A BMW já anunciou sua primeira moto para o mercado brasileiro de 2025, a novíssima R 1300 GS. A big trail chegou junto de outras seis motos que ainda não foram reveladas e estarão no país ao longo do ano. Todas elas serão fabricadas na planta brasileira e aumentarão a produção local para 13 modelos.
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BMW R 1300 GS Adventure (Foto: BMW | Divulgação)
A fábrica BMW de Manaus é a única fora da Alemanha dedicada exclusivamente à fabricação de motos.
A nova moto aventureira da marca alemã foi lançada no mercado mundial em julho de 2024 e não demorou a chegar no Brasil, o que não é sempre que acontece no setor de duas rodas. Focada em situações mais extremas, o modelo se destaca no tanque de combustíveis – com capacidade para 30 L – e na tecnologia de câmbio automatizado.
O Automated Shift Assistant (ASA), ou Assistente de troca de marchas automatizado, é o câmbio “automático” deste modelo. Ele funciona por meio de atuadores eletromecânicos que trocam as marchas automaticamente sem a necessidade do piloto acionar o pedal ou o manete. Porém quem preferir pode seguir realizando as trocas pelo pedal, mas sem o manete de embreagem que não existe na moto.
Nas suspensões a BMW R 1300 GS Adventure vem equipada com novo ajuste eletrônico de suspensão dinâmica (DSA), que adapta dinamicamente o amortecimento e a taxa de mola conforme o modo de pilotagem e condições de carga.
A nova BMW R 1300 GS possui quatro modos de pilotagem padrão: Rain, Road, Eco e Enduro.
Na motorização a nova R 1300 GS Adventure segue com o lendário motor boxer de dois cilindros, agora ainda mais potente com 145 cv a 7.750 rpm e torque de 15,1 kgfm a 6.500 rpm. Este é o boxer BMW mais poderoso já produzido em série. O novo design compacto inclui uma transmissão sob o motor e um arranjo de comando de válvulas otimizado.
O chassi principal de chapa metálica foi otimizado e está mais rígido. A moto também conta com um novo chassi traseiro de tubo de treliça de alumínio e sistemas de suspensão EVO Telelever e EVO Paralever revisados, para precisão de direção e estabilidade.
A BMW ainda afirma que seu design bem geométrico e diferente é um ponto positivo, pois a harmonia de cada parte garante um melhor desempenho à gigante.
Tecnologias da nova BMW R 1300 GS Adventure
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BMW R 1300 GS Adventure (Foto: BMW | Divulgação)
A fábrica BMW de Manaus é a única fora da Alemanha dedicada exclusivamente à fabricação de motos.
O ano de 2024 foi o ano da GS no Brasil. Agora vamos começar 2025 acelerando e ampliando o nosso line-up de produtos com a novíssima BMW R 1300 GS Adventure. Ela vai completar a família GS, junto com os sucessos G 310 GS, F 900 GS, F 900 GS Adventure e R 1300 GS”, afirma Matheus Pereira, CEO da BMW Motorrad no Brasil.
BMW R 1300 GS Adventure
A nova moto aventureira da marca alemã foi lançada no mercado mundial em julho de 2024 e não demorou a chegar no Brasil, o que não é sempre que acontece no setor de duas rodas. Focada em situações mais extremas, o modelo se destaca no tanque de combustíveis – com capacidade para 30 L – e na tecnologia de câmbio automatizado.
O Automated Shift Assistant (ASA), ou Assistente de troca de marchas automatizado, é o câmbio “automático” deste modelo. Ele funciona por meio de atuadores eletromecânicos que trocam as marchas automaticamente sem a necessidade do piloto acionar o pedal ou o manete. Porém quem preferir pode seguir realizando as trocas pelo pedal, mas sem o manete de embreagem que não existe na moto.
Nas suspensões a BMW R 1300 GS Adventure vem equipada com novo ajuste eletrônico de suspensão dinâmica (DSA), que adapta dinamicamente o amortecimento e a taxa de mola conforme o modo de pilotagem e condições de carga.
A nova BMW R 1300 GS possui quatro modos de pilotagem padrão: Rain, Road, Eco e Enduro.
Na motorização a nova R 1300 GS Adventure segue com o lendário motor boxer de dois cilindros, agora ainda mais potente com 145 cv a 7.750 rpm e torque de 15,1 kgfm a 6.500 rpm. Este é o boxer BMW mais poderoso já produzido em série. O novo design compacto inclui uma transmissão sob o motor e um arranjo de comando de válvulas otimizado.
O chassi principal de chapa metálica foi otimizado e está mais rígido. A moto também conta com um novo chassi traseiro de tubo de treliça de alumínio e sistemas de suspensão EVO Telelever e EVO Paralever revisados, para precisão de direção e estabilidade.
A BMW ainda afirma que seu design bem geométrico e diferente é um ponto positivo, pois a harmonia de cada parte garante um melhor desempenho à gigante.
Tecnologias da nova BMW R 1300 GS Adventure
- Controle de torque de arrasto do motor (MSR);
- Controle Dinâmico de Frenagem (DBC);
- Controle de Partida em Subida (HSC) como padrão;
- Controle dinâmico de tração (DTC) de série;
- Controle de cruzeiro dinâmico (DCC) com função de freio de série;
- Assistente de pilotagem com controle de cruzeiro ativo (ACC);
- aviso de colisão frontal (FCW); aviso de mudança de faixa e aviso de colisão traseira (RECW);
- Controle adaptativo de altura do veículo; conforto e suspensão esportiva como equipamento opcional de fábrica;
- Faróis Matrix LED e faróis auxiliares recém-desenvolvidos integrados à carroceria como padrão;
- Farol Pro com farol adaptativo como equipamento opcional de fábrica;
- Protetores de mão com indicadores de direção integrados como padrão;
- Compartimento de carregamento para smartphone com entrada USB integrada e tomada de alimentação de 12 V integrada como padrão;
- Aquecimento do assento para o condutor e o passageiro para maior adequação ao turismo como equipamento opcional de fábrica; variantes de altura do assento como equipamento opcional de fábrica;
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- RDC, Keyless Ride e manoplas aquecidas como padrão.
- Chamada de emergência inteligente como padrão (dependendo do mercado);
- Punhos aquecidos; Passeio sem chave (direção, ignição e trava do tanque de combustível);
- Monitor de pressão dos pneus;
- Controle de torque de arrasto do motor; BMW Motorrad ABS Integral Completo Pro;
- Controle de cruzeiro DCC com função de freio;
- DSA;
- Faróis auxiliares.