Não falha. Basta sair uma notícia sobre os carros nacionais da Chevrolet que vêm a enxurrada de comentários sobre a correia dentada banhada a óleo e alegações dela tornar o motor descartável. A General Motors confia na tecnologia e alega que ela só gera problemas se for usado o óleo incorreto. Para reforçar isso, ela estendeu a garantia da correia para 240 mil km sem limite de tempo.
A informação foi apurada pela e confirmada pela própria Chevrolet. A nova garantia da correia dentada banhada a óleo é idêntica a sua durabilidade prevista pelo manual e vale para todos os carros feitos a partir de 2020. Antes a cobertura era de três anos ou 100 mil km, o que ocorrer primeiro.
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Para ter essa cobertura o proprietário precisa fazer o básico: seguir o plano de manutenções da marca, realizar as revisões na concessionária e utilizar o óleo lubrificante ACDelco Dexos 1GEN3, que possui a aditivação específica para proteger essa correia.
Essa garantia adicional para a correia dentada banhada a óleo vale para os carros com motor de três cilindros da Chevrolet: Onix, Onix Plus, Tracker e Montana. O resto da gama utiliza correia tradicional ou corrente metálica, que não exige esse cuidado com o lubrificante.
A vantagem desse tipo de correia é roubar menos potência do motor e ser silenciosa (Foto: Continental | Divulgação)
A correia dentada possui duas vantagens quando comparada a tradicional corrente metálica: é mais silenciosa e gera menos perdas mecânicas. Em contrapartida, ela possui uma durabilidade limitada e precisa ser trocada entre 30 e 60 mil km a depender do motor e do uso.
A forma que encontraram de aumentar essa durabilidade da correia dentada foi montá-la dentro do motor e banhá-la com o mesmo óleo lubrificante do motor. Com isso ela pode durar até 240 mil km e ainda houve uma redução maior no ruído e nas perdas mecânicas.
Para ter essa durabilidade é preciso usar um óleo lubrificante que possui aditivação específica para a correia dentada. Sem esse aditivo pode ocorrer um desgaste acentuado do componente, podendo romper e destruir o motor.
Nos carros da Chevrolet o óleo específico é o ACDelco Dexos 1GEN3. Nos carros da Ford é preciso usar um lubrificante que atenda a norma WSS-M2C948-B. Nos Peugeot e Citroën com o 1.2 Puretech é preciso usar um óleo com a certificação PSA B71 2302.
A informação foi apurada pela e confirmada pela própria Chevrolet. A nova garantia da correia dentada banhada a óleo é idêntica a sua durabilidade prevista pelo manual e vale para todos os carros feitos a partir de 2020. Antes a cobertura era de três anos ou 100 mil km, o que ocorrer primeiro.
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Para ter essa cobertura o proprietário precisa fazer o básico: seguir o plano de manutenções da marca, realizar as revisões na concessionária e utilizar o óleo lubrificante ACDelco Dexos 1GEN3, que possui a aditivação específica para proteger essa correia.
Essa garantia adicional para a correia dentada banhada a óleo vale para os carros com motor de três cilindros da Chevrolet: Onix, Onix Plus, Tracker e Montana. O resto da gama utiliza correia tradicional ou corrente metálica, que não exige esse cuidado com o lubrificante.
Correia dentada banhada a óleo exige apenas um cuidado adicional
A vantagem desse tipo de correia é roubar menos potência do motor e ser silenciosa (Foto: Continental | Divulgação)
A correia dentada possui duas vantagens quando comparada a tradicional corrente metálica: é mais silenciosa e gera menos perdas mecânicas. Em contrapartida, ela possui uma durabilidade limitada e precisa ser trocada entre 30 e 60 mil km a depender do motor e do uso.
A forma que encontraram de aumentar essa durabilidade da correia dentada foi montá-la dentro do motor e banhá-la com o mesmo óleo lubrificante do motor. Com isso ela pode durar até 240 mil km e ainda houve uma redução maior no ruído e nas perdas mecânicas.
Para ter essa durabilidade é preciso usar um óleo lubrificante que possui aditivação específica para a correia dentada. Sem esse aditivo pode ocorrer um desgaste acentuado do componente, podendo romper e destruir o motor.
Nos carros da Chevrolet o óleo específico é o ACDelco Dexos 1GEN3. Nos carros da Ford é preciso usar um lubrificante que atenda a norma WSS-M2C948-B. Nos Peugeot e Citroën com o 1.2 Puretech é preciso usar um óleo com a certificação PSA B71 2302.