O limite de R$ 200 mil para comprar carros com PcD com desconto do IPI foi prorrogado pela Câmara dos Deputados e deve ser sancionado pelo Executivo. É uma boa notícia para quem tem direito ao benefício em meio aos preços estratosféricos dos automóveis 0 km.
Aproveitamos para trazer uma lista com carros para PcD que se enquadram no teto para usufruir pelo menos da isenção do IPI. Separamos sempre as versões mais baratas e automáticas, lembrando que para obter o desconto é preciso que o modelo tenha motorização entre 1.0 e 2.0, câmbio automático e produzido no Mercosul.
VEJA TAMBÉM:
Os preços são os sugeridos pelas próprias montadoras, exceto para o Estado de São Paulo, e coletados na terceira semana de dezembro.
A versão Sense do SUV compacto foi originalmente criada para vendas diretas e para o mercado PcD, mas com o aumento desenfreado dos preços ficou meio perdida na gama. Com a prorrogação do teto de R$ 200 mil para desconto do IPI, esta opção de entrada volta a ser atraente como carro para PcD.
A Sense é equipada com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, trio elétrico, sensores de chuva e crepuscular, entre outros. Mas é aliviada em alguns equipamentos. Por exemplo, não tem a central multimídia VW Play (essa só a partir da 200 TSI, de R$ 128.650), o ar não é automático e recebe calotas no lugar das rodas de alumínio.
A linha do sedã médio mais vendido do país não tem uma opção para o cliente PcD. Porém, a configuração de entrada GLi é uma boa pedida para quem não quer se render à ditadura dos SUVs em um carro PcD até R$ 200 mil. Destaque para o conforto e a confiabilidade mecânica do Corolla, que nesta versão é equipada com motor aspirado de injeção direta e com uma das melhores caixas CVT do mercado.
Na segurança, o modelo vem equipado com sete airbags, câmera de ré e controles de tração, estabilidade e subida. No mais, ainda recebe tela TFT de 4,2” digital e colorida no quadro de instrumentos, central multimídia com monitor de 10”, detalhes em preto brilhante no painel, banco traseiro com descansa-braço central e porta-copos e rodas de liga-leve aro 16”.
Um dos SUVs de maior sucesso do mercado foi remodelado este ano e ganhou um moderno motor turbo flex, que só não é lá muito econômico, mas que confere conforto no rodar do jipão. O Compass ainda chama a atenção pelo bom porta-malas e posição de dirigir, além da robustez típica da marca.
Desde esta versão de entrada Sport, o SUV médio vem bem equipado e é um bom carro PcD até R$ 200 mil. Sai de fábrica com seis airbags, controles de estabilidade e tração, central multimídia com tela de 8,4” com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, ar automático bizona, chave presencial, freio de estacionamento eletrônico, tapetes de carpete, rodas de liga-leve aro 16”, faróis full LED, Auto Hold e start/stop do motor, entre outros.
Outro SUV que foi reestilizado em 2021 e ganhou um upgrade no conjunto mecânico. Agora é boa opção em carro PcD até R$ 200 mil. O Captur foi remodelado, melhorou no acabamento interno e agora é equipado com motor 1.3 turboflex. Feito sobre a mesma base do Duster, só não tem o mesmo espaço interno do irmão e tenta compensar isso com equipamentos e estilo.
Entre os itens de série desta configuração básica Zen, controles de estabilidade e tração, assistente de rampas, câmera de ré, retrovisores rebatíveis eletricamente, start/stop do motor, monitoramento dos pneus, faróis com regulagem de altura, chave presencial, central multimídia com tela de 8”, entre outros. Peca por só ter quatro airbags e pelo ar, que não é automático.
A nova geração do City chegou para ocupar um lugar ao sol entre os sedãs compactos premium e os médios, já que a Honda não fará mais o Civic por aqui. O modelo tem a vantagem da boa reputação de marca que não dá problema e de carro que não quebra. O motor é uma evolução do antigo 1.5, continua aspirado, só que com injeção direta.
A versão de entrada EX traz de série seis airbags, chave presencial com botão de partida no painel, central multimídia com tela de 8″ e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, rodas de liga leve de 16”, sensor de pressão dos pneus, faróis de neblina e borboletas para trocas de marchas no volante. Além , é claro, dos agora obrigatórios controles de estabilidade e tração.
Dizem que a Honda prepara uma versão do City mais aliviada em equipamentos para ficar abaixo dos R$ 100 mil. Desta forma, além do desconto do IPI para carro PcD, também gozaria da isenção parcial do ICMS.
Peugeot 208 Active 1.6 AT6
O belíssimo hatch também pode ser uma boa compra de carro PcD. A variante mais em conta com câmbio automático pode sair por menos de R$ 70 mil com a isenção total – na nossa ficha, só está o desconto do IPI. Além do estilo, o modelo entrega um bom comportamento dinâmico, o bacana conceito de i-Cockpi, mas não espere muito de desempenho e equipamentos.
O motor é o velho 1.6 16V dos tempos da PSA. E esta opção Active só traz o previsível. São apenas quatro airbags, além de controles de estabilidade e tração, ar-condicionado, trio elétrico, controle de cruzeiro, rodas de liga-leve, entre outros. A central multimídia tem display de 7”.
O C4 Cactus mais barato custa pouco mais de R$ 100 mil e usa o mesmo conjunto mecânico do 208. Entrega bom conforto a bordo e um jeito parrudo que o classifica como SUV – com altura do solo maior que muito utilitário por aí. Porém é um carro PcD até R$ 200 mil que decepciona nos itens de série.
Esta versão de entrada só tem dois airbags, por exemplo. No mais, controles de estabilidade e tração, assistente de rampas, câmera de ré, ar-condicionado digital, controle de cruzeiro e central multimídia com tela de 7”. Destaca-se mesmo pelo quadro de instrumentos digital. As rodas são de aço e levam apenas calotas e as maçanetas das portas não têm pintura.
Outro modelo para fugir dos SUVs e logo o último hatch médio sobrevivente do mercado (entre as marcas generalistas). O Cruze atrai pelo motor esperto e bom comportamento dinâmico, o que o credencia a ser um bom carro PcD até R$ 200 mil. Mas tenha em mente que deve sair de cena em breve.
Na segurança, esta opção LT é equipada com seis airbags, controles de estabilidade e tração, alerta de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro, sensor e câmera de ré e monitoramento dos pneus. Também recebe ar automático, rodas de liga-leve aro 17” e central multimídia MyLink com tela de 7”.
Para quem gosta de uma marca com apelo mais aventureiro e quer um carro PcD até R$ 200 mil espaçoso e alto, o Eclipse Cross pode ser uma pedida. A despeito do desenho controverso, o SUV oferece bom espaço interno e motor turbo a gasolina com desempenho satisfatório.
A opção GLS é a mais em conta da linha. Tem controles de tração, estabilidade e subida, seis airbags, sensores de chuva e de luminosidade, ar-condicionado automático, central multimídia, com tela de 7”, monitoramento de pressão dos pneus e câmera de ré. Destaque ainda para o controle de descida.
Um dos últimos lançamentos do ano, o renovado Tiggo 7 pode ser uma opção de carro PcD até R$ 200 mil com ótimo custo/benefício. O modelo é feito pela em Anápolis (GO) em versão única de acabamento e bem fornido. O novo motor 1.6 turbo só bebe gasolina, mas garante o modelo mais potente desta lista.
Entre os itens de série, o SUV médio se destaca em vários aspectos. É vendido com seis airbags, controles de estabilidade e tração, alertas de tráfego cruzado e lateral, sensor de ponto cego, quadro de instrumentos eletrônico com tela de 12”, câmera 360, carregador de smartphone sem fio, bancos dianteiros elétricos, abertura da tampa do porta-malas por aproximação, ar-condicionado automático bizona com acionamento remoto pela chave, teto panorâmico, entre outros.
Já andamos no SUV. Veja nossas impressões
O post apareceu primeiro em .
Aproveitamos para trazer uma lista com carros para PcD que se enquadram no teto para usufruir pelo menos da isenção do IPI. Separamos sempre as versões mais baratas e automáticas, lembrando que para obter o desconto é preciso que o modelo tenha motorização entre 1.0 e 2.0, câmbio automático e produzido no Mercosul.
VEJA TAMBÉM:
Os preços são os sugeridos pelas próprias montadoras, exceto para o Estado de São Paulo, e coletados na terceira semana de dezembro.
Volkswagen T-Cross
- Versão: Sense 200 TSI
- Preço público sugerido: R$ 103.550
- Preço PcD estimado: R$ 96.300
- Motor: 1.0 12V turbo de 128/116 cv
- Câmbio: automático de seis marchas
A versão Sense do SUV compacto foi originalmente criada para vendas diretas e para o mercado PcD, mas com o aumento desenfreado dos preços ficou meio perdida na gama. Com a prorrogação do teto de R$ 200 mil para desconto do IPI, esta opção de entrada volta a ser atraente como carro para PcD.
A Sense é equipada com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, trio elétrico, sensores de chuva e crepuscular, entre outros. Mas é aliviada em alguns equipamentos. Por exemplo, não tem a central multimídia VW Play (essa só a partir da 200 TSI, de R$ 128.650), o ar não é automático e recebe calotas no lugar das rodas de alumínio.
Toyota Corolla
- Versão: GLi
- Preço público sugerido: R$ 132.890
- Preço PcD estimado: R$ 118.270
- Motor: 2.0 16V de 177/169 cv
- Câmbio: automático CVT com 10 marchas simuladas
A linha do sedã médio mais vendido do país não tem uma opção para o cliente PcD. Porém, a configuração de entrada GLi é uma boa pedida para quem não quer se render à ditadura dos SUVs em um carro PcD até R$ 200 mil. Destaque para o conforto e a confiabilidade mecânica do Corolla, que nesta versão é equipada com motor aspirado de injeção direta e com uma das melhores caixas CVT do mercado.
Na segurança, o modelo vem equipado com sete airbags, câmera de ré e controles de tração, estabilidade e subida. No mais, ainda recebe tela TFT de 4,2” digital e colorida no quadro de instrumentos, central multimídia com monitor de 10”, detalhes em preto brilhante no painel, banco traseiro com descansa-braço central e porta-copos e rodas de liga-leve aro 16”.
Jeep Compass
- Versão: Sport T270
- Preço público sugerido: R$ 153.890
- Preço PcD estimado: R$ 136.960
- Motor: 1.3 16V turbo de 185/180 cv
- Câmbio: automático de seis marchas
Um dos SUVs de maior sucesso do mercado foi remodelado este ano e ganhou um moderno motor turbo flex, que só não é lá muito econômico, mas que confere conforto no rodar do jipão. O Compass ainda chama a atenção pelo bom porta-malas e posição de dirigir, além da robustez típica da marca.
Desde esta versão de entrada Sport, o SUV médio vem bem equipado e é um bom carro PcD até R$ 200 mil. Sai de fábrica com seis airbags, controles de estabilidade e tração, central multimídia com tela de 8,4” com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, ar automático bizona, chave presencial, freio de estacionamento eletrônico, tapetes de carpete, rodas de liga-leve aro 16”, faróis full LED, Auto Hold e start/stop do motor, entre outros.
Renault Captur
- Versão: Zen
- Preço público sugerido: R$ 133.290
- Preço PcD estimado: R$ 118.630
- Motor: 1.3 16V turbo de 170/162 cv
- Câmbio: automático CVT com oito marchas simuladas
Outro SUV que foi reestilizado em 2021 e ganhou um upgrade no conjunto mecânico. Agora é boa opção em carro PcD até R$ 200 mil. O Captur foi remodelado, melhorou no acabamento interno e agora é equipado com motor 1.3 turboflex. Feito sobre a mesma base do Duster, só não tem o mesmo espaço interno do irmão e tenta compensar isso com equipamentos e estilo.
Entre os itens de série desta configuração básica Zen, controles de estabilidade e tração, assistente de rampas, câmera de ré, retrovisores rebatíveis eletricamente, start/stop do motor, monitoramento dos pneus, faróis com regulagem de altura, chave presencial, central multimídia com tela de 8”, entre outros. Peca por só ter quatro airbags e pelo ar, que não é automático.
Honda City
- Versão: EX
- Preço público sugerido: R$ 108.300
- Preço PcD estimado: R$ 96.380
- Motor: 1.5 16V de 126 cv
- Câmbio: automático CVT com sete marchas simuladas
A nova geração do City chegou para ocupar um lugar ao sol entre os sedãs compactos premium e os médios, já que a Honda não fará mais o Civic por aqui. O modelo tem a vantagem da boa reputação de marca que não dá problema e de carro que não quebra. O motor é uma evolução do antigo 1.5, continua aspirado, só que com injeção direta.
A versão de entrada EX traz de série seis airbags, chave presencial com botão de partida no painel, central multimídia com tela de 8″ e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, rodas de liga leve de 16”, sensor de pressão dos pneus, faróis de neblina e borboletas para trocas de marchas no volante. Além , é claro, dos agora obrigatórios controles de estabilidade e tração.
Dizem que a Honda prepara uma versão do City mais aliviada em equipamentos para ficar abaixo dos R$ 100 mil. Desta forma, além do desconto do IPI para carro PcD, também gozaria da isenção parcial do ICMS.
Peugeot 208
Peugeot 208 Active 1.6 AT6
- Versão: Active
- Preço público sugerido: R$ 92.990
- Preço PcD estimado: R$ 82.760
- Motor: 1.6 16V de 118/115 cv
- Câmbio: automático de seis marchas
O belíssimo hatch também pode ser uma boa compra de carro PcD. A variante mais em conta com câmbio automático pode sair por menos de R$ 70 mil com a isenção total – na nossa ficha, só está o desconto do IPI. Além do estilo, o modelo entrega um bom comportamento dinâmico, o bacana conceito de i-Cockpi, mas não espere muito de desempenho e equipamentos.
O motor é o velho 1.6 16V dos tempos da PSA. E esta opção Active só traz o previsível. São apenas quatro airbags, além de controles de estabilidade e tração, ar-condicionado, trio elétrico, controle de cruzeiro, rodas de liga-leve, entre outros. A central multimídia tem display de 7”.
Citroën C4 Cactus
- Versão: Live
- Preço público sugerido: R$ 105.590
- Preço PcD estimado: R$ 93.975
- Motor: 1.6 16V de 118/115 cv
- Câmbio: automático de seis marchas
O C4 Cactus mais barato custa pouco mais de R$ 100 mil e usa o mesmo conjunto mecânico do 208. Entrega bom conforto a bordo e um jeito parrudo que o classifica como SUV – com altura do solo maior que muito utilitário por aí. Porém é um carro PcD até R$ 200 mil que decepciona nos itens de série.
Esta versão de entrada só tem dois airbags, por exemplo. No mais, controles de estabilidade e tração, assistente de rampas, câmera de ré, ar-condicionado digital, controle de cruzeiro e central multimídia com tela de 7”. Destaca-se mesmo pelo quadro de instrumentos digital. As rodas são de aço e levam apenas calotas e as maçanetas das portas não têm pintura.
Chevrolet Cruze Sport6
- Versão: LT
- Preço público sugerido: R$ 130.440
- Preço PcD estimado: R$116.090
- Motor: 1.4 16V turbo de 153/150 cv
- Câmbio: automático de seis marchas
Outro modelo para fugir dos SUVs e logo o último hatch médio sobrevivente do mercado (entre as marcas generalistas). O Cruze atrai pelo motor esperto e bom comportamento dinâmico, o que o credencia a ser um bom carro PcD até R$ 200 mil. Mas tenha em mente que deve sair de cena em breve.
Na segurança, esta opção LT é equipada com seis airbags, controles de estabilidade e tração, alerta de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro, sensor e câmera de ré e monitoramento dos pneus. Também recebe ar automático, rodas de liga-leve aro 17” e central multimídia MyLink com tela de 7”.
Mitsubishi Eclipse Cross
- Versão: GLS
- Preço público sugerido: R$ 165.990
- Preço PcD estimado: R$ 147.730
- Motor: 1.5 16V turbo de 165 cv
- Câmbio: automático CVT com oito marchas simuladas
Para quem gosta de uma marca com apelo mais aventureiro e quer um carro PcD até R$ 200 mil espaçoso e alto, o Eclipse Cross pode ser uma pedida. A despeito do desenho controverso, o SUV oferece bom espaço interno e motor turbo a gasolina com desempenho satisfatório.
A opção GLS é a mais em conta da linha. Tem controles de tração, estabilidade e subida, seis airbags, sensores de chuva e de luminosidade, ar-condicionado automático, central multimídia, com tela de 7”, monitoramento de pressão dos pneus e câmera de ré. Destaque ainda para o controle de descida.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro
- Versão: única
- Preço público sugerido: R$ 179.990
- Preço PcD estimado: R$ 160.190
- Motor: 1.6 16V turbo de 187 cv
- Câmbio: automatizado de dupla embreagem e sete marchas
Um dos últimos lançamentos do ano, o renovado Tiggo 7 pode ser uma opção de carro PcD até R$ 200 mil com ótimo custo/benefício. O modelo é feito pela em Anápolis (GO) em versão única de acabamento e bem fornido. O novo motor 1.6 turbo só bebe gasolina, mas garante o modelo mais potente desta lista.
Entre os itens de série, o SUV médio se destaca em vários aspectos. É vendido com seis airbags, controles de estabilidade e tração, alertas de tráfego cruzado e lateral, sensor de ponto cego, quadro de instrumentos eletrônico com tela de 12”, câmera 360, carregador de smartphone sem fio, bancos dianteiros elétricos, abertura da tampa do porta-malas por aproximação, ar-condicionado automático bizona com acionamento remoto pela chave, teto panorâmico, entre outros.
Já andamos no SUV. Veja nossas impressões
O post apareceu primeiro em .