O mercado de crossovers é o mais movimentado, e disso ninguém duvida. Só que, além de novos modelos no segmento, em 2021 tivemos também muitas remodelações, com estreias de novos motores, ou ainda recalibragem de outros propulsores. Nesse ritmo frenético, você sabe qual dos SUVs compactos é o mais potente?
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Separamos os 10 SUVs compactos mais potentes. Consideramos os utilitários esportivos de acordo com as dimensões (que pode ir do Pulse ao Vitara), mas também conforme a faixa de preço (o que inclui os parrudos Duster e Creta). Na lista sempre terá destaque a versão mais potente dentro de cada linha. Não foram considerados motores diesel, elétricos ou marcas premium.
Obviamente, muitas configurações com motor turbo se sobressaem no ranking. Porém, alguns propulsores aspirados velhos de guerra ainda mandam bem quando o assunto é número de potência em cavalo-vapor. Veja os 10 SUVs compactos mais potentes do mercado.
Motor 1.6 turbo do C4 Cactus entrega até 173 cv
O crossover produzido em Porto Real (RJ) é o grande vencedor entre os SUVs compactos mais potentes. – que tem origem em uma parceria entre a antiga PSA Peugeot Citroën e a BMW – se garante no topo com até 173 cv. Problema da Jeep se ainda não lançou o Renegade com motor turbo, não é?
Com etanol, Peugeot 2008 desenvolve 1 cv a menos que o Citroën C4 Cactus
Ué, mas o 2008 THP não usa o mesmo motor do Cactus? Por que está em segundo? O crossover da marca francesa, também feito no sul-fluminense, ficou com o vice entre os SUVs compactos mais potentes por um detalhe: 1 cv a menos na potência com gasolina. Além disso, ele é um pouco mais lento no 0 a 100 km/h, mas a disposição é praticamente a mesma.
HR-V Touring tem a mesma potência dos concorrentes franceses, mas perde em torque
O HR-V fecha o pódio dos SUVs compactos mais potentes na camaradagem. O modelo ganhará nova geração no segundo semestre e a Honda já não informa o preço de sua versão topo de linha em seu site, justamente a mais cara e com motor turbo. De qualquer modo, esse 1.5 vai passar a beber etanol após a renovação e deve ficar um pouco mais potente.
Motor turbo é a grande novidade da linha Captur 2022
A , fruto de uma parceria da aliança formada por Renault, Nissan e Mitsubishi com a Daimler, dona da Mercedes-Benz. O Captur foi o modelo escolhido para estrear o propulsor de até 170 cv e logo foi alçado à galeria dos SUVs compactos mais potentes.
Creta é o SUV compacto com motor de aspiração natural mais potente do listão
O primeiro modelo com motor aspirado a figurar entre os SUVs compactos mais potentes é o do velho 2.0 16V da gama Nu. São 167 cv com etanol, números que garantem um desempenho suficiente para o pesado utilitário esportivo. , mesmo depois da chegada da nova geração, no ano passado.
Na versão Highline, T-Cross vem com motor 1.4 turbo
A . Usa o motor 1.4 da sempre renomada família de propulsores turbo TSI – essa mesma unidade equipa as versões esportivas de Polo e Virtus, além do novato SUV Taos. No caso do T-Cross, garante uma aceleração abaixo dos 9 segundos.
Números do Tiggo 5x são quase iguais aos do T-Cross
Apesar da mesma potência, o modelo da marca sino-brasileira ficou atrás do T-Cross devido ao torque mais baixo. Mesmo assim, o SUV garante presença com seu motor turbo de até 150 cv. Vai mudar este ano, ganhar frente redesenhada, novo acabamento e câmbio CVT com nove marchas virtuais no lugar da caixa automatizada.
Motor 1.4 turbo do Vitara rende 146 cv
Primeiro entre os SUVs compactos mais potentes a ter tração integral, o Vitara é muito admirado pelos fãs de off-road não só pelo DNA da marca japonesa, como também pelo seu motor. O conjunto com o 1.4 com injeção direta ainda garante uma relação peso/potência de 8,0 kg/cv, boa para um utilitário esportivo deste porte.
S-Cross e Vitara compartilham a mesma mecânica
O S-Cross pode até ser taxado de hatch parrudo, mas fato é que tem vão livre do solo, ângulos de ataque e de saída que o credenciam a ser um sport-utility – isso sem falar no 4×4. Usa o mesmíssimo motor do Vitara e só ficou atrás do parente de marca pela relação peso/potência, que aqui é de 8,7 kg/cv, fora a aceleração um pouco mais lenta.
Motor 1.8 aspirado dará lugar ao 1.3 turbo em breve
Olha ele aí! Mesmo prestes a se aposentar, o velho motor 1.8 E.torQ ainda consegue colocar o Renegade entre os SUVs compactos mais potentes. O propulsor gera até 139 cv, mas . Ou seja, na próxima lista, o Renegade provavelmente estará em primeiro lugar.
Fotos: Divulgação
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Separamos os 10 SUVs compactos mais potentes. Consideramos os utilitários esportivos de acordo com as dimensões (que pode ir do Pulse ao Vitara), mas também conforme a faixa de preço (o que inclui os parrudos Duster e Creta). Na lista sempre terá destaque a versão mais potente dentro de cada linha. Não foram considerados motores diesel, elétricos ou marcas premium.
Os 10 SUVs compactos mais potentes do Brasil
Obviamente, muitas configurações com motor turbo se sobressaem no ranking. Porém, alguns propulsores aspirados velhos de guerra ainda mandam bem quando o assunto é número de potência em cavalo-vapor. Veja os 10 SUVs compactos mais potentes do mercado.
1. Citroën C4 Cactus
Motor 1.6 turbo do C4 Cactus entrega até 173 cv
- Motor: 1.6 16V turbo
- Câmbio: automático de seis marchas
- Potência: 173/166 cv a 6.000 rpm
- Torque máximo: 24,5 kgfm a 1.400 rpm
- 0 a 100 km/h: 7,3/7,5 segundos
- Versão mais barata turbo: R$ 135.590 (Shine THP)
O crossover produzido em Porto Real (RJ) é o grande vencedor entre os SUVs compactos mais potentes. – que tem origem em uma parceria entre a antiga PSA Peugeot Citroën e a BMW – se garante no topo com até 173 cv. Problema da Jeep se ainda não lançou o Renegade com motor turbo, não é?
2. Peugeot 2008
Com etanol, Peugeot 2008 desenvolve 1 cv a menos que o Citroën C4 Cactus
- Motor: 1.6 16V turbo
- Câmbio: automático de seis marchas
- Potência: 173/165 cv a 6.000 rpm
- Torque máximo: 24,5 kgfm a 1.400 rpm
- 0 a 100 km/h: 8,1/8,3 segundos
- Versão mais barata turbo: R$ 123.990 (Griffe THP)
Ué, mas o 2008 THP não usa o mesmo motor do Cactus? Por que está em segundo? O crossover da marca francesa, também feito no sul-fluminense, ficou com o vice entre os SUVs compactos mais potentes por um detalhe: 1 cv a menos na potência com gasolina. Além disso, ele é um pouco mais lento no 0 a 100 km/h, mas a disposição é praticamente a mesma.
3. Honda HR-V
HR-V Touring tem a mesma potência dos concorrentes franceses, mas perde em torque
- Motor: 1.5 16V turbo
- Câmbio: automático CVT de sete marchas virtuais
- Potência: 173 cv a 5.500 rpm
- Torque máximo: 22,4 kgfm entre 1.700 e 5.500 rpm
- 0 a 100 km/h: não informado
- Versão mais barata turbo: a Touring saiu do catálogo
O HR-V fecha o pódio dos SUVs compactos mais potentes na camaradagem. O modelo ganhará nova geração no segundo semestre e a Honda já não informa o preço de sua versão topo de linha em seu site, justamente a mais cara e com motor turbo. De qualquer modo, esse 1.5 vai passar a beber etanol após a renovação e deve ficar um pouco mais potente.
4. Renault Captur
Motor turbo é a grande novidade da linha Captur 2022
- Motor: 1.3 16V turbo
- Câmbio: automático CVT de oito marchas virtuais
- Potência: 170/162 cv entre 5.500 e 6.000 rpm
- Torque máximo: 27,5 kgfm entre 1.600 e 3.750 rpm
- 0 a 100 km/h: 9,2 segundos
- Versão mais barata turbo: R$ 133.290 (Zen)
A , fruto de uma parceria da aliança formada por Renault, Nissan e Mitsubishi com a Daimler, dona da Mercedes-Benz. O Captur foi o modelo escolhido para estrear o propulsor de até 170 cv e logo foi alçado à galeria dos SUVs compactos mais potentes.
5. Hyundai Creta
Creta é o SUV compacto com motor de aspiração natural mais potente do listão
- Motor: 2.0 16V
- Câmbio: automático de seis marchas
- Potência: 167/157 cv a 6.200 rpm
- Torque máximo: 20,6/19,2 kgfm a 4.700 rpm
- 0 a 100 km/h: não informado
- Versão mais barata 2.0: R$ 162.690 (Ultimate)
O primeiro modelo com motor aspirado a figurar entre os SUVs compactos mais potentes é o do velho 2.0 16V da gama Nu. São 167 cv com etanol, números que garantem um desempenho suficiente para o pesado utilitário esportivo. , mesmo depois da chegada da nova geração, no ano passado.
6. Volkswagen T-Cross
Na versão Highline, T-Cross vem com motor 1.4 turbo
- Motor: 1.4 16V turbo
- Câmbio: automático de seis marchas
- Potência: 150 cv a 5.000 rpm
- Torque máximo: 25,5 kgfm entre 1.400 e 4.000 rpm
- 0 a 100 km/h: 8,7 segundos
- Versão mais barata turbo: R$ 158.150 (Highline 250 TSI)
A . Usa o motor 1.4 da sempre renomada família de propulsores turbo TSI – essa mesma unidade equipa as versões esportivas de Polo e Virtus, além do novato SUV Taos. No caso do T-Cross, garante uma aceleração abaixo dos 9 segundos.
7. Caoa Chery Tiggo 5x
Números do Tiggo 5x são quase iguais aos do T-Cross
- Motor: 1.5 16V turbo
- Câmbio: automatizado de dupla embreagem e seis marchas
- Potência: 150/147 cv a 5.500 rpm
- Torque máximo: 21,4 kgfm a 4.000 rpm
- 0 a 100 km/h: 11 segundos
- Versão mais barata turbo: R$ 140.990 (RXS)
Apesar da mesma potência, o modelo da marca sino-brasileira ficou atrás do T-Cross devido ao torque mais baixo. Mesmo assim, o SUV garante presença com seu motor turbo de até 150 cv. Vai mudar este ano, ganhar frente redesenhada, novo acabamento e câmbio CVT com nove marchas virtuais no lugar da caixa automatizada.
8. Suzuki Vitara
Motor 1.4 turbo do Vitara rende 146 cv
- Motor: 1.4 16V turbo
- Câmbio: automático de seis marchas
- Potência: 146 cv a 5.500 rpm
- Torque máximo: 23,5 kgfm a 1.700 rpm; tração integral
- 0 a 100 km/h: 9,2 segundos
- Versão mais barata turbo: R$ 162.990 (4Sport)
Primeiro entre os SUVs compactos mais potentes a ter tração integral, o Vitara é muito admirado pelos fãs de off-road não só pelo DNA da marca japonesa, como também pelo seu motor. O conjunto com o 1.4 com injeção direta ainda garante uma relação peso/potência de 8,0 kg/cv, boa para um utilitário esportivo deste porte.
9. Suzuki S-Cross
S-Cross e Vitara compartilham a mesma mecânica
- Motor: 1.4 16V turbo
- Câmbio: automático de seis marchas
- Potência: 146 cv a 5.500 rpm
- Torque máximo: 23,5 kgfm a 1.700 rpm; tração integral
- 0 a 100 km/h: 10,2 segundos
- Versão mais barata turbo: R$ 178.990 (4Stile-S Allgrip)
O S-Cross pode até ser taxado de hatch parrudo, mas fato é que tem vão livre do solo, ângulos de ataque e de saída que o credenciam a ser um sport-utility – isso sem falar no 4×4. Usa o mesmíssimo motor do Vitara e só ficou atrás do parente de marca pela relação peso/potência, que aqui é de 8,7 kg/cv, fora a aceleração um pouco mais lenta.
10. Jeep Renegade
Motor 1.8 aspirado dará lugar ao 1.3 turbo em breve
- Motor: 1.8 16V
- Câmbio: automático de seis marchas
- Potência: 139/135 cv a 5.750 rpm
- Torque máximo: 19,2/18,7 kgfm a 3.750 rpm
- 0 a 100 km/h: 11,1/11,9 segundos
- Versão mais barata 1.8: R$ 96.990 (STD)
Olha ele aí! Mesmo prestes a se aposentar, o velho motor 1.8 E.torQ ainda consegue colocar o Renegade entre os SUVs compactos mais potentes. O propulsor gera até 139 cv, mas . Ou seja, na próxima lista, o Renegade provavelmente estará em primeiro lugar.
Fotos: Divulgação
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