A caixa de direção tem como função transmitir o movimento do volante às rodas. Mas existem dois tipos de caixa de direção – modelo setor e rosca sem fim, geralmente, usada em veículos antigos e alguns modelos de pesados, e outra do tipo pinhão e cremalheira, mais utilizada nos automóveis atuais e, mais leve e compacta, segundo informa Eduardo Guimarães, técnico da Nakata.
A caixa de direção pode contar com assistência, que pode ser hidráulica ou elétrica. “Na assistência hidráulica tem um sistema que é tocado pelo motor, ou seja, há uma correia no motor que toca uma bomba hidráulica, formando um circuito, e conforme se atua no volante ela faz multiplicação de forças para esterçar o veículo. Já na elétrica poupa energia já que não é tocado pelo motor e faz a multiplicação de forças por meio do atuador elétrico”.
Problemas na caixa de direção
A folga na caixa de direção pode trazer ruídos, além de imprecisão de demora na reposta do volante. “Ao virar o volante o movimento é transferido para a caixa de direção por meio da coluna, assim, a rotação é convertida e transferida para os braços, que controlam o posicionamento das rodas”, explica Guimarães.
Assim como os outros componentes do veículo, Guimarães explica que a caixa de direção também sofre desgaste com o tempo de uso, por isso é importante que o motorista esteja atento. “Pode surgir folga na direção pelo desgaste do conjunto pinhão e cremalheira e também das buchas”, complementa.
Caso haja algum indício de anormalidade em algum dos componentes do sistema de direção, é importante procurar um mecânico de confiança já que o sistema é de extrema segurança no controle do veículo.
MAIS NA MOTOR SHOW:
O post apareceu primeiro em .
A caixa de direção pode contar com assistência, que pode ser hidráulica ou elétrica. “Na assistência hidráulica tem um sistema que é tocado pelo motor, ou seja, há uma correia no motor que toca uma bomba hidráulica, formando um circuito, e conforme se atua no volante ela faz multiplicação de forças para esterçar o veículo. Já na elétrica poupa energia já que não é tocado pelo motor e faz a multiplicação de forças por meio do atuador elétrico”.
Problemas na caixa de direção
A folga na caixa de direção pode trazer ruídos, além de imprecisão de demora na reposta do volante. “Ao virar o volante o movimento é transferido para a caixa de direção por meio da coluna, assim, a rotação é convertida e transferida para os braços, que controlam o posicionamento das rodas”, explica Guimarães.
Assim como os outros componentes do veículo, Guimarães explica que a caixa de direção também sofre desgaste com o tempo de uso, por isso é importante que o motorista esteja atento. “Pode surgir folga na direção pelo desgaste do conjunto pinhão e cremalheira e também das buchas”, complementa.
Caso haja algum indício de anormalidade em algum dos componentes do sistema de direção, é importante procurar um mecânico de confiança já que o sistema é de extrema segurança no controle do veículo.
MAIS NA MOTOR SHOW:
O post apareceu primeiro em .