Mercado brasileiro pode receber o novo modelo elétrico da GAC no próximo ano, o que deve intensificar a briga entre veículos eletrificados chineses
Fotos: CarNewsChina/Reprodução e BYD e Carro/Divulgação
O mercado de veículos elétricos segue em expansão, com diversos modelos chineses ganhando destaque. O próximo modelo a ser lançado por aqui pode ser o , que vai chegar após investimento de R$ 5,5 bilhões da marca no Brasil. Com isso, e , que navegam sozinhos no mercado nacional, vão ganhar um novo concorrente, impactando nas vendas do modelo da BYD, que apenas em 2024 teve mais de 14 mil unidades emplacadas, enquanto o elétrico da GWM registrou 5 mil unidades vendidas.
Portanto, além do comparativo do Ora 03 contra o BYD Dolphin, que a Revista Carro já vez, assim como a Revista O Mecânico também comparou com professor do SENAI tecnicamente os dois modelos. Em vista disso, agora é a hora de comparar os três modelos. Vale dizer que GAC Aion UT foi lançado recentemente no Salão do Automóvel de Guangzhou
Características dos três chineses
GAC Aion UT
O GAC Aion UT oferece um motor elétrico com potência de 134 cv e bateria de 68 kWh. A autonomia declarada no ciclo CLTC é de 650 km, só que não há dados homologados pelo Inmetro, já que o modelo ainda não foi lançado no Brasil.
O Aion UT mede 4,27 metros de comprimento, 1,85 metro de largura, 1,57 metro de altura e 2,75 metros de entre-eixos. O modelo pode ter rodas de 16 ou 17 polegadas. No interior, o destaque é a multimídia flutuante de 14,6 polegadas, combinada com painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas.
GWM Ora 03 Skin
O GWM Ora 03 Skin, vendido no Brasil por R$ 150 mil, vem equipado com motor elétrico de 171 cv e torque de 250 Nm. A bateria de 48 kWh garante uma autonomia de 232 km, de acordo com o Inmetro.
O compacto mede 4,23 metros de comprimento, 1,82 metro de largura, 1,60 metro de altura e 2,65 metros de entre-eixos, com rodas de 18 polegadas. O hatch com cara esportivo é equipado com sistemas autônomos de condução e oferece acabamento esportivo no interior, além de duas telas de 10,25 polegadas.
BYD Dolphin
O BYD Dolphin é oferecido no Brasil por R$ 159.800, com motor de 95 cv e torque de 180 Nm. Sua bateria de 44,9 kWh permite rodar até 291 km com uma carga completa. Já a versão Dolphin Plus conta com 204 cv, 330 km de autonomia e bateria de 60,4 kWh.
O Dolphin tem 4,12 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,57 metro de altura e 2,70 metros de entre-eixos. No interior, há uma central multimídia giratória e painel de instrumentos digital. Contudo, o modelo não vem equipado com sistemas ADAS.
Qual é o melhor?
Ao comparar os três modelos, o GAC Aion UT se destaca pela maior autonomia, com 650 km, embora ainda não tenha dados do Inmetro. No Brasil, o BYD Dolphin Plus com 330 km de autonomia leva vantagem sobre o GWM Ora 03 Skin que tem 232 km.
Foto: BYD/Divulgação
Em termos de potência, o Dolphin Plus também lidera com 204 cv na versão Plus, enquanto o GWM Ora 03 Skin tem 171 cv. Por sua vez, o Aion UT tem um motor de 134 cv. Portanto, o cliente que optar pelo Dolphin de entrada terá um modelo menos potente, visto que tem 95 cv.
Em relação aos recursos, o GWM Ora 03 Skin, que é a versão de entrada, é o único que inclui sistemas autônomos de condução, uma característica que não está presente no BYD Dolphin. O preço também varia, com o GWM Ora 03 Skin sendo o mais acessível entre os três, seguido pelo BYD Dolphin e sua versão Plus. A escolha entre esses modelos dependerá das prioridades individuais, seja autonomia, desempenho, visual ou recursos tecnológicos. Claro, o GAC Aion UT ainda não tem preço no mercado brasileiro. Todavia, não deve fugir dos valores dos outros modelos chineses.
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