Os dias dos motores a combustão parecem estar realmente contados. O grupo ambiental Transport & Environment (T&E) comprovou em um estudo que a gasolina sintética gera tanta poluição quanto os combustíveis fósseis comuns.
De acordo com a análise, novos testes de emissões mostraram que os carros movidos a combustível sintético (ou e-fuel) emitem praticamente a mesma quantidade de óxido de nitrogêmio (NOx) quanto veículos abastecidos com combustíveis convencional.
Para o teste foram utilizadas três misturas sintéticas em comparação com o combustível E10, composto de 90% gasolina e 10% etanol, presente na maioria das bombas da União Europeia.
Na prática, concluiu-se que um carro rodando com gasolina sintética emite níveis de NOx tóxico na mesma proporção que veículos abastecidos com a gasolina convencional.
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Ademais, a situação piorou quando se constatou que o combustível sintético libera três vezes mais monóxido de carbono e amônia quando comparado ao E10.
Julia Poliscanova, diretora dos setores de veículos e mobilidade elétrica da T&E, declarou que não há muito o que fazer a respeito da queima dos hidrocarbonetos
Há algum tempo a T&E apontou que a implementação do combustível sintético causaria um aumento nos custos, pois sua eficiência energética é inferior quando comparada a energia dos veículos elétricos.
Um suprimento de 10% dos novos carros com e-fuels no lugar de motores elétricos iria necessitar, só na Europa, de 23% a mais de geração de energia.
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De acordo com a análise, novos testes de emissões mostraram que os carros movidos a combustível sintético (ou e-fuel) emitem praticamente a mesma quantidade de óxido de nitrogêmio (NOx) quanto veículos abastecidos com combustíveis convencional.
Para o teste foram utilizadas três misturas sintéticas em comparação com o combustível E10, composto de 90% gasolina e 10% etanol, presente na maioria das bombas da União Europeia.
Na prática, concluiu-se que um carro rodando com gasolina sintética emite níveis de NOx tóxico na mesma proporção que veículos abastecidos com a gasolina convencional.
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Ademais, a situação piorou quando se constatou que o combustível sintético libera três vezes mais monóxido de carbono e amônia quando comparado ao E10.
Combustível sintético é caro e poluente
Julia Poliscanova, diretora dos setores de veículos e mobilidade elétrica da T&E, declarou que não há muito o que fazer a respeito da queima dos hidrocarbonetos
“Enquanto o combustível for queimado em motores, o ar tóxico irá persistir nas nossas cidades. Reguladores que deixarem buracos abertos para e-fuels nos alvos de emissões estão condenando o público para mais décadas de poluição aérea evitáveis.”
Há algum tempo a T&E apontou que a implementação do combustível sintético causaria um aumento nos custos, pois sua eficiência energética é inferior quando comparada a energia dos veículos elétricos.
Um suprimento de 10% dos novos carros com e-fuels no lugar de motores elétricos iria necessitar, só na Europa, de 23% a mais de geração de energia.
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