Comentei aqui recentemente sobre o perigo da aquaplanagem, quando o automóvel “esquia”, desliza sobre uma lâmina de água no asfalto e deixa o motorista sem controle e inútil tentar qualquer manobra, pois os pneus não estão em contato com o piso. Nada muda pisar no freio e no acelerador. Nem virar o volante.
O único conselho para essa situação é “rezar”. Mas alguns ouvintes perguntam se é possível evitar a aquaplanagem. E a “reza”…
Sim, é possível evitá-la: a única recomendação é reduzir a velocidade. Pois o carro só passa a deslizar sobre essa lâmina de água se estiver em alta velocidade, acima de 80 km/h, 90 km/h.
VEJA TAMBÉM:
E outra recomendação é, quanto mais largos e menos profundos os sulcos (nem precisam estar “carecas”) dos pneus, mais provável a aquaplanagem que, em geral, termina em acidente.
É imprevisível a forma como as rodas vão voltar para o asfalto: em geral o carro não está em linha reta e sai da pista.
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O único conselho para essa situação é “rezar”. Mas alguns ouvintes perguntam se é possível evitar a aquaplanagem. E a “reza”…
Sim, é possível evitá-la: a única recomendação é reduzir a velocidade. Pois o carro só passa a deslizar sobre essa lâmina de água se estiver em alta velocidade, acima de 80 km/h, 90 km/h.
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E outra recomendação é, quanto mais largos e menos profundos os sulcos (nem precisam estar “carecas”) dos pneus, mais provável a aquaplanagem que, em geral, termina em acidente.
É imprevisível a forma como as rodas vão voltar para o asfalto: em geral o carro não está em linha reta e sai da pista.
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