Notícia Boris Responde #78 | Renault e Nissan discordam sobre o fluido do CVT: o que fazer?

Você tem dúvidas? Boris Feldman responde! Toda semana, o jornalista e engenheiro responde as perguntas enviadas por vocês pelo email borisresponde@autopapo.com.br. Participe e se inscreva no nosso canal no e nos siga em nossas redes sociais ( e ).

Se você está pensando em comprar um seminovo, não deixe de conferir todo o seu histórico: passagem por leilão, indício de sinistro e restrições e impedimentos, entre outros itens.

Trocar pastilha de freio com ABS sem sangria?​

Posso trocar as pastilhas de freio com sistema ABS sem precisar abrir as sangrias das pinças de freios? (Eric Muller)

Preciso obedecer a indicação de troca de marchas?​

Meu carro vem equipado com aviso de troca de marchas. O que fazer? Seguir o aviso de troca ou ir pelo nosso instinto? (Antonio Marcial)

Pode ligar o pisca-alerta se o trânsito parar de repente?​

Observo que sempre quando acontece um congestionamento repentino, o motorista da frente aciona o pisca-alerta como aviso! Este procedimento está correto? (Herli Alves)

Cheiro de borracha queimada​

Minha garagem tem um início bem íngreme, subo o carro de ré, mas sempre fica um fumaceiro e o cheiro de borracha queimada. Estou fazendo algo de errado? (Gleyson Matias)

Polimento, vitrificação ou nanocerâmica?​

O meu carro está com algumas manchas na lataria e não consigo tirar lavando. Recomendaram fazer polimento, vitrificação ou nanocerâmica. O que você acha desses processos? (Luiz Carlos Martins)

Freio de mão ou basta deixar engrenado?​

Você falou recentemente que freio de mão deve-se puxar com força. Aprendi que ele só deve ser usado para estacionar em ladeira. No plano, deixar apenas engrenado. Está correto? (Fabio Lorenzini)

Troca o fluido do CVT?​

Renault e Nissan compartilham o CVT. A Renault dispensa a troca do fluido; a Nissan, manda trocar. Seguimos qual recomendação? (Júnior Macedo)

Diesel S10 ou gasolina, qual é mais poluente?​

Afinal de contas, atualmente qual é mais poluente, o diesel S10 ou a gasolina? (Felipe Eduardo)

Limpar o arrefecimento pode causar vazamento?​

Pedi ao mecânico que fizesse uma limpeza no arrefecimento. O mecânico negou-se a fazê-lo alegando que, se fizesse a limpeza, poderia provocar algum furo no sistema. Corre esse risco? (Colbert Juares)

Etanol aditivado é realmente desnecessário?​

Além de ar/combustível, uma pequena parcela de óleo lubrificante queima junto no motor. Não seria interessante o etanol aditivado por esse motivo?

Mal-cheiro no ar-condicionado​

Tenho um Onix Plus e ele tem um cheiro horrível ao ligar o ar condicionado. Na concessionária, falaram que a troca do filtro e a limpeza resolveria. O que eu faço?(Henrique Firmino)

Motor grilando com gasolina​

Tenho um Gol 1.0 2011 e só uso gasolina a cada 4 meses; quando faço isso, o motor dá leves griladas, mas o motor não perde o desempenho. O que pode ser? (Raphael Cossolino)

O post apareceu primeiro em .