Notícia Carros cada vez mais recheados de tralhas inúteis

Os carros estão vindo cada vez mais recheados de tecnologia. Precisa de tanto? Eu, por exemplo, não entendo bem, pra quê aquela tela no painel que gira, fica vertical, depois horizontal. A empresa de pesquisas norte americana J.D. Power, famosa, pensa no mesmo e resolveu fazer uma pesquisa entre os clientes de automóveis nos Estados Unidos. E a que resultado chegaram? Que alguns dispositivos agradam, mas outros nem tanto.

O que eles descobriram? Que os motoristas gostam, por exemplo, do controle inteligente de temperatura, mas detestam regulagem dos espelhos retrovisores externos pelo touchscreen. Ter que ligar o touchscreen para regular um espelho retrovisor. Eu acho que é demais. Outros se queixam do comando por gestos, lá já tem isso. basta gesticular que o sistema consegue interpretar o seu comando.

VEJA TAMBÉM:

Eu, por exemplo, acho que um dos dispositivos mais modernos e que me perturba é aquele start stop. Toda hora que você pára, desliga, liga, mas é importante, reduz o consumo. Mas nos Estados Unidos, os clientes disseram que o ADAS, aquele sistema de ajuda para o motorista, não é lá essas coisas e muito menos a ideia de colocar agora uma tela para o passageiro.

Para que esses só 10% dos carros levam o passageiro. Em resumo, sobrecarregados com modernidades eletrônicas que não resolvem, não funcionam às vezes e ainda são difíceis de usar ou de funcionalidade restrita, as restrições existem muitas a essas modernidades que apareceram aos montes nos novos automóveis. Eu vou inclusive confessar que quando eu recebo um carro desses modernos pra teste, e eu resolvo sintonizar a emissora que transmite aquele meu programa de rádio AutoPapo, eu costumo ter dificuldades, eu não encontro.

Eu só consigo sintonizar as rádios que já estavam pré sintonizadas por quem dirigiu antes. Quer saber? Eu confesso que eu tenho uma saudade daqueles rádios antigos, aparelhos de som antigos que tinham um botãozinho à esquerda pra ligar e controlar o volume. O de direita sintonizava o ponteiro para a rádio. Saudades mesmo, viu?