Notícia Cadillac confirma entrada na Fórmula 1 em 2026

A General Motors está, mais uma vez, tentando lançar a Cadillac como uma marca de luxo global. Para ajudar nisso, ela entrou na Fórmula 1, com a equipe começando a correr na temporada de 2026.

Caso tudo ocorra conforme o planejado, a Cadillac será a primeira equipe nova a entrar na Fórmula 1 desde 2016. O diretor será Mario Andretti, o último piloto norte-americano a ser campeão na categoria.

VEJA TAMBÉM:


A Cadillac já está presente no automobilismo há algumas décadas, incluindo nas corridas de longa duração da FIA. A equipe de Fórmula 1 já possui operações nos EUA e na Inglaterra para o desenvolvimento do carro.

Segundo a GM, a Cadillac montou um time de desenvolvimento já em 2023, quando abriu o pedido para entrar na Fórmula 1, para trabalhar em aerodinâmica, desenvolvimento de chassis e componentes, software e simulação de dinâmica veicular.

Cadillac já possui bons esportivos de rua​

The CT4 V Blackwing will be the most powerful and fastest Cadill

Os sedãs CT4-V Blackwing e CT5-V Blackwing peitam BMW Motorsport e Mercedes-AMG (Foto: Cadillac | Divulgação)

Não adiantaria montar uma equipe de Fórmula 1 se os carros de produção ainda fossem as “banheiras” do passado. A Cadillac fundou em 2004 a divisão V, que faz versões esportivas de verdade de seus carros de rua.

Hoje ela possui dois sedãs que brigam em pé de igualdade com carros da Mercedes-AMG e da BMW Motorsport: o CT4-V Blackwing e o CT5-V Blackwing.

O Cadillac CT4-V Blackwing possui porte similar ao do BMW M3. Ele utiliza um V6 3.6 biturbo de 479 cv, que pode ser aliado a um câmbio manual de seis marchas ou ao automático de 10 marchas.

Seu irmão maior, o CT5-V Blackwing, utiliza o V8 6.2 com compressor mecânico do Chevrolet Corvette C7 Z06, com 677 cv. As opções de câmbio são as mesmas do irmão menor. A velocidade máxima é de 336 km/h.

Ambos são cultuados por serem uns dos últimos sedãs esportivos de luxo com câmbio manual. Eles também são elogiados pelo acerto do chassi, que deixa nada a desejar quando são comparados com os rivais. Se o Cadillac da Fórmula 1 seguir essa fama boa de incomodar os europeu, vamos ver uma temporada boa em 2026.

 
Top