Notícia Carros nacionais pioneiros: conheça o primeiro veículo de 10 fabricantes

Você curte carros nacionais? Sabe quais foram os pioneiros de cada fabricante? Não? Então, vai gostar do listão de hoje: enumerados os primeiros veículos produzidos localmente pelas 10 multinacionais mais antigas ainda em atividade no Brasil.

VEJA TAMBÉM:

Os primeiros carros nacionais de 10 fabricantes​


Marcas que foram extintas ao longo dos anos não foram incluídas, uma vez que já tiveram a história relembrada recentemente pelo AutoPapo. . Explicados os critérios, eis o listão!

1. Volkswagen​

unidades da kombi mantidas no acervo de carros antigos nacionais da volkswagen

Volkswagen nacionalizou a Kombi antes do Fusca

Muita gente acha que o primeiro dos carros nacionais da Volkswagen foi o Fusca, mas isso não é verdade. Esse modelo só ganhou produção brasileira em janeiro de 1957, enquanto a fabricação da Kombi começou em setembro de 1957. Os dois veículos compartilhavam o motor e uma série de peças e deram origem à história da marca alemã no país.

2. Chevrolet​

marcas-carros-antigos-chevrolet-3100.jpg

Picape 3.100 é o primeiro produto nacional da Chevrolet, em 1958
chevrolet-opala-1969-cinza-de-frente.jpg

Uma década depois, veio o Opala

A GM, detentora da marca Chevrolet, começou a montar veículos no país em 1925. Porém, a operação industrial consistia apenas na montagem dos componentes, que vinham todos do exterior. Só em 1958 a multinacional começou a fabricar, de fato, por aqui, com autopeças locais: a pioneira foi a picape 3100, logo apelidada de “Brasil” devido à origem nacional. .

3. Toyota​

toyota-bandeirante-pick-up-cabine-simples-lateral.jpg

Toyota também iniciou as atividades no país produzindo utilitários
toyota-corolla-1999-cinza-de-frente.jpg

Corolla tornou-se nacional em 1998

Embora a Toyota já operasse no Brasil desde 1958, quando começou a montar veículos com peças vindas do exterior, em um esquema conhecido como CKD (Completely Knocked Down), a produção, de fato, nacional, data de 1962, com a linha Bandeirante. Os utilitários seguiram em fabricação por quase 40 anos, até 2001. Em 1998, a marca japonesa nacionalizou o primeiro carro de passeio: o sedã Corolla.

4. Fiat​

fiat 147

Hatch 147 marcou o início das operações locais da Fiat, em 1976

A história da Fiat no Brasil começa em 1976, com o lançamento do 147. Moderno, foi o primeiro entre os carros nacionais com motor transversal e capaz de funcionar com etanol. Ao longo dos anos, o modelo deu origem a uma família, que incluía o sedã Oggi, a perua Panorama e os utilitários Fiorino Pick-Up e Furgão. O hatch saiu de linha em 1986, quando já convivia com o sucessor Uno.

Boris Feldman dirige Fiat 147 a álcool: assista ao vídeo!

5. Honda​

honda civic lx 1997 prata de frente

Civic foi o primeiro carro nacional da Honda

Enquanto a produção de motocicletas Honda no Brasil começou em 1976, os primeiros carros nacionais da marca surgiram mais de duas décadas depois, em 1997. O primeiro automóvel produzido por lá foi o Civic. Em 2003, o sedã passou a dividir espaço na fábrica com o compacto Fit.

6. Renault​

renaullt scenic 1998 de frente

Em 1999, a Renault começou a produzir o Scénic localmente

Em março de 1999, chegava ao mercado o primeiro dos carros nacionais da Renault: o Scénic. Baseado na gama Mégane, o modelo trazia uma novidade para o mercado da época: a carroceria monovolume. Em novembro daquele mesmo ano, o leque de produtos locais da marca francesa crescia com o hatch Clio.

7. Peugeot e Citroën​

peugeot-206-vermelho-frente.jpg

Grupo PSA iniciou a produção no Brasil com o Peugeot 206
citroen_xsara_picasso_2002.jpg

E também com o Xsara Picasso

A produção de veículos das francesas Peugeot e Citroën, então integrantes do Grupo PSA, no Brasil começou em fevereiro de 2001. A primeira optou pela nacionalização do hatch 206, enquanto a segunda iniciou as operações com o monovolume Xsara Picasso. Na sequência, veio o hatch C3, cerca de dois anos depois.

8. Nissan​

nissan-frontier-2003-azul-de-frente.jpg

Frontier começou a ser produzida no Paraná em 2002
Nissan_New_March_Conforto_29-1-1687x1200.jpg

Enquanto o March marcou as operações da fábrica própria da Nissan, no Estado do Rio

O primeiro veículo nacional da Nissan foi a Frontier. Isso ocorreu em 2002, quando a marca japonesa não tinha fábrica própria no país: o jeito foi recorrer à unidade industrial da Renault, no Paraná, com a qual a marca japonesa forma uma aliança global. De lá, ainda saíram modelos como X-Terra, em 2003, e Livina, em 2009. Inaugurada em 2014, a planta própria, no Estado do Rio de Janeiro, passou a produzir March e Versa.

9. Mitsubishi e Suzuki (Souza Ramos)​

mitsubishi-l200-primeiro-veiculo-produzido-na-fabrica-brasileira-de-catalao.jpg

L200 foi o primeiro produto brasileiro da Mitsubishi
suzuki-jimny-2018-7.jpg

Por sua vez, Jimny foi o pioneiro da Suzuki

O caso da fabricação dos veículos Mitsubishi e Suzuki no Brasil é peculiar. Ambas as marcas são representadas pelo Grupo Souza Ramos, que opera, desde 1998, uma fábrica em Goiás. A unidade trabalha com nacionalização de determinados componentes, embora ainda dependa de importação de itens mais complexos. A picape L200 foi a primeira a sair das linhas de produção. Em 2013, foi a vez do jipinho Jimny.

10. Hyundai​

hyundai hb20

Hyundai desenvolveu o HB20 para o mercado brasileiro

Como fabricante propriamente dita, a Hyundai começou a operar no Brasil em novembro 2012, quando inaugurou uma fábrica própria. Até hoje, a unidade é responsável pelo fornecimento da gama HB20, desenvolvida especificamente para o país, e do Creta. Porém, em 2007, os caminhões HR e o SUV Tucson começaram a ser montados por aqui, com componentes majoritariamente importados, pelo Grupo Caoa.

Bônus: Ford​

ford-f100-saia-e-blusa.jpg

Operações da Ford no país começaram com a F100
ford-galaxie-1444x1200.jpg

Já o Galaxie foi o primeiro carro de passeio da marca

Como fabricante de automóveis, a trajetória da Ford no Brasil terminou em janeiro último, com o fechamento das fábricas de Taubaté (SP) e Camaçari (BA). Porém, como segue atuando no mercado como importadora, vale lembrar quais foram os primeiros carros nacionais da marca. A picape F-100 foi a pioneira: em 1958, passou a ter a maioria dos componentes fabricados no país. Em 1967, chegou o Galaxie, o primeiro carro de passeio.

Fotos: Divulgação

O post apareceu primeiro em .

 
Top