Com sistema que combina três motores, sedã grande pode ultrapassar os 20 km/l de consumo em uso real
Alguns fabricantes apostam na importação de modelos de baixo volume para que sejam a vitrine tecnológica da marca. É o caso do Accord, que estreou a décima geração em 2018 no Brasil e foi o primeiro modelo da Honda a trazer o pacote Sensing de recursos de condução semiautônoma. Três anos depois, o sedã ganha retoques no estilo e inaugura o processo de eletrificação local da marca com a adoção de motorização híbrida. Além do novo Accord híbrido 2021, a Honda promete mais dois carros “verdes” até 2023.
A nova configuração do sedã grande da Honda tem . No visual, o Accord 2021 recebeu nova grade inferior, com três frisos cromados horizontais, além de inédito para-choque com nichos redesenhados para os faróis de neblina. Na traseira, o novo para-choque passa a esconder a saída de escapamento, para transmitir a mensagem de preocupação com o meio ambiente.
As rodas, que eram de 18”, agora são de 17” (com pneus 225/50R17) e têm visual que privilegia o menor arrasto aerodinâmico. Por fim, a identificação do sistema híbrido aparece no emblema e:HEV na traseira e nos emblemas da Honda com aro na cor azul.
Na cabine, as novidades do Accord 2021 incluem espelhamento sem a necessidade de uso de fios para Android Auto e Apple CarPlay, carregador de celular por indução com 15 watts de potência, 2 portas USB para o banco traseiro e sistema de alerta individual para uso dos cintos traseiros. O sedã também adota novos grafismos do sistema híbrido para a tela digital no quadro de instrumentos. Além dos recursos do Honda Sensing (como frenagem autônoma e controle de cruzeiro adaptativo), o sedã traz bancos dianteiros com ventilação e ajustes elétricos, ar-condicionado digital de 2 zonas, 8 airbags, head-up display e faróis full LED, entre outros.
Accord híbrido brilha no consumo
Maior novidade do novo Accord, o conjunto híbrido troca o motor 2.0 turbo oferecido até então (com 252 cv e 37,7 kgfm) por um sistema que combina três motores. Um deles é um 2.0 aspirado, de ciclo Atkinson, que produz 145 cv de potência e 17,8 kgfm de torque. A principal função deste motor é fornecer energia (em conjunto com um motor elétrico gerador) ao motor elétrico de tração, que produz 184 cv e 32,1 kgfm.
O Accord híbrido traz três estratégias de operação (EV Drive, Hybrid Drive e Engine Drive), onde, na maior parte do tempo, toda a força transmitida às rodas é enviada pelo motor elétrico. No modo Engine Drive, acionado principalmente em velocidade de cruzeiro, um sistema de embreagem faz uma conexão direta do motor a combustão com as rodas. Desta forma, o motor 2.0 trabalha com melhor eficiência energética. No modo híbrido, o câmbio é automático do tipo e-CVT e possui quatro níveis de intensidade para a regeneração de energia.
A Honda afirma que a combinação de forças entre os dois motores de tração é feita somente em “momentos de transição e de extrema necessidade”. Até por isso a marca não divulga localmente a potência combinada do conjunto – nos Estados Unidos, o dado anunciado é de 215 cv. Nos momentos em que o motor à combustão é ligado diretamente às rodas, não há geração direta de energia para o motor gerador. Com bateria de 1,2 kWh de capacidade, a autonomia em modo 100% elétrico (EV) é baixa, como nos híbridos da rival Toyota (Corolla e ).
Na prática, o novo Accord híbrido mantém o rodar confortável ao volante, com direção leve e com respostas compatíveis com os 4.904 mm de comprimento do modelo. A suspensão traz ajuste que também privilegia o rodar suave, característica reforçada pela adoção de pneus de perfil ligeiramente mais alto. A melhor parte da experiência do Accord híbrido é a ausência de ruído do motor a combustão quando apenas o motor elétrico está em funcionamento.
Apesar da potência reduzida em relação ao antigo 2.0 turbo, o Accord híbrido mostra disposição em acelerações em retomadas, mesmo quando apenas o motor de 184 cv está em uso. No modo Sport, entretanto, a marca apostou na mesma solução do , com a reprodução do som do motor a combustão por meio dos alto-falantes. Por padrão, a marca não divulga dados de aceleração e/ou velocidade máxima no Brasil.
Principal atrativo do Accord eletrificado está no consumo, com média de 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l, na estrada, pelo padrão do Inmetro. Em nosso percurso rápido de avaliação, de 100 km de rodagem em trecho predominantemente rodoviário, registramos médias entre 18,8 km/l e 20,3 km/l com modo Econ ativado (que, entre outras estratégias, reduz a potência do ar-condicionado).
O Accord 2021 segue exatamente o plano da Honda de apresentar o potencial da tecnologia híbrida aos clientes da marca no Brasil. Com preço na faixa dos R$ 300 mil, entretanto, o modelo continuará a ser figura rara em nossas ruas. A popularização dos Honda “verdes” com logotipos azuis por aqui deverá começar em 2022, com o lançamento da que também irá apostar no conceito híbrido e:HEV.
Ficha técnica – Accord híbrido 2021
• DADOS DE FÁBRICA | Honda Accord híbrido 2021 |
Motor a combustão | Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha |
Cilindrada | 1.998 cm³ |
Potência | 145 cv a 6.000 rpm (gas.)/ 184 cv (elétrico) |
Torque | 17,8 kgfm a 3.500 rpm (gas.)/ 32,1 kgfm (elétrico) |
Câmbio | Automático do tipo e-CVT |
Suspensão (dianteira / traseira) | Indep. McPherson/Indep. Multibraço |
Pneus e rodas | 225/50R17 |
Freios (dianteira / traseira) | Disco ventilado/Disco |
Peso (kg) | 1.555 |
Comprimento (mm) | 4.904 |
Largura (mm) | 1.862 |
Altura (mm) | 1.460 |
Entre-eixos (mm) | 2.830 |
Volume do porta-malas (litros) | 574 |
Tanque de combustível (litros) | 48,5 |
Preço básico | R$ 299.900 |
• CONSUMO | Honda Accord híbrido 2021 |
Consumo Inmetro |