Já ouvi mais de uma vez o seguinte comentário: “Essas novas tecnologias nem sempre funcionam. Veja só o que aconteceu com o motor Renault: o 2.0 aspirado foi substituído pelo 1.3 turbo no Renault Captur”.
E completam: “sem nenhum resultado prático, pois o consumo dos dois é o mesmo. Ora, o turbinado não tem que aumentar a eficiência, já que aproveita uma energia que era desperdiçada pelo escapamento?”
E o raciocínio leva então à conclusão de o consumo de um motor 1.3 turbo deveria ser menor que o do 2.0 litros aspirado. Mas a conclusão é falha, pois eficiência não se define apenas pelo consumo.
VEJA TAMBÉM:
Digamos que o motor 1.3 turbo tenha um desempenho bem superior ao 2.0 aspirado.
E tem mesmo! Neste caso, se o consumo é o mesmo e o desempenho é superior, é óbvio que o turbinado tem maior eficiência do que o aspirado.
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E completam: “sem nenhum resultado prático, pois o consumo dos dois é o mesmo. Ora, o turbinado não tem que aumentar a eficiência, já que aproveita uma energia que era desperdiçada pelo escapamento?”
E o raciocínio leva então à conclusão de o consumo de um motor 1.3 turbo deveria ser menor que o do 2.0 litros aspirado. Mas a conclusão é falha, pois eficiência não se define apenas pelo consumo.
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Digamos que o motor 1.3 turbo tenha um desempenho bem superior ao 2.0 aspirado.
E tem mesmo! Neste caso, se o consumo é o mesmo e o desempenho é superior, é óbvio que o turbinado tem maior eficiência do que o aspirado.
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