Notícia Carro usado: qual cor é a mais valorizada? Spoiller: não é o prata!

Existe um mito popular sobre carros prata serem melhores de revenda e valorizados. E, por isso, muitos consumidores opta por essa cor com medo de ficar com um mico nas mãos. Mas segundo pesquisas da , não é bem isso que acontece no mercado de usados.

A startup realizou uma pesquisa em sua base de dados para verificar o comportamento de preços dos modelos seminovos no país (2019 e 2020) separados por cores. Inicialmente, os pesquisadores apanharam cotações de centenas de marcas e modelos em janeiro e, posteriormente, dos mesmos veículos em dezembro de 2021. Feita a análise dos dados, o resultado surpreendeu.

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O levantamento considerou as 16 marcas de maior volume de vendas do país, com um total de 565 modelos e versões. Para cada uma delas, os pesquisadores da área de Estatísticas da Mobiauto selecionaram a variação de preços das cinco cores mais comuns: branco, prata, cinza, preto e vermelho. Outras tonalidades mais raras, como amarelo, verde, azul ou marrom foram descartadas da pesquisa por terem uma amostragem muito restrita e nem pertencerem ao menu dos principais modelos zero km.

E deu vermelho!​

CorAnoValorização
Vermelho201924,09%
Preto201922,12%
Prata201921,91%
Branco201921,77%
Cinza201921,32%
Vermelho202019,79%
Preto202018,50%
Cinza202018,49%
Branco202018,48%
Prata 202018,02%

De acordo com Sant Clair Castro Jr, consultor e CEO da Mobiauto, a ótima performance dos seminovos na cor vermelha também está atrelada a outros dois aspectos: a cor é mais comum em alguns nichos de mercado, o que ajudaria a valorizá-la.

Na outra extremidade, o vermelho também é acalentado nas poucas opções de carros esportivos, o que levaria o comprador a pagar um pouco mais caro neste caso específico para ter seu seminovo na cor mais representativa.

De uma forma geral, apanhando a média de valorização dos modelos 2019 e 2020, o resultado aponta para 20,45%. Veja que curioso: todas as cores de modelos 2019 ficaram acima da média, bem como as mesmas cores de modelos 2020 posicionaram-se abaixo desse percentual. O CEO da Mobiauto diz:

Quando uma pesquisa mostra variação tão estreita nos resultados é sinal de que aquele ingrediente que está sendo pesquisado não interfere, definitivamente, na opção do comprador. E esta é uma ótima notícia! Se você era daqueles consumidores que escolhia a cor do seu carro zero km já pensando na hora da revenda… esqueça! O comprador de seminovos não está nem aí pra isso

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