Atualmente os carros elétricos e uma parte dos híbridos usam o mesmo tipo de baterias: íons de lítio. Esse tipo de bateria já era usada em celulares, notebooks e outros aparelhos eletroeletrônicos que necessitam de bateria. Uma vantagem desse tipo de bateria é poder ser feita em diversos tamanhos e pode ser compacta.
Com a crescente demanda por carros elétricos pelo mundo e as vendas sempre altas de smartphones e outros aparelhos eletrônicos, veio os aumentos nos preços das matérias primas. Segundo a , o preço das baterias para veículos elétricos cresceu em 2021.
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O lítio usado em baterias automotivas é de um tipo específico e custa cinco vezes mais que o lítio comum (Foto: Shutterstock)
Além do lítio, as baterias usam cobalto, níquel e outros metais. O site apontou que o preço do cobalto duplicou nesse mês de janeiro quando comparado com janeiro de 2021. O níquel ficou 15% mais caro no mesmo período.
Ainda existe o desafio da mineração e refinamento do lítio, como a concentração geográfica desse elemento. Para baterias automotivas é preciso usar um tipo diferente de lítio, que é cinco vezes mais caro que o tradicional que pode ser encontrado no seu smartphone.
Toda essa bola de neve de aumentos serão traduzidos em preços mais caros para os carros elétricos. Alguns fabricantes, como a Toyota, estão desenvolvendo baterias de estado sólido para carros elétricos e híbridos. Esse tipo de bateria é mais leve, não possui risco de incêndio e usa menos metais caros na produção.
O Brasil possui uma solução para carros elétricos sem depender de baterias. O Boris explica:
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Com a crescente demanda por carros elétricos pelo mundo e as vendas sempre altas de smartphones e outros aparelhos eletrônicos, veio os aumentos nos preços das matérias primas. Segundo a , o preço das baterias para veículos elétricos cresceu em 2021.
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Outras matérias-primas encareceram
O lítio usado em baterias automotivas é de um tipo específico e custa cinco vezes mais que o lítio comum (Foto: Shutterstock)
Além do lítio, as baterias usam cobalto, níquel e outros metais. O site apontou que o preço do cobalto duplicou nesse mês de janeiro quando comparado com janeiro de 2021. O níquel ficou 15% mais caro no mesmo período.
Ainda existe o desafio da mineração e refinamento do lítio, como a concentração geográfica desse elemento. Para baterias automotivas é preciso usar um tipo diferente de lítio, que é cinco vezes mais caro que o tradicional que pode ser encontrado no seu smartphone.
Toda essa bola de neve de aumentos serão traduzidos em preços mais caros para os carros elétricos. Alguns fabricantes, como a Toyota, estão desenvolvendo baterias de estado sólido para carros elétricos e híbridos. Esse tipo de bateria é mais leve, não possui risco de incêndio e usa menos metais caros na produção.
O Brasil possui uma solução para carros elétricos sem depender de baterias. O Boris explica:
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