O Fiat Palio sempre foi uma opção ao reinado do Gol. Se o Volkswagen tinha aquela proposta de dinâmica mais firme e robustez, o hatch da marca italiana optou por uma vertente com acerto mais suave da carroceria e suspensão.
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Essa característica foi seguida pela segunda geração do compacto, sobre a qual falaremos aqui. Lançada em 2011, trouxe um ar mais moderno à linha e melhor espaço interno. Hoje é boa opção de usado para a selva urbana. Veja agora 10 fatos sobre o Fiat Palio 2015.
O Fiat Palio de segunda geração chegou em outubro de 2011. Feito sobre a plataforma do então novo Uno, lançado um ano antes, manteve desenho ainda com linhas limpas. Mas o que chamou mais a atenção foi o ganho de espaço na cabine e a calibragem mais firme da carroceria – 15% mais rígida, segundo a fabricante.
Segunda geração do Fiat Palio tem estilo inspirado no Punto
O novo Fiat Palio herdou os motores 1.0 e 1.4 Fire Evo, além do 1.6 16V da família E.torQ. Nos anos seguintes teve séries especiais e opção do sempre dispensável câmbio automatizado Dualogic.
Em 2015, o Fiat Palio experimentou mais edições especiais. No ano seguinte, já como linha 2017, estreou novo quadro de instrumentos, o mesmo do sedã Grand Siena. Os padrões de acabamento do painel e bancos também foram mudados.
Só que o modelo durou pouco após isso. A produção do Fiat Palio chegou ao fim em outubro de 2017.
A chegada do novo Palio não aposentou a primeira geração do Fiat. Com o sobrenome Fire, o veterano hatch lançado em 1996 continuou no mercado como a opção mais barata da linha.
Palio Fire continuou em linha até a aposentadoria total do hatch em 2017
Em 2014, com o fim do primeiro Uno, o Fiat Palio Fire ainda assumiu o posto de carro mais acessível da fabricante no Brasil. A produção em Betim (MG) só foi encerrada em 2016, 20 anos após sua chegada ao país.
Os dois Palios, contudo, alcançaram um feito e tanto. Em 2014, o compacto da Fiat conseguiu superar o Volkswagen Gol e interromper a liderança de 27 anos consecutivos do rival. Porém, foi por bem pouco.
O modelo da marca italiana somou 183.745 unidades emplacadas naquele ano. O concorrente anotou 183.367 licenciamentos. Apenas 378 carros de diferença.
O nome que serve ao famoso automóvel é uma homenagem a uma tradicional corrida de cavalos que era disputada na cidade de Siena, no século 17. Palio, no caso, significa “páreo”, em italiano. Curiosamente, Siena foi o nome do sedã derivado do hatche e que também ficou no mercado por mais de 20 anos.
Em 2012, o Fiat Palio passou a oferecer teto panorâmico. Chamado Sky Wind, o equipamento era opcional oferecido no modelo – e também na linha Grand Siena – por R$ 2.900 à época. Foi o primeiro hatch pequeno do chamado segmento B a disponibilizar teto-solar – lembre-se que Citroën C3 e Punto eram considerados “compactos premium”.
Vamos ao Fiat Palio 2015 na versão Sporting. Usa o motor 1.6 16V mais potente, porém, apesar do nome, oferece mais diferenciais esportivos na estética. O que não deixa de ser legal. Spoiler traseiro, rodas de liga leve aro 16”, adesivos e acabamento escurecido na grade frontal e nas molduras dos faróis de neblina são alguns destes detalhes.
Palio Sporting tinha visual exclusivo, com direito a detalhes esportivos e paleta de cores chamativa
Mas a Fiat fez alguns pequenos (e interessantes) ajustes mecânicos no Palio Sporting. A calibragem diferenciada da suspensão deixa o carro 1 cm mais baixo que as versões civis. Além disso, a barra estabilizadora é mais grossa, usa pneus 195/55 e a relação da direção (com assistência hidráulica) é mais curta.
Entre os equipamentos de segurança, airbag duplo frontal, freios com ABS e EBD e encostos de cabeça para todos os ocupantes. A lista de itens de série era enxuta: ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricos, volante com ajuste de altura e desembaçador/lavador/limpador do vidro traseiro.
Não espere modernidades como multimídia no painel do Palio
A dica é procurar por modelos equipados com opcionais da época. Tais como airbags laterais, vidros traseiros e retrovisores elétricos, espelho eletrocrômico, descansa-braço dianteiro, sensores crepuscular e de chuva, teto-solar e controle de cruzeiro. Além de som com CD player, tomada USB, Bluetooth e comandos no volante.
Os preços médios do Fiat Palio 2015 Sporting com câmbio manual ficam entre R$ 45.820 e R$ 49.062 pelo Preço Revendedor da KBB Brasil. Já o Preço de Particular oscila entre R$ 42.076 e R$ 45.216. E o Preço de Troca vai de R$ 32.857 a R$ 36.717 – valores apurados na segunda semana de dezembro de 2024.
O Fiat Palio 2015 com motor 1.6 de 117 cv (etanol) e 115 cv (gasolina) é o mais divertido da linha. Apesar do rodar áspero do propulsor da linha E.torQ e de uma certa demora em embalar nas saídas de semáforo, consegue proporcionar acelerações fortes e cumprir o 0 a 100 km/h abaixo dos 10 segundos.
Motor 1.6 16V do Palio Sporting foi um dos mais modernos utilizados pela Fiat
Mas retomadas, é preciso reduzir para ter os 16,8/16,2 kgfm disponíveis nas 4.500 rpm. O câmbio, por sinal, tem aqueles engates ruins e esponjosos típicos dos carros da Fiat. Nas curvas, o novo Palio se mostra menos João Bobo que os exemplares da primeira geração e a direção é discretamente mais direta.
Uma das edições mais legais do Fiat Palio é a Interlagos, baseada na Sporting e lançada em 2012. Sempre na cor amarela, tem capas dos retrovisores e spoiler traseiro em preto brilhante, o nome da série nas colunas traseiras e rodas de liga leve exclusivas.
Na cabine, pespontos amarelos nos bancos e no volante revestido de couro. Pedaleiras esportivas e moldura cromada do quadro de instrumentos completam o visual diferenciado da tiragem limitada
O Fiat Palio ainda experimentou duas séries em 2015. A Best Seller, para comemorar o feito de ser o mais vendido de 2014, é baseada na opção Attractive, com tecido exclusivo nos bancos, rádio com entrada USB e Bluetooth, retrovisores com função Tilt Down, faróis com máscara escurecida e adesivos.
A Blue Edition foi outra tiragem especial do Fiat Palio em 2015, mais uma vez baseada na Sporting. Entre os itens, rodas de liga leve diferenciadas, capas dos retrovisores na cor cinza e adesivos no capô e nas laterais.
No interior, volante com costuras azuis, saídas de ar centrais iguais às do Grand Siena, maçanetas internas e aro do alto falante em azul, teto solar Sky Wind e vidros traseiros e retrovisores elétricos, entre outros.
O Fiat Palio tem fama de manutenção simples. Além disso, as peças têm custos razoáveis dentro do segmento de compactos.
Veja os preços de algumas peças do Fiat Palio 2015 1.6 16V:
Muitas queixas quanto ao Fiat Palio de segunda geração dizem respeito ao sistema de arrefecimento. Só que principalmente em relação ao reservatório de água, que quebra com facilidade e provoca vazamentos.
Infiltrações nos faróis também são frequentes nas ocorrências registradas em fóruns na internet e no site do Reclame Aqui. Falhas na aceleração e vazamento de óleo lubrificante ainda são problemas comuns.
VEJA TAMBÉM:
Essa característica foi seguida pela segunda geração do compacto, sobre a qual falaremos aqui. Lançada em 2011, trouxe um ar mais moderno à linha e melhor espaço interno. Hoje é boa opção de usado para a selva urbana. Veja agora 10 fatos sobre o Fiat Palio 2015.
Trajetória
O Fiat Palio de segunda geração chegou em outubro de 2011. Feito sobre a plataforma do então novo Uno, lançado um ano antes, manteve desenho ainda com linhas limpas. Mas o que chamou mais a atenção foi o ganho de espaço na cabine e a calibragem mais firme da carroceria – 15% mais rígida, segundo a fabricante.
Segunda geração do Fiat Palio tem estilo inspirado no Punto
O novo Fiat Palio herdou os motores 1.0 e 1.4 Fire Evo, além do 1.6 16V da família E.torQ. Nos anos seguintes teve séries especiais e opção do sempre dispensável câmbio automatizado Dualogic.
Em 2015, o Fiat Palio experimentou mais edições especiais. No ano seguinte, já como linha 2017, estreou novo quadro de instrumentos, o mesmo do sedã Grand Siena. Os padrões de acabamento do painel e bancos também foram mudados.
Só que o modelo durou pouco após isso. A produção do Fiat Palio chegou ao fim em outubro de 2017.
Conviveu com o velho Palio
A chegada do novo Palio não aposentou a primeira geração do Fiat. Com o sobrenome Fire, o veterano hatch lançado em 1996 continuou no mercado como a opção mais barata da linha.
Palio Fire continuou em linha até a aposentadoria total do hatch em 2017
Em 2014, com o fim do primeiro Uno, o Fiat Palio Fire ainda assumiu o posto de carro mais acessível da fabricante no Brasil. A produção em Betim (MG) só foi encerrada em 2016, 20 anos após sua chegada ao país.
Desbancou o Gol
Os dois Palios, contudo, alcançaram um feito e tanto. Em 2014, o compacto da Fiat conseguiu superar o Volkswagen Gol e interromper a liderança de 27 anos consecutivos do rival. Porém, foi por bem pouco.
O modelo da marca italiana somou 183.745 unidades emplacadas naquele ano. O concorrente anotou 183.367 licenciamentos. Apenas 378 carros de diferença.
De onde vem o nome?
O nome que serve ao famoso automóvel é uma homenagem a uma tradicional corrida de cavalos que era disputada na cidade de Siena, no século 17. Palio, no caso, significa “páreo”, em italiano. Curiosamente, Siena foi o nome do sedã derivado do hatche e que também ficou no mercado por mais de 20 anos.
Teto-solar
Em 2012, o Fiat Palio passou a oferecer teto panorâmico. Chamado Sky Wind, o equipamento era opcional oferecido no modelo – e também na linha Grand Siena – por R$ 2.900 à época. Foi o primeiro hatch pequeno do chamado segmento B a disponibilizar teto-solar – lembre-se que Citroën C3 e Punto eram considerados “compactos premium”.
Nossa dica
Vamos ao Fiat Palio 2015 na versão Sporting. Usa o motor 1.6 16V mais potente, porém, apesar do nome, oferece mais diferenciais esportivos na estética. O que não deixa de ser legal. Spoiler traseiro, rodas de liga leve aro 16”, adesivos e acabamento escurecido na grade frontal e nas molduras dos faróis de neblina são alguns destes detalhes.
Palio Sporting tinha visual exclusivo, com direito a detalhes esportivos e paleta de cores chamativa
Mas a Fiat fez alguns pequenos (e interessantes) ajustes mecânicos no Palio Sporting. A calibragem diferenciada da suspensão deixa o carro 1 cm mais baixo que as versões civis. Além disso, a barra estabilizadora é mais grossa, usa pneus 195/55 e a relação da direção (com assistência hidráulica) é mais curta.
Entre os equipamentos de segurança, airbag duplo frontal, freios com ABS e EBD e encostos de cabeça para todos os ocupantes. A lista de itens de série era enxuta: ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricos, volante com ajuste de altura e desembaçador/lavador/limpador do vidro traseiro.
Não espere modernidades como multimídia no painel do Palio
A dica é procurar por modelos equipados com opcionais da época. Tais como airbags laterais, vidros traseiros e retrovisores elétricos, espelho eletrocrômico, descansa-braço dianteiro, sensores crepuscular e de chuva, teto-solar e controle de cruzeiro. Além de som com CD player, tomada USB, Bluetooth e comandos no volante.
Os preços médios do Fiat Palio 2015 Sporting com câmbio manual ficam entre R$ 45.820 e R$ 49.062 pelo Preço Revendedor da KBB Brasil. Já o Preço de Particular oscila entre R$ 42.076 e R$ 45.216. E o Preço de Troca vai de R$ 32.857 a R$ 36.717 – valores apurados na segunda semana de dezembro de 2024.
Desempenho
O Fiat Palio 2015 com motor 1.6 de 117 cv (etanol) e 115 cv (gasolina) é o mais divertido da linha. Apesar do rodar áspero do propulsor da linha E.torQ e de uma certa demora em embalar nas saídas de semáforo, consegue proporcionar acelerações fortes e cumprir o 0 a 100 km/h abaixo dos 10 segundos.
Motor 1.6 16V do Palio Sporting foi um dos mais modernos utilizados pela Fiat
Mas retomadas, é preciso reduzir para ter os 16,8/16,2 kgfm disponíveis nas 4.500 rpm. O câmbio, por sinal, tem aqueles engates ruins e esponjosos típicos dos carros da Fiat. Nas curvas, o novo Palio se mostra menos João Bobo que os exemplares da primeira geração e a direção é discretamente mais direta.
Séries especiais
Uma das edições mais legais do Fiat Palio é a Interlagos, baseada na Sporting e lançada em 2012. Sempre na cor amarela, tem capas dos retrovisores e spoiler traseiro em preto brilhante, o nome da série nas colunas traseiras e rodas de liga leve exclusivas.
Na cabine, pespontos amarelos nos bancos e no volante revestido de couro. Pedaleiras esportivas e moldura cromada do quadro de instrumentos completam o visual diferenciado da tiragem limitada
O Fiat Palio ainda experimentou duas séries em 2015. A Best Seller, para comemorar o feito de ser o mais vendido de 2014, é baseada na opção Attractive, com tecido exclusivo nos bancos, rádio com entrada USB e Bluetooth, retrovisores com função Tilt Down, faróis com máscara escurecida e adesivos.
A Blue Edition foi outra tiragem especial do Fiat Palio em 2015, mais uma vez baseada na Sporting. Entre os itens, rodas de liga leve diferenciadas, capas dos retrovisores na cor cinza e adesivos no capô e nas laterais.
No interior, volante com costuras azuis, saídas de ar centrais iguais às do Grand Siena, maçanetas internas e aro do alto falante em azul, teto solar Sky Wind e vidros traseiros e retrovisores elétricos, entre outros.
Manutenção
O Fiat Palio tem fama de manutenção simples. Além disso, as peças têm custos razoáveis dentro do segmento de compactos.
Veja os preços de algumas peças do Fiat Palio 2015 1.6 16V:
- Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 45 a R$ 80
- Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 80 a R$ 130
- Bomba de combustível: de R$ 350 a R$ 500
- Kit troca de óleo (5 litros 5W30 + filtro): de R$ 260 a R$ 380
- Amortecedor traseiro: de R$ 700 a R$ 900 (par)
- Para-choque traseiro: de R$ 300 a R$ 620
- Farol direito: de R$ 290 a R$ 550
Principais problemas
Muitas queixas quanto ao Fiat Palio de segunda geração dizem respeito ao sistema de arrefecimento. Só que principalmente em relação ao reservatório de água, que quebra com facilidade e provoca vazamentos.
Infiltrações nos faróis também são frequentes nas ocorrências registradas em fóruns na internet e no site do Reclame Aqui. Falhas na aceleração e vazamento de óleo lubrificante ainda são problemas comuns.
Recalls do Fiat Palio:
- substituição dos airbags em unidades feitas de 2012 a 2017
- troca dos fechos do cinto de segurança em modelos fabricados em 2012 e 2013
- substituição do atuador de embreagem de carros produzido em 2014
- troca do alternador e da bobina da ignição em Fiat Palio 2016/2017
- substituição da caixa de marcha e do sensor de seleção de marchas em carros feitos em 2017