A globalização causou efeitos interessantes na indústria automobilística. Às vezes um produto pode demorar bastante tempo para chegar a determinados mercados. O Brasil não é exceção: muitos carros bastante conhecidos por aqui já eram comercializados por décadas em outros países, a ponto de existirem até gerações pregressas.
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O AutoPapo enumerou 10 carros que tiveram gerações anteriores no exterior antes de chegarem ao Brasil. São modelos com diferentes características, de diversos fabricantes, mas todos tiveram pelo menos uma linhagem produzida no país. Confira!
PrimeiroOpel Kadett estrou em 1936
Kadett A
Kadett B
Kadett C
Kadett D
Kadett E (nacional)
O Kadett tem uma história pra lá de antiga. Na Europa, o primeiro veículo a utilizar esse nome data de 1936, mas a produção foi encerrada precocemente em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, a Opel relançaria o modelo, completamente reprojetado, em 1962: a partir daí, existiram outras quatro gerações sequenciais dos carros da gama.
O mercado brasileiro conheceu justamente a última geração mundial, conhecida como “E”, lançada mundialmente em 1984 e nacionalmente em 1989. O que muita gente não sabe é que o veículo que a Chevrolet chamou por aqui de Chevette era, na verdade, o Kadett C europeu.
Corsa A
Corsa B
Corsa C
Quando chegou ao Brasil, em 1994, o Corsa já circulava na Europa há mais de uma década. É que aquela geração com design redondinho, então recém-lançada também no velho continente, era a segunda em âmbito mundial: ela sucedeu a primeira safra do hatch compacto, comercializada pela Opel entre 1982 e 1993.
O primeiro Corsa tinha aparência bem retilínea, típica dos carros dos anos de 1980, e em nada lembra as duas gerações posteriores, justamente as que foram comercializadas no mercado brasileiro. Curiosamente, : naquele continente, o hatch já foi reprojetado três vezes desde então.
Volkswagen Polo Mk 1
Volkswagen Polo Mk 2
Volkswagen Polo Mk 3
Volkswagen Polo Mk 4
Volkswagen Polo Mk 5
Volkswagen Polo Mk 6
Antes mesmo de lançar o Gol no Brasil, a Volkswagen já produzia o Polo na Europa: a primeira linhagem do compacto data de 1975! A gama só chegou ao país em 1997, quando já estava na terceira geração, com o sedã batizado de Classic, importado da Argentina. Em 2002, a marca alemã nacionalizou a safra seguinte, incluindo a configuração hatch.
A linha Polo sofreu um hiato no mercado local entre 2014 e 2017: naquele ano, a Volkswagen lançou a atual geração, que segue no mercado até hoje. Curiosamente, entre as duas safras nacionais, existiu mais uma na Europa, que foi a quinta para aquele continente.
Volkswagen Golf GTi Mk 1
Volkswagen Golf GTi Mk 2
Volkswagen Golf GTI Mk 3
Volkswagen Golf Mk 4
VW Golf GTI Mk 5
Volkswagen Golf GTI Mk 6
Volkswagen Golf Mk 7
Volkswagen Golf GTI Mk 8
Outro dos carros da Volkswagen que demorou a chegar ao Brasil foi o Golf. O tradicional hatch médio da marca alemã existe na Europa desde 1974 e, a partir de antão, teve duas gerações por lá e só desembarcou no país em 1994. Na época, o modelo era importado e já estava na terceira linhagem.
A Volkswagen nacionalizou a quarta geração do Golf em 1998 e seguiu com a produção local até 2014: o fabricante chegou a fazer uma reestilização exclusiva para os países sul-americanos. Durante esse período, existiram duas linhagens no exterior. Por aqui, a marca alemã acabou pulando diretamente para a sétima safra global, cuja produção foi encerrada em 2020. .
Ford Escort Mk 1
Ford Escort Mk 2
Ford Escort Mk 3
Ford Escort Mk 4
Ford Escort Mk 5
Ford Escort Mk 6
Você sabia que o primeiro Golf veio ao mundo para competir com o Escort? Pois é, o médio da Ford é ainda mais antigo que o da Volkswagen: o lançamento do primeiro modelo ocorreu em 1967. Em 1974 veio uma nova linhagem, também desconhecida por aqui. .
A boa notícia é que, a partir daí, o modelo nacional acompanhou a trajetória do similar europeu. Foram mais quatro gerações desses carros até a despedida em 2003. No mundo todo, essa gama deu lugar à do Focus. Curiosamente, a Ford voltou a utilizar o nome Escort em um hatch médio vendido na China.
Ford Galaxie Town Victoria 1959
Ford Galaxie 500 1964
Ford Galaxie1969 nacional
Nos Estados Unidos, a Ford adotou a insígnia Galaxie pela primeira vez em 1959 para designar as configurações intermediárias da gama Fairlane. Contudo, já em 1962, esse nome passou a batizar toda uma linha independente de veículos. Somente a geração seguinte, lançada por lá em 1965, é que chegou aqui um ano depois.
Lembrado até hoje como um dos carros mais luxuosos já fabricados no Brasil, o Galaxie seguiu no mercado local até 1983 e, apesar de ter passado por atualizações, nunca ganhou novas gerações propriamente ditas. Por sua vez, os consumidores estadunidenses ainda receberam uma linhagem posterior.
Dodge Dart hardtop sedan 1960
Dodge Dart hardtop sedan 1962
Dodge Dart hardtop sedan 1965
Dodge Dart coupé 1971 nacional
Assim como o Galaxie, o Dart também teve antecessores nos Estados Unidos. O modelo, que ocupava posição de entrada na gama Dodge por lá, apareceu em 1960 e, em 1967, já estava na quarta geração. Foi exatamente essa linhagem que chegou ao Brasil, no ao de 1969.
A partir de então, a gama só passou por evoluções pontuais: por lá, a produção chegou ao fim em 1976, enquanto, por aqui, houve uma sobrevida até 1981. Entretanto, vale lembrar que, entre 2012 e 2016, a Dodge voltou a utilizar o nome Dart em um sedã vendido na América do Norte, mas sem relação com os modelos anteriores.
Dirigimos um Dodge Dart 100% original: assista ao vídeo!
Nissan March K10
Nissan March K11
Nissan March K12
Nissan March K13
O último dos carros do listão também teve várias gerações antes de chegar ao Brasil. A primeira delas veio ao mundo no já longínquo ano de 1982. As duas safras seguintes surgiram com intervalos de exatamente uma década, em 1992 e em 2002. Em 2010, foi a vez da quarta linhagem do March (também chamado de Micra em alguns mercados) estrear em âmbito global.
Foi exatamente esse modelo que trouxe a gama March ao Brasil, em 2011. O modelo passou a ser produzido no país em 2014, mas teve carreira curta e saiu de linha em 2020. No exterior, há um modelo de quinta geração, que deu origem ao atual Versa.
Toyota Corolla E10
Toyota Corolla E20
Toyota Corolla E30
Toyota Corolla E70
Toyota Corolla E80
Toyota Corolla E90
Toyota Corolla E100
Toyota Corolla E110
Toyota Corolla E130
Toyota Corolla E150
Toyota Corolla E180
Toyota Corolla E210
Para contar a história completa do Toyota Corolla, seria necessário escrever um livro. Afinal, o modelo surgiu originalmente em 1966 e não parou mais de evoluir. A atual geração, produzida tanto no Brasil quanto no exterior, é a décima segunda desde então.
Quando o modelo chegou ao país, ainda importado, em 1994, já estava na sétima safra. Em 1998, A Toyota começou a fabricar o sedã por aqui, já na linhagem seguinte. No Brasil, os modelos seguintes foram lançados em 2002, 2008, 2014 e 2019, respectivamente. Neste ano, .
Honda Civic 1974
Honda Civic 1982
Honda Civic 1986
Honda Civic 1988
Honda Civic 1991
Honda Civic 1997
Honda Civic 2001
Honda Civic 2007
Honda Civic 2015
Honda Civic 2020
Concorrente tradicional do Toyota Corolla, o Honda Civic tem uma trajetória um pouco mais recente, mas também bastante extensa. Tudo começou em 1972, com o nascimento do primogênito da família. Exatamente duas décadas depois, em 1992, o modelo desembarcou por aqui como importado, quando já estava na quinta geração.
A nacionalização ocorreu em 1997, quando a gama já havia sido reprojetada outra vez. Novas gerações vieram em 2001, 2006, 2011 e 2015, na ordem. No exterior, o modelo já está na décima primeira linhagem, mas .
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10 carros com gerações anteriores às nacionais
O AutoPapo enumerou 10 carros que tiveram gerações anteriores no exterior antes de chegarem ao Brasil. São modelos com diferentes características, de diversos fabricantes, mas todos tiveram pelo menos uma linhagem produzida no país. Confira!
1. Chevrolet Kadett
PrimeiroOpel Kadett estrou em 1936
Kadett A
Kadett B
Kadett C
Kadett D
Kadett E (nacional)
O Kadett tem uma história pra lá de antiga. Na Europa, o primeiro veículo a utilizar esse nome data de 1936, mas a produção foi encerrada precocemente em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, a Opel relançaria o modelo, completamente reprojetado, em 1962: a partir daí, existiram outras quatro gerações sequenciais dos carros da gama.
O mercado brasileiro conheceu justamente a última geração mundial, conhecida como “E”, lançada mundialmente em 1984 e nacionalmente em 1989. O que muita gente não sabe é que o veículo que a Chevrolet chamou por aqui de Chevette era, na verdade, o Kadett C europeu.
2. Chevrolet Corsa
Corsa A
Corsa B
Corsa C
Quando chegou ao Brasil, em 1994, o Corsa já circulava na Europa há mais de uma década. É que aquela geração com design redondinho, então recém-lançada também no velho continente, era a segunda em âmbito mundial: ela sucedeu a primeira safra do hatch compacto, comercializada pela Opel entre 1982 e 1993.
O primeiro Corsa tinha aparência bem retilínea, típica dos carros dos anos de 1980, e em nada lembra as duas gerações posteriores, justamente as que foram comercializadas no mercado brasileiro. Curiosamente, : naquele continente, o hatch já foi reprojetado três vezes desde então.
3. Volkswagen Polo
Volkswagen Polo Mk 1
Volkswagen Polo Mk 2
Volkswagen Polo Mk 3
Volkswagen Polo Mk 4
Volkswagen Polo Mk 5
Volkswagen Polo Mk 6
Antes mesmo de lançar o Gol no Brasil, a Volkswagen já produzia o Polo na Europa: a primeira linhagem do compacto data de 1975! A gama só chegou ao país em 1997, quando já estava na terceira geração, com o sedã batizado de Classic, importado da Argentina. Em 2002, a marca alemã nacionalizou a safra seguinte, incluindo a configuração hatch.
A linha Polo sofreu um hiato no mercado local entre 2014 e 2017: naquele ano, a Volkswagen lançou a atual geração, que segue no mercado até hoje. Curiosamente, entre as duas safras nacionais, existiu mais uma na Europa, que foi a quinta para aquele continente.
4. Volkswagen Golf
Volkswagen Golf GTi Mk 1
Volkswagen Golf GTi Mk 2
Volkswagen Golf GTI Mk 3
Volkswagen Golf Mk 4
VW Golf GTI Mk 5
Volkswagen Golf GTI Mk 6
Volkswagen Golf Mk 7
Volkswagen Golf GTI Mk 8
Outro dos carros da Volkswagen que demorou a chegar ao Brasil foi o Golf. O tradicional hatch médio da marca alemã existe na Europa desde 1974 e, a partir de antão, teve duas gerações por lá e só desembarcou no país em 1994. Na época, o modelo era importado e já estava na terceira linhagem.
A Volkswagen nacionalizou a quarta geração do Golf em 1998 e seguiu com a produção local até 2014: o fabricante chegou a fazer uma reestilização exclusiva para os países sul-americanos. Durante esse período, existiram duas linhagens no exterior. Por aqui, a marca alemã acabou pulando diretamente para a sétima safra global, cuja produção foi encerrada em 2020. .
5. Ford Escort
Ford Escort Mk 1
Ford Escort Mk 2
Ford Escort Mk 3
Ford Escort Mk 4
Ford Escort Mk 5
Ford Escort Mk 6
Você sabia que o primeiro Golf veio ao mundo para competir com o Escort? Pois é, o médio da Ford é ainda mais antigo que o da Volkswagen: o lançamento do primeiro modelo ocorreu em 1967. Em 1974 veio uma nova linhagem, também desconhecida por aqui. .
A boa notícia é que, a partir daí, o modelo nacional acompanhou a trajetória do similar europeu. Foram mais quatro gerações desses carros até a despedida em 2003. No mundo todo, essa gama deu lugar à do Focus. Curiosamente, a Ford voltou a utilizar o nome Escort em um hatch médio vendido na China.
6. Ford Galaxie
Ford Galaxie Town Victoria 1959
Ford Galaxie 500 1964
Ford Galaxie1969 nacional
Nos Estados Unidos, a Ford adotou a insígnia Galaxie pela primeira vez em 1959 para designar as configurações intermediárias da gama Fairlane. Contudo, já em 1962, esse nome passou a batizar toda uma linha independente de veículos. Somente a geração seguinte, lançada por lá em 1965, é que chegou aqui um ano depois.
Lembrado até hoje como um dos carros mais luxuosos já fabricados no Brasil, o Galaxie seguiu no mercado local até 1983 e, apesar de ter passado por atualizações, nunca ganhou novas gerações propriamente ditas. Por sua vez, os consumidores estadunidenses ainda receberam uma linhagem posterior.
7. Dodge Dart
Dodge Dart hardtop sedan 1960
Dodge Dart hardtop sedan 1962
Dodge Dart hardtop sedan 1965
Dodge Dart coupé 1971 nacional
Assim como o Galaxie, o Dart também teve antecessores nos Estados Unidos. O modelo, que ocupava posição de entrada na gama Dodge por lá, apareceu em 1960 e, em 1967, já estava na quarta geração. Foi exatamente essa linhagem que chegou ao Brasil, no ao de 1969.
A partir de então, a gama só passou por evoluções pontuais: por lá, a produção chegou ao fim em 1976, enquanto, por aqui, houve uma sobrevida até 1981. Entretanto, vale lembrar que, entre 2012 e 2016, a Dodge voltou a utilizar o nome Dart em um sedã vendido na América do Norte, mas sem relação com os modelos anteriores.
Dirigimos um Dodge Dart 100% original: assista ao vídeo!
8. Nissan March
Nissan March K10
Nissan March K11
Nissan March K12
Nissan March K13
O último dos carros do listão também teve várias gerações antes de chegar ao Brasil. A primeira delas veio ao mundo no já longínquo ano de 1982. As duas safras seguintes surgiram com intervalos de exatamente uma década, em 1992 e em 2002. Em 2010, foi a vez da quarta linhagem do March (também chamado de Micra em alguns mercados) estrear em âmbito global.
Foi exatamente esse modelo que trouxe a gama March ao Brasil, em 2011. O modelo passou a ser produzido no país em 2014, mas teve carreira curta e saiu de linha em 2020. No exterior, há um modelo de quinta geração, que deu origem ao atual Versa.
9. Toyota Corolla
Toyota Corolla E10
Toyota Corolla E20
Toyota Corolla E30
Toyota Corolla E70
Toyota Corolla E80
Toyota Corolla E90
Toyota Corolla E100
Toyota Corolla E110
Toyota Corolla E130
Toyota Corolla E150
Toyota Corolla E180
Toyota Corolla E210
Para contar a história completa do Toyota Corolla, seria necessário escrever um livro. Afinal, o modelo surgiu originalmente em 1966 e não parou mais de evoluir. A atual geração, produzida tanto no Brasil quanto no exterior, é a décima segunda desde então.
Quando o modelo chegou ao país, ainda importado, em 1994, já estava na sétima safra. Em 1998, A Toyota começou a fabricar o sedã por aqui, já na linhagem seguinte. No Brasil, os modelos seguintes foram lançados em 2002, 2008, 2014 e 2019, respectivamente. Neste ano, .
10. Honda Civic
Honda Civic 1974
Honda Civic 1982
Honda Civic 1986
Honda Civic 1988
Honda Civic 1991
Honda Civic 1997
Honda Civic 2001
Honda Civic 2007
Honda Civic 2015
Honda Civic 2020
Concorrente tradicional do Toyota Corolla, o Honda Civic tem uma trajetória um pouco mais recente, mas também bastante extensa. Tudo começou em 1972, com o nascimento do primogênito da família. Exatamente duas décadas depois, em 1992, o modelo desembarcou por aqui como importado, quando já estava na quinta geração.
A nacionalização ocorreu em 1997, quando a gama já havia sido reprojetada outra vez. Novas gerações vieram em 2001, 2006, 2011 e 2015, na ordem. No exterior, o modelo já está na décima primeira linhagem, mas .
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