Notícia BMW i3 vai sair de linha dois anos antes do planejado

A BMW vai descontinuar a produção do seu primeiro carro elétrico vendido em massa, o i3. Em um primeiro momento, o plano da fabricante alemã era aposentar o hatchback em 2024, mas o alto custo de produção forçou a um abandono precoce do modelo.

Nascido em 2013, o BMW i3 foi um dos carros elétricos mais populares na década passada e, em 2014, foi eleito carro do ano pela revista . Na época, o BMW i3 era vendido em duas opções: uma elétrica e outra híbrida, que combinava com um motor a gasolina de 647 cm³. Nas duas versões, a bateria contava com 22,2 kWh e potência máxima de 168 cv.

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Em 2017, uma atualização aumentou a eficiência da bateria para 33,3 kWh. Além disso, 0 hatchback ganhou a versão i3s, que incluía rodas alargadas e configuração de suspensão esportiva.

O melhor ano do i3 foi 2019, com mais de 39 mil unidades vendidas. Ao todo, foram vendido 250 mil exemplares. Mas esses números não foram suficientes para a BMW mantê-lo em produção.

O alto custo na fabricação é fruto do baixo nível de unificação do i3 com outros modelos da BMW. Isso se aplica às partes elétricas e a peças internas relacionadas à eletrônica.

Com a fabricação marcada para ser cancelada em julho de 2022, as vendas em alguns países já estão diminuindo. No Estados Unidos, por exemplo, o veículo deixou de ser faturado em meados de 2021 e não estava mais disponível para encomenda.

No Brasil o i3 ainda pode ser adquirido, pela bagatela de R$ 338.950.

Quer saber como é dirigir o BMW i3? O AutoPapo já deu uma volta no hatchback elétrico. Confira:


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