Rival do Mercedes Classe S, Audi A8 estreia novo visual e sistema de iluminação aprimorado
Poucos dias após mostrar a reestilização do A8 L na China, a Audi apresenta a atualização do sedã topo de linha para o mercado europeu. Um dos principais concorrentes do , o Audi A8 2022 traz novidades no visual e no pacote de equipamentos. As vendas no Velho Continente terão início em dezembro, com preço inicial de 99.500 euros na Alemanha (o equivalente a cerca de R$ 618 mil na conversão direta).
No visual, o A8 2022 recebeu grade redesenhada, novos nichos no para-choque frontal e faróis mais recortados, que remetem à . Na traseira, o sedã de luxo manteve o visual clássico, mudando apenas a disposição interna das lanternas, que passam a trazer iluminação Oled. Como na , esse tipo de iluminação permite que as luzes sejam ligadas automaticamente assim que qualquer pessoa se aproximar da traseira do modelo.
Os faróis com a função digital Matrix LED, que não ofuscam motoristas à frente ou em sentido contrário, foram atualizados com a tecnologia DMD. Utilizando micro-espelhos digitais, os faróis do novo A8 pode repartir a iluminação em LED em pixels minúsculos. Com cerca de 1,3 milhão de micro-espelhos em cada farol, a função digital Matrix ficou muito mais precisa, segundo a marca.
O sedã manteve as dimensões do modelo anterior, com 5,19 metros de comprimento, 1,95 metros de largura, 1,47 metros de altura e 3 metros de distância entre eixos. O A8 renovado também tem novidades na variante esportiva S8, com para-choques e rodas exclusivos – com as mudanças, o comprimento do modelo chega a 5,20 metros. Na variante de entre-eixos estendido (A8 L), são 5,32 metros de uma extremidade a outra dos para-choques.
Do lado de dentro, o sedã recebeu atualização das centrais multimídia, que têm conexão 4G nativa. No painel principal, duas telas (de 10,1 e 8,6 polegadas) formam o conjunto MMI Touch, enquanto duas telas de 10,1 polegadas no encostos traseiros formam o sistema de entretenimento para os passageiros da segunda fileira.
Na Europa, o modelo será oferecido com motores 3.0 TFSI V6 (340 cv) ou 4.0 TFSI V8 (460 cv), ambos com a tecnologia híbrida leve. No sedã de entrada, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,6 segundos, tempo que cai para 4,4 segundos no modelo V8. O esportivo S8 adiciona mais pimenta ao motor V8, para alcançar 571 cv de potência e aceleração até 100 km/h em 3,8 segundos. Em breve, a marca pretende mostrar novas variantes híbridas plug-in.
Fotos: Divulgação
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