O fim do ano até deu uma animada no público que tem direito a comprar carros PcD, pois o governo estendeu o teto de R$ 200 mil para a isenção de IPI e o teto para o
“originais”.
Com a loucura nos preços dos automóveis 0 km, as novas regras abriram um pouco mais o restrito leque de opções de carros para PcD até R$ 100 mil. Ainda mais para quem quer ter a (quase) isenção total, ou seja, de IPI + ICMS.
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Aproveitamos para selecionar alguns carros para PcD até R$ 100 mil dentro dessa nova realidade. Coletamos modelos com base no Estado de Minas Gerais, que cobra 12% de ICMS sobre veículos 0 km como a maioria dos estados do país – São Paulo tem alíquota de 14,5%.
Os preços com o benefício que você vê nesta reportagem são estimados e as reduções são calculadas com base nos impostos cobrados, mas podem variar conforme não só o estado, como também a marca e o modelo dos carros PcD até R$ 100 mil.
Linha Yaris sofrerá reestilização em breve
O compacto da Toyota tem aquela famosa reputação mecânica da marca japonesa, um câmbio CVT muito bem resolvido e bom nível de conforto no rodar, a despeito do acabamento fraco. Porém, fique atento que a linha Yaris vai mudar em meados de janeiro, então aproveite para chorar descontos ou bônus.
Versão Drive tem motor 1.3 de até 107 cv
O novato SUV compacto do mercado já chega dentro da faixa de beneficio total de IPI e ICMS. O modelo estreou a boa caixa automática do tipo CVT na linha Fiat, que casa bem com o motor Firefly e entrega um bom consumo pelos padrões do Inmetro. O comportamento dinâmico é que deixa um pouco a desejar no Pulse.
*A Fiat diz que os airbags laterais dianteiros têm dupla função de proteção do tórax e da cabeça dos ocupantes
Assista ao vídeo e conheça o Fiat Pulse em detalhes!
O carro de entrada da Caoa Chery ainda traz câmbio automático de quatro marchas
O menor SUV da Caoa Chery é um dos mais em conta da categoria e também entre os carros para PcD até R$ 100 mil. Oferece boa posição de dirigir, certa dose de conforto, mas não se empolgue com o desempenho, bastante aquém e prejudicado pela caixa de quatro velocidades. A versão Look AT ainda deve ESP e multimídia.
Versão Sport tem motor turbo
A segunda geração do compacto da Hyundai ficou mais equipada na linha 2022 e ainda é dotada do voluntarioso motor turbo tricilíndrico de 120 cv. Também oferece bom custo/benefício e equipamentos diferentes. O comportamento da suspensão ainda deve um acerto menos molenga.
Produção do Onix sofreu diversas paralizações em 2021, gerando filas de espera
O carro mais vendido do país nos últimos tempos teve um ano difícil e vai perder a liderança no acumulado da temporada. Mas com a produção normalizada, é uma ótima pedida de carros para PcD na faixa até R$ 100 mil. A variante LT usa o eficiente motor turbo três-cilindros e o hatch traz equipamentos interessantes.
**A GM não informa por tabela ou no site os preços da linha Onix. O valor é uma média obtida em concessionárias da Grande Belo Horizonte
O Polo 1.6 traz poucos itens de série
Um dos carros para PcD mais baratos desta lista até R$ 100 mil é o Polo nesta configuração com o motor 1.6. Apesar de aspirado, trata-se de um conjunto bastante esperto para a cidade e para a estrada. O hatch compacto ainda se vale de um ótimo comportamento dinâmico, porém, é muito tímido na lista de equipamentos (vem com o básico) e o acabamento interno deixa a desejar para um carro desta categoria.
Na nova geração, Versa manteve conjunto mecânico formado por motor 1.6 e câmbio CVT
O sedã compacto, agora importado do México, melhorou bastante nesta segunda geração. Ficou mais confortável ao volante, oferece bom porta-malas e ainda tem um dos planos de revisões mais em conta do segmento. Contudo, manteve o velho motor 1.6 16V e a caixa CVT sem simulação de marchas.
Destaque no novo Peugeot 208 é o design
O estiloso compacto da marca francesa já tinha sido uma pedida só com o benefício do IPI, mas volta a ser uma opção de carro PcD também nesta lista até R$ 100 mil com previsão de isenção total. Além de bonitão, o carro tem boa dirigibilidade e o I-Cockpit, com painel de instrumentos destacado do volante e boa ergonomia. Porém, o motor é mais do mesmo e a lista de equipamentos é fraca.
Versão de entrada tem cinco lugares
A última minivan brasileira sobrevivente do mercado pode ser boa opção de carro PcD para quem busca mais espaço e conveniência. Apesar de , a Spin oferece conforto para cinco passageiros e um generoso porta-malas. O veterano motor 1.8 Família I e o acabamento é que não animam muito.
Assim como o Polo, sedan Virtus também não é generoso com conteúdo de série
A configuração de entrada do Virtus é a única que fica abaixo da régua de R$ 100 mil. Para quem está a procura de carros PcD com o conforto de um sedã e porta-malas amplo, o modelo da Volkswagen aparece como boa opção. Se beneficia do mesmo bom acerto dinâmico, desempenho e posição de dirigir do Polo, como também padece de uma lista de itens de série mais recheada.
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Com a loucura nos preços dos automóveis 0 km, as novas regras abriram um pouco mais o restrito leque de opções de carros para PcD até R$ 100 mil. Ainda mais para quem quer ter a (quase) isenção total, ou seja, de IPI + ICMS.
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Carros PcD até R$ 100 mil
Aproveitamos para selecionar alguns carros para PcD até R$ 100 mil dentro dessa nova realidade. Coletamos modelos com base no Estado de Minas Gerais, que cobra 12% de ICMS sobre veículos 0 km como a maioria dos estados do país – São Paulo tem alíquota de 14,5%.
Os preços com o benefício que você vê nesta reportagem são estimados e as reduções são calculadas com base nos impostos cobrados, mas podem variar conforme não só o estado, como também a marca e o modelo dos carros PcD até R$ 100 mil.
1. Toyota Yaris XL Plus Connect 1.5
Linha Yaris sofrerá reestilização em breve
- Preço público sugerido: R$ 95.390
- Preço estimado carro PcD: R$ 77.000
- Motor: 1.5 16V de 110/105 cv
- Câmbio: automático do tipo CVT com sete marchas simuladas
- Principais equipamentos: controles de estabilidade, tração e subida, ar-condicionado automático, trio elétrico, central multimídia com tela de 7”, controle de cruzeiro, rodas de liga-leve aro 15” e banco traseiro bipartido
O compacto da Toyota tem aquela famosa reputação mecânica da marca japonesa, um câmbio CVT muito bem resolvido e bom nível de conforto no rodar, a despeito do acabamento fraco. Porém, fique atento que a linha Yaris vai mudar em meados de janeiro, então aproveite para chorar descontos ou bônus.
2. Fiat Pulse Drive 1.3 CVT
Versão Drive tem motor 1.3 de até 107 cv
- Preço público sugerido: R$ 93.990
- Preço estimado carro PcD: R$ 75.500
- Motor: 1.3 16V de 107/98 cv
- Câmbio: automático do tipo CVT com sete marchas simuladas
- Principais equipamentos: quatro airbags*, controles de estabilidade, tração e subida, ar-condicionado automático, trio elétrico, central multimídia com tela de 8,4” com conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sensor de ré, controle de cruzeiro, rodas de liga-leve aro 16” e banco traseiro bipartido
O novato SUV compacto do mercado já chega dentro da faixa de beneficio total de IPI e ICMS. O modelo estreou a boa caixa automática do tipo CVT na linha Fiat, que casa bem com o motor Firefly e entrega um bom consumo pelos padrões do Inmetro. O comportamento dinâmico é que deixa um pouco a desejar no Pulse.
*A Fiat diz que os airbags laterais dianteiros têm dupla função de proteção do tórax e da cabeça dos ocupantes
Assista ao vídeo e conheça o Fiat Pulse em detalhes!
3. Caoa Chery Tiggo 2 Look AT
O carro de entrada da Caoa Chery ainda traz câmbio automático de quatro marchas
- Preço público sugerido: R$ 90.990
- Preço estimado carro PcD: R$ 72.600
- Motor: 1.5 16V de 115/110 cv
- Câmbio: automático de quatro marchas
- Principais equipamentos: câmera e sensor de ré, sensor de pressão dos pneus, ar-condicionado automático, trio elétrico, som com Bluetooth, rodas de liga-leve aro 16” e banco traseiro bipartido
O menor SUV da Caoa Chery é um dos mais em conta da categoria e também entre os carros para PcD até R$ 100 mil. Oferece boa posição de dirigir, certa dose de conforto, mas não se empolgue com o desempenho, bastante aquém e prejudicado pela caixa de quatro velocidades. A versão Look AT ainda deve ESP e multimídia.
4. Hyundai HB20 Sport 1.0 AT
Versão Sport tem motor turbo
- Preço público sugerido: R$ 96.190
- Preço estimado carro PcD: R$ 81.000
- Motor: 1.0 12V turbo de 120 cv
- Câmbio: automático de seis marchas
- Principais equipamentos: quatro airbags, controles de estabilidade, tração e subida, ar-condicionado, trio elétrico, central multimídia com tela de 8”, carregador de smartphone por indução, sensor de ré, chave presencial, controle de cruzeiro, rodas de liga-leve aro 16” e banco traseiro bipartido
A segunda geração do compacto da Hyundai ficou mais equipada na linha 2022 e ainda é dotada do voluntarioso motor turbo tricilíndrico de 120 cv. Também oferece bom custo/benefício e equipamentos diferentes. O comportamento da suspensão ainda deve um acerto menos molenga.
5. Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo
Produção do Onix sofreu diversas paralizações em 2021, gerando filas de espera
- Preço público sugerido: R$ 74.000**
- Preço estimado carro PcD: R$ 60.500
- Motor: 1.0 12V turbo de 120 cv
- Câmbio: automático de seis marchas
- Principais equipamentos: seis airbags, controles de estabilidade, tração e subida, ar-condicionado, trio elétrico, central multimídia com tela de 8”,controle de cruzeiro, rodas de liga-leve aro 15” e banco traseiro bipartido
O carro mais vendido do país nos últimos tempos teve um ano difícil e vai perder a liderança no acumulado da temporada. Mas com a produção normalizada, é uma ótima pedida de carros para PcD na faixa até R$ 100 mil. A variante LT usa o eficiente motor turbo três-cilindros e o hatch traz equipamentos interessantes.
**A GM não informa por tabela ou no site os preços da linha Onix. O valor é uma média obtida em concessionárias da Grande Belo Horizonte
6. Volkswagen Polo 1.6 AT
O Polo 1.6 traz poucos itens de série
- Preço público sugerido: R$ 86.330
- Preço estimado carro PcD: R$ 69.000
- Motor: 1.6 16V de 117/110 cv
- Câmbio: automático de seis marchas
- Principais equipamentos: quatro airbags, controles de estabilidade, tração e subida, ar-condicionado, trio elétrico e controle de cruzeiro
Um dos carros para PcD mais baratos desta lista até R$ 100 mil é o Polo nesta configuração com o motor 1.6. Apesar de aspirado, trata-se de um conjunto bastante esperto para a cidade e para a estrada. O hatch compacto ainda se vale de um ótimo comportamento dinâmico, porém, é muito tímido na lista de equipamentos (vem com o básico) e o acabamento interno deixa a desejar para um carro desta categoria.
7. Nissan Versa Sense CVT
Na nova geração, Versa manteve conjunto mecânico formado por motor 1.6 e câmbio CVT
- Preço público sugerido: R$ 98.990
- Preço estimado carro PcD: R$ 80.000
- Motor: 1.6 16V de 114 cv
- Câmbio: automático do tipo CVT
- Principais equipamentos: seis airbags, controles de estabilidade, tração e subida, ar-condicionado, trio elétrico, chave presencial, sensor de ré, som com Bluetooth, controle de cruzeiro e banco traseiro bipartido
O sedã compacto, agora importado do México, melhorou bastante nesta segunda geração. Ficou mais confortável ao volante, oferece bom porta-malas e ainda tem um dos planos de revisões mais em conta do segmento. Contudo, manteve o velho motor 1.6 16V e a caixa CVT sem simulação de marchas.
8. Peugeot 208 Active
Destaque no novo Peugeot 208 é o design
- Preço público sugerido: R$ 92.990
- Preço estimado carro PcD: R$ 74.500
- Motor: 1.6 16V de 118/115 cv
- Câmbio: automático de seis marchas
- Principais equipamentos: quatro airbags, controles de estabilidade, tração e subida, ar-condicionado, central multimídia com tela de 7”, trio elétrico, rodas de liga leve aro 16”, controle de cruzeiro e banco traseiro bipartido
O estiloso compacto da marca francesa já tinha sido uma pedida só com o benefício do IPI, mas volta a ser uma opção de carro PcD também nesta lista até R$ 100 mil com previsão de isenção total. Além de bonitão, o carro tem boa dirigibilidade e o I-Cockpit, com painel de instrumentos destacado do volante e boa ergonomia. Porém, o motor é mais do mesmo e a lista de equipamentos é fraca.
9. Chevrolet Spin LS AT
Versão de entrada tem cinco lugares
- Preço público sugerido: R$ 97.340
- Preço estimado carro PcD: R$ 78.300
- Motor: 1.8 8V de 111/106 cv
- Câmbio: automático de seis marchas
- Principais equipamentos: controles de estabilidade, tração e subida, ar-condicionado, vidros e travas elétricos, chave tipo canivete e banco traseiro bipartido
A última minivan brasileira sobrevivente do mercado pode ser boa opção de carro PcD para quem busca mais espaço e conveniência. Apesar de , a Spin oferece conforto para cinco passageiros e um generoso porta-malas. O veterano motor 1.8 Família I e o acabamento é que não animam muito.
10. Volkswagen Virtus 1.6
Assim como o Polo, sedan Virtus também não é generoso com conteúdo de série
- Preço público sugerido: R$ 99.850
- Preço estimado carro PcD: R$ 80.500
- Motor: 1.6 16V de 117/110 cv
- Câmbio: automático de seis marchas
- Principais equipamentos: quatro airbags, controles de estabilidade, tração e subida, ar-condicionado, trio elétrico e controle de cruzeiro
A configuração de entrada do Virtus é a única que fica abaixo da régua de R$ 100 mil. Para quem está a procura de carros PcD com o conforto de um sedã e porta-malas amplo, o modelo da Volkswagen aparece como boa opção. Se beneficia do mesmo bom acerto dinâmico, desempenho e posição de dirigir do Polo, como também padece de uma lista de itens de série mais recheada.
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