Todo fim e início de ano é aquela preocupação com os impostos. O IPVA é um fantasma para muitos motoristas, mas carros com 20 anos, ou mais, de idade já não pagam mais o tributo em São Paulo, mas vale lembrar que, em outros estados, os veículos ficam isentos a partir de 15 anos.
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Se você está de olho em um usado e não está afim de gastar grana com o imposto, selecionamos modelos 2000/2001 que podem agradar. Porém, como todo usado, é preciso estar atento ao histórico de manutenção do automóvel, ao estado de conservação e verificar se não há multas – mesmo IPVA – pendentes.
Os preços são médias de valores coletados na penúltima semana de novembro de 2021 no site da KBB Brasil. Confira então 10 carros que ficaram isentos de IPVA em 2021.
Gol G3 é, na verdade, uma reestilização do G2
O Gol já era líder absoluto do mercado brasileiro há alguns anos nessa época, e por isso mesmo há muitas ofertas de modelos 2001. Chamado de G3, o hatch compacto, na verdade, era uma remodelação feita em 1999 em cima do carro de segunda geração (o Bolinha).
O motor 1.0 8V pode parecer fraco, mas dá conta do recado na cidade, mas há opções 1.6 por R$ 5 mil a mais, em média. De qualquer forma, o Gol sempre é sinônimo de mecânica robusta e simples, o que o torna um carro fácil de vender no mercado de usados, seja qual ano for. Só mesmo as versões 1.0 16V tendem a desvalorizar um pouco mais.
Sétima geração do Honda Civic em nível global é a segunda fabricada no Brasil
A segunda geração do Honda Civic nacional – e a sétima mundial – é sempre uma boa pedida de usado, ainda mais dentro do grupo de carros isentos de IPVA. O sedã médio, naquela época, já se destacava pelo bom desempenho, baixo consumo de combustível, conforto a bordo e a fama de carro inquebrável.
O desempenho do motor 1.7 (seja de 115 ou 130 cv) não vai eriçar seus pêlos, mas é bastante competente. Outro ponto positivo no Civic é que, mesmo os exemplares com duas décadas de uso, em geral, são bem cuidados e conservados
Silverado não fez tanto sucesso quanto a antecessora D20
A picape da GM tem uma história curiosa no Brasil. Em 1997, a Chevrolet começou a importá-la da Argentina, para afagar os corações aflitos dos picapeiros, que não tinham mais a D20 para curtir.
Em 2000, começou a ser produzida no Brasil com o voluntarioso motor turbodiesel MWM de seis cilindros em linha e 168 cv. O modelo até passou a se chamar “Silverado D20”. Mas a fabricação nacional acabou rapidamente, em 2001, justamente o ano em que o credencia a ser um dos carros isentos de IPVA.
Perua da Fiat criou um segmento
Queiram ou não, a Palio Adventure foi o primeiro crossover nacional, ao mesclar a conveniência da carroceria station-wagon com suspensão reforçada, pneus de uso misto e visual jipeiro para ser uma espécie de off-road light. Fez tanto sucesso que ditou tendências e inaugurou a subcategoria “aventureiro”.
A Adventure foi lançada em 1999 em cima da Weekend, a perua derivada do hatch Palio de primeira geração. Tem 4 cm a mais de distância do solo do que as demais station-wagons da linha, bom para a buraqueira da cidade. O motor entrega desempenho razoável e não tem consumo exagerado.
Alfa Romeo 156 é bonito e bom de dirigir
É isso mesmo, o belíssimo 156 é um dos carros isentos de IPVA. Estiloso por dentro e por fora, carrega o motor quatro cilindros da linha Twin Spark, com comando duplo de válvulas e um desempenho condizente com a sua proposta. Para quem é fã de peruas, o 156 ainda teve a linda variante Sportwagon vendida por aqui.
Mas, como disse Josias Silveira (grande e querido jornalista automotivo que nos deixou recentemente) em uma conversa com este escriba, Alfa funciona quando quer: “vai ter dia que ele não vai pegar de jeito nenhum e você tem de lidar com isso”. Ironias à parte, é preciso ter em mente que é um carro que requer cuidados e cujas peças são caras e difíceis de achar. Mas a beleza compensa…
Primeiro Corolla nacional ainda é valorizado
Corolla já é um automóvel confiável e bem valorizado em qualquer geração, imagine sendo um dos carros isentos de IPVA? Pois é, 2001 foi o último ano de produção desta primeira geração do sedã médio feita em Indaiatuba (SP) – e a oitava mundial -, e desde então o modelo carrega suas virtudes.
Sempre reverenciado pela reputação mecânica, conforto e confiabilidade, o Corolla, assim como o arquirrival Civic, é muito bem valorizado (e procurado) no mercado de usados. Tem desempenho apenas satisfatório, mas já era bem equipado para a época e econômico em relação a muitos rivais da categoria.
7. Ford Ka
Design criativo e porte compacto caracterizam o Ka de primeira geração
O primeiro Kazinho foi um carro muito legal. Com suas dimensões enxutas, é fácil de estacionar e vai grudado no chão em qualquer curva ou na estrada em velocidades maiores. O motor Zetec Rocam, apesar de 1.0, oferecia desempenho mais interessante que a maioria dos carros “mil” da época.
Só não esqueça que este Ka é um dos carros isentos de IPVA, mas é um subcompacto, com pouco espaço interno, duas portas e porta-malas mínimo.
A3 teve diferentes opções de motorização
O primeiro Audi A3 produzido no Brasil data dos anos 1990 e na época virou sinônimo de carro de “executivos do novo milênio”. Afinal, o hatch entregava status de marca premium, boa dose de requinte e desempenho arrojado por um preço mais em conta que a maioria dos modelos de entrada da Mercedes e da BMW.
O A3 nacional foi produzido sobre a mesma plataforma do Volkswagen Golf IV em São José dos Pinhais (PR) e é uma boa opção entre os carros isentos de IPVA. Ainda mais com o motor 1.8 com cinco válvulas por cilindro, que entrega 125 cv quando aspirado.
Com turbo, os 150 cv sobram para o hatch, que tem dinâmica apurada e ótimo acerto de suspensão. Os de 180 cv são mais raros e, consequentemente, mais caros. Por ser um carro com apelo no desempenho, merece atenção redobrada antes da compra.
O Fiat Brava é um hatch bem-construído: versões 1.6 não têm manutenção complexa
A Fiat sempre teve problemas em vender carros médios e mais caros. Com o Brava não foi diferente. Uma pena, porque era um carro bastante correto e bem construído para a época. O hatch chegou para substituir o Tipo e foi produzido no Brasil entre os anos 1990 e início dos anos 2000.
O modelo oferece conforto no rodar e o motor 1.6 16V garante um desempenho condizente, apesar da pouca força em baixas rotações. O câmbio é que tem curso longo e engates pouco precisos. No mais, o Brava é relativamente equipado, oferece bom espaço interno e acerto dinâmico eficiente.
Astra fez sucesso no mercado brasileiro
Outro hatch médio entre os carros isentos de IPVA, só que com uma história de maior sucesso. O Astra foi um dos modelos mais duradouros e bem sucedidos de sua categoria, graças à força da marca Chevrolet (com sua enorme rede de revendas) e também ao seu projeto de origem Opel.
O primeiro Astra brasileiro conseguiu incomodar seus rivais Ford Focus e VW Golf com um custo/benefício mais atraente. O motor 2.0 garante boas arrancadas e o acerto da carroceria resulta em um carro equilibrado em curvas e altas velocidades.
Comprou um carro usado e foi enganado? Faça valer seus direitos! Assista ao vídeo com as dicas do Boris Feldman!
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Se você está de olho em um usado e não está afim de gastar grana com o imposto, selecionamos modelos 2000/2001 que podem agradar. Porém, como todo usado, é preciso estar atento ao histórico de manutenção do automóvel, ao estado de conservação e verificar se não há multas – mesmo IPVA – pendentes.
10 carros isentos de IPVA em 2021
Os preços são médias de valores coletados na penúltima semana de novembro de 2021 no site da KBB Brasil. Confira então 10 carros que ficaram isentos de IPVA em 2021.
1. Volkswagen Gol
Gol G3 é, na verdade, uma reestilização do G2
- Motor: 1.0 8V de 61 cv
- Preços: entre R$ 10 mil e R$ 18 mil
- Prós: robustez e manutenção simples
- Contras: posição de dirigir e acabamento
- Versões legais: Power e Série Ouro
- Atenção: ruídos no câmbio e 1.0 16V tem manutenção mais cara
O Gol já era líder absoluto do mercado brasileiro há alguns anos nessa época, e por isso mesmo há muitas ofertas de modelos 2001. Chamado de G3, o hatch compacto, na verdade, era uma remodelação feita em 1999 em cima do carro de segunda geração (o Bolinha).
O motor 1.0 8V pode parecer fraco, mas dá conta do recado na cidade, mas há opções 1.6 por R$ 5 mil a mais, em média. De qualquer forma, o Gol sempre é sinônimo de mecânica robusta e simples, o que o torna um carro fácil de vender no mercado de usados, seja qual ano for. Só mesmo as versões 1.0 16V tendem a desvalorizar um pouco mais.
2. Honda Civic
Sétima geração do Honda Civic em nível global é a segunda fabricada no Brasil
- Motor: 1.7 16V de 115 cv ou 130 cv
- Preços: entre R$ 19 mil e R$ 28 mil
- Prós: conforto, estabilidade e confiabilidade mecânica
- Contras: comportamento dinâmico
- Versões legais: LX e EX
- Atenção: ruídos na suspensão e folgas na direção
A segunda geração do Honda Civic nacional – e a sétima mundial – é sempre uma boa pedida de usado, ainda mais dentro do grupo de carros isentos de IPVA. O sedã médio, naquela época, já se destacava pelo bom desempenho, baixo consumo de combustível, conforto a bordo e a fama de carro inquebrável.
O desempenho do motor 1.7 (seja de 115 ou 130 cv) não vai eriçar seus pêlos, mas é bastante competente. Outro ponto positivo no Civic é que, mesmo os exemplares com duas décadas de uso, em geral, são bem cuidados e conservados
3. Chevrolet Silverado
Silverado não fez tanto sucesso quanto a antecessora D20
- Motor: 4.2 18V turbodiesel de 168 cv
- Preços: entre R$ 70 mil e R$ 130 mil
- Prós: desempenho, capacidade de carga e off-road e espaço interno
- Contras: custo de manutenção e dificuldade de peças
- Atenção: motor de arranque e vazamento de óleo
A picape da GM tem uma história curiosa no Brasil. Em 1997, a Chevrolet começou a importá-la da Argentina, para afagar os corações aflitos dos picapeiros, que não tinham mais a D20 para curtir.
Em 2000, começou a ser produzida no Brasil com o voluntarioso motor turbodiesel MWM de seis cilindros em linha e 168 cv. O modelo até passou a se chamar “Silverado D20”. Mas a fabricação nacional acabou rapidamente, em 2001, justamente o ano em que o credencia a ser um dos carros isentos de IPVA.
4. Fiat Palio Adventure
Perua da Fiat criou um segmento
- Motor: 1.6 8V de 92 cv
- Preços: entre R$ 15 mil e R$ 20 mil
- Prós: robustez, ergonomia e desempenho em alta
- Contras: consumo e pouca força em baixa
- Atenção: desgaste acentuado dos freios e ruídos da suspensão
Queiram ou não, a Palio Adventure foi o primeiro crossover nacional, ao mesclar a conveniência da carroceria station-wagon com suspensão reforçada, pneus de uso misto e visual jipeiro para ser uma espécie de off-road light. Fez tanto sucesso que ditou tendências e inaugurou a subcategoria “aventureiro”.
A Adventure foi lançada em 1999 em cima da Weekend, a perua derivada do hatch Palio de primeira geração. Tem 4 cm a mais de distância do solo do que as demais station-wagons da linha, bom para a buraqueira da cidade. O motor entrega desempenho razoável e não tem consumo exagerado.
5. Alfa Romeo 156
Alfa Romeo 156 é bonito e bom de dirigir
- Motor: 2.0 16V de 155 cv
- Preços: entre R$ 46 mil e R$ 80 mil
- Prós: conforto, acabamento interno e desempenho
- Contras: manutenção cara e complicada
- Atenção: ignição, eletrônica e suspensão
É isso mesmo, o belíssimo 156 é um dos carros isentos de IPVA. Estiloso por dentro e por fora, carrega o motor quatro cilindros da linha Twin Spark, com comando duplo de válvulas e um desempenho condizente com a sua proposta. Para quem é fã de peruas, o 156 ainda teve a linda variante Sportwagon vendida por aqui.
Mas, como disse Josias Silveira (grande e querido jornalista automotivo que nos deixou recentemente) em uma conversa com este escriba, Alfa funciona quando quer: “vai ter dia que ele não vai pegar de jeito nenhum e você tem de lidar com isso”. Ironias à parte, é preciso ter em mente que é um carro que requer cuidados e cujas peças são caras e difíceis de achar. Mas a beleza compensa…
6. Toyota Corolla
Primeiro Corolla nacional ainda é valorizado
- Motor: 1.8 16V de 116 cv
- Preços: entre R$ 19 mil e R$ 26 mil
- Prós: conforto, posição de dirigir e estabilidade
- Contras: desempenho e acabamento interno
- Versões legais: XEI e SE-G
- Atenção: ruídos nos freios e problemas no virabrequim
Corolla já é um automóvel confiável e bem valorizado em qualquer geração, imagine sendo um dos carros isentos de IPVA? Pois é, 2001 foi o último ano de produção desta primeira geração do sedã médio feita em Indaiatuba (SP) – e a oitava mundial -, e desde então o modelo carrega suas virtudes.
Sempre reverenciado pela reputação mecânica, conforto e confiabilidade, o Corolla, assim como o arquirrival Civic, é muito bem valorizado (e procurado) no mercado de usados. Tem desempenho apenas satisfatório, mas já era bem equipado para a época e econômico em relação a muitos rivais da categoria.
7. Ford Ka
Design criativo e porte compacto caracterizam o Ka de primeira geração
- Motor: 1.0 8V de 65 cv
- Preços: entre R$ 9 mil e R$ 13 mil
- Prós: dirigibilidade, comportamento dinâmico e estabilidade
- Contras: espaço e acabamento interno
- Versões legais: GL
- Atenção: sistema de arrefecimento e falhas na aceleração
O primeiro Kazinho foi um carro muito legal. Com suas dimensões enxutas, é fácil de estacionar e vai grudado no chão em qualquer curva ou na estrada em velocidades maiores. O motor Zetec Rocam, apesar de 1.0, oferecia desempenho mais interessante que a maioria dos carros “mil” da época.
Só não esqueça que este Ka é um dos carros isentos de IPVA, mas é um subcompacto, com pouco espaço interno, duas portas e porta-malas mínimo.
8. Audi A3
A3 teve diferentes opções de motorização
- Motor: 1.8 20V aspirado de 125 cv ou turbo de 150 cv
- Preços: entre R$ 38 mil e R$ 50 mil
- Prós: desempenho, acerto dinâmico e conforto
- Contras: manutenção cara e consumo
- Atenção: motor de arranque e parte elétrica
O primeiro Audi A3 produzido no Brasil data dos anos 1990 e na época virou sinônimo de carro de “executivos do novo milênio”. Afinal, o hatch entregava status de marca premium, boa dose de requinte e desempenho arrojado por um preço mais em conta que a maioria dos modelos de entrada da Mercedes e da BMW.
O A3 nacional foi produzido sobre a mesma plataforma do Volkswagen Golf IV em São José dos Pinhais (PR) e é uma boa opção entre os carros isentos de IPVA. Ainda mais com o motor 1.8 com cinco válvulas por cilindro, que entrega 125 cv quando aspirado.
Com turbo, os 150 cv sobram para o hatch, que tem dinâmica apurada e ótimo acerto de suspensão. Os de 180 cv são mais raros e, consequentemente, mais caros. Por ser um carro com apelo no desempenho, merece atenção redobrada antes da compra.
9. Fiat Brava
O Fiat Brava é um hatch bem-construído: versões 1.6 não têm manutenção complexa
- Motor: 1.6 16V de 106 cv
- Preços: entre R$ 8 mil e R$ 16 mil
- Prós: posição de dirigir, conforto e acerto dinâmico
- Contras: calibragem da suspensão e câmbio esponjoso
- Versões legais: SX e ELX
- Atenção: bomba de combustível e bobina
A Fiat sempre teve problemas em vender carros médios e mais caros. Com o Brava não foi diferente. Uma pena, porque era um carro bastante correto e bem construído para a época. O hatch chegou para substituir o Tipo e foi produzido no Brasil entre os anos 1990 e início dos anos 2000.
O modelo oferece conforto no rodar e o motor 1.6 16V garante um desempenho condizente, apesar da pouca força em baixas rotações. O câmbio é que tem curso longo e engates pouco precisos. No mais, o Brava é relativamente equipado, oferece bom espaço interno e acerto dinâmico eficiente.
10. Chevrolet Astra
Astra fez sucesso no mercado brasileiro
- Motor: 2.0 8V de 110 cv
- Preços: entre R$ 16 mil e R$ 28 mil
- Prós: desempenho, acerto dinâmico e dirigibilidade
- Contras: consumo e acabamento interno
- Versões legais: GLS
- Atenção: tampa do comando de válvulas e suspensão
Outro hatch médio entre os carros isentos de IPVA, só que com uma história de maior sucesso. O Astra foi um dos modelos mais duradouros e bem sucedidos de sua categoria, graças à força da marca Chevrolet (com sua enorme rede de revendas) e também ao seu projeto de origem Opel.
O primeiro Astra brasileiro conseguiu incomodar seus rivais Ford Focus e VW Golf com um custo/benefício mais atraente. O motor 2.0 garante boas arrancadas e o acerto da carroceria resulta em um carro equilibrado em curvas e altas velocidades.
Comprou um carro usado e foi enganado? Faça valer seus direitos! Assista ao vídeo com as dicas do Boris Feldman!
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