Notícia 1500 New Class: 1º sedã esportivo de entrada da BMW completa 60 anos

Há 60 anos surgia o BMW 1500 New Class, modelo que foi lançado no IAA de 1961. No salão internacional de Frankfurt, o tempo de espera para ver e entrar no carro chegava a meia hora.

O BMW 1500 representou uma nova era para o fabricante: a dos sedãs médios esportivos. Até então a marca não tinha um carro que ficasse no meio termo entre os seus modelos de acesso e os de luxo.




O motor 1,5l dava o nome ao carro e rendia 75 cv originalmente, mas a potência foi ampliada a 80 cv no modelo de produção após a taxa de compressão ter sido elevada.

p90074531-lowres-50-years-of-bmw-new-e1633963658329.jpg

Foto: Divulgação

O torque de 11,93 kgfm estava disponível quase que por inteiro a partir de 1.400 rpm. A cavalaria levava os 950 kg do New Class de zero a 100 km/h em 16,8 segundos e a velocidade máxima chegava a 150 km/h.

O quatro cilindros serviu de base para várias aplicações de pista de corrida, entre elas, o 1.5 turbo usado na Fórmula 1 da Brabham BMW dos anos 1980. Foi com esse propulsor de mais de 800 cv que Nelson Piquet ganhou o campeonato de F1 de 1983.

A tração era traseira e o câmbio era sincronizado de quatro marchas. A suspensão era McPherson na dianteira e braços oscilantes sobre eixo rígido e molas helicoidais na traseira. A afinação era esportiva, com pequena inclinação da carroceria e comportamento dinâmico neutro.

p90074509-lowres-50-years-of-bmw-new-e1633963703271.jpg

Foto: Divulgação

MAIS NA MOTOR SHOW:












O post apareceu primeiro em .

 
Top