A Stellantis planeja sua estratégia de software para implantar plataformas de tecnologia de próxima geração, com base nas capacidades existentes de veículos conectados e, desta maneira, transformar a forma como os seus clientes interagem com os veículos.
O grupo planeja investir mais de 30 bilhões de euros até 2025 para executar sua transformação – que inclui as áreas de software e eletrificação.
O negócio de software e serviços conectados terá cinco pilares principais: serviços e assinaturas; recursos sob demanda; dados como serviço e serviços de frota; preço do veículo e valor de revenda; e conquistas, retenção de serviço e venda cruzada.
Atualmente, a Stellantis tem 12 milhões de carros conectados que podem ser monetizados em todo o mundo. Em 2026, espera-se que cresça para 26 milhões de veículos e gere aproximadamente 4 bilhões de euros em receitas e, em 2030, atingirá 34 milhões de veículos e aproximadamente 20 bilhões de euros em receitas anuais. “Monetizável” é definido como os primeiros cinco anos de vida do veículo.
Aproveitando seus recursos de coleta de dados, em 2022, Stellantis lançará um programa de seguros baseado na utilização (que monitora a forma como o motorista dirige e pode baratear o custo, dependendo de seus hábitos de segurança), oferecido por meio de braços de financiamento cativo na Europa e América do Norte, com a intenção de se expandir globalmente.
Três novas plataformas de tecnologia em 2024
Foto: Divulgação
Com lançamento em 2024, três novas plataformas serão implantadas em escala nas quatro plataformas de veículos da Stellantis nos próximos dois anos. Veja abaixo:
STLA Brain
O coração da transformação para serviços centrados no cliente é a nova arquitetura elétrica/eletrônica (E/E) e de software, “STLA Brain”.
STLA Brain é capaz de realizar atualizações regulares remotas pelo ar (over-the-air, OTA), com 30 módulos endereçados, contra 10 atualmente. É uma arquitetura orientada a serviços totalmente integrada com a nuvem, que conecta unidades de controle eletrônico dentro do veículo com o computador central de alto desempenho (HPC) do veículo por meio de um barramento de dados de alta velocidade.
Ele quebra o vínculo atual entre as gerações de hardware e software, permitindo que os desenvolvedores de software criem e atualizem recursos e serviços rapidamente, sem esperar pelo lançamento de um novo hardware. Essas atualizações OTA reduzem drasticamente os custos para os clientes e para Stellantis, simplificam a manutenção para o usuário e sustentam os valores de revenda do veículo.
STLA SmartCockpit
O STLA SmartCockpit, construído sobre o STLA Brain, integra-se com a vida digital dos ocupantes do veículo para criar um terceiro espaço de vida personalizável.
STLA SmartCockpit
STLA SmartCockpit, desenvolvido pela joint venture Mobile Drive entre Stellantis e Foxconn, oferece aplicativos baseados em IA, como navegação, assistência de voz, mercado de comércio eletrônico e serviços de pagamento.
STLA AutoDrive
O STLA AutoDrive, desenvolvido em parceria com a BMW, oferecerá recursos de direção autônoma de Nível 2, Nível 2+ e Nível 3 e será continuamente atualizado por meio de atualizações OTA.
MAIS NA MOTOR SHOW:
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O grupo planeja investir mais de 30 bilhões de euros até 2025 para executar sua transformação – que inclui as áreas de software e eletrificação.
O negócio de software e serviços conectados terá cinco pilares principais: serviços e assinaturas; recursos sob demanda; dados como serviço e serviços de frota; preço do veículo e valor de revenda; e conquistas, retenção de serviço e venda cruzada.
Atualmente, a Stellantis tem 12 milhões de carros conectados que podem ser monetizados em todo o mundo. Em 2026, espera-se que cresça para 26 milhões de veículos e gere aproximadamente 4 bilhões de euros em receitas e, em 2030, atingirá 34 milhões de veículos e aproximadamente 20 bilhões de euros em receitas anuais. “Monetizável” é definido como os primeiros cinco anos de vida do veículo.
Aproveitando seus recursos de coleta de dados, em 2022, Stellantis lançará um programa de seguros baseado na utilização (que monitora a forma como o motorista dirige e pode baratear o custo, dependendo de seus hábitos de segurança), oferecido por meio de braços de financiamento cativo na Europa e América do Norte, com a intenção de se expandir globalmente.
Três novas plataformas de tecnologia em 2024
Foto: Divulgação
Com lançamento em 2024, três novas plataformas serão implantadas em escala nas quatro plataformas de veículos da Stellantis nos próximos dois anos. Veja abaixo:
STLA Brain
O coração da transformação para serviços centrados no cliente é a nova arquitetura elétrica/eletrônica (E/E) e de software, “STLA Brain”.
STLA Brain é capaz de realizar atualizações regulares remotas pelo ar (over-the-air, OTA), com 30 módulos endereçados, contra 10 atualmente. É uma arquitetura orientada a serviços totalmente integrada com a nuvem, que conecta unidades de controle eletrônico dentro do veículo com o computador central de alto desempenho (HPC) do veículo por meio de um barramento de dados de alta velocidade.
Ele quebra o vínculo atual entre as gerações de hardware e software, permitindo que os desenvolvedores de software criem e atualizem recursos e serviços rapidamente, sem esperar pelo lançamento de um novo hardware. Essas atualizações OTA reduzem drasticamente os custos para os clientes e para Stellantis, simplificam a manutenção para o usuário e sustentam os valores de revenda do veículo.
STLA SmartCockpit
O STLA SmartCockpit, construído sobre o STLA Brain, integra-se com a vida digital dos ocupantes do veículo para criar um terceiro espaço de vida personalizável.
STLA SmartCockpit
STLA SmartCockpit, desenvolvido pela joint venture Mobile Drive entre Stellantis e Foxconn, oferece aplicativos baseados em IA, como navegação, assistência de voz, mercado de comércio eletrônico e serviços de pagamento.
STLA AutoDrive
O STLA AutoDrive, desenvolvido em parceria com a BMW, oferecerá recursos de direção autônoma de Nível 2, Nível 2+ e Nível 3 e será continuamente atualizado por meio de atualizações OTA.
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