anunciaram uma parceria para desenvolver veículos elétricos com bateria de estado sólido nos Estados Unidos. Ao todo, já foram investidos US$ 75 milhões pelas empresas desde 2021 e o primeiro modelo que receberá essa tecnologia, será o , que tem um sistema com densidade energética de 390 Wh/kg. A novidade será lançada no muscle car até 2026 como uma frota piloto.
Segundo as empresas, essa bateria tem maior densidade de energia, menor peso, melhor desempenho e potencial redução no custo total do veículo ao longo do tempo, em relação às de íons de lítio.
Além disso, a Stellantis comunicou que essa bateria irá equipar modelos da marca que usarem a plataforma multienergia STLA Large, que faz parte do plano de eletrificação Dare Forward 2030.
“Esta frota piloto é um marco importante em nossa parceria com a Factorial”, disse Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer. “Ao integrar a solução inovadora de bateria da Factorial na plataforma STLA Large, validamos seu potencial para aprimorar nossos veículos elétricos, assegurando melhor desempenho, maior autonomia e tempos de carregamento mais rápidos nos próximos ano para nossos clientes.”
“Estamos honrados em fazer parte desta jornada com a Stellantis para acelerar a adoção de veículos elétricos”, disse Siyu Huang, Factorial’s CEO and Co-Founder. “Acreditamos que a tecnologia de estado sólido terá um papel crucial na implementação da próxima geração de EVs com desempenho aprimorado e custos reduzidos.”
The post appeared first on .