Há 60 anos surgia o BMW 1500 New Class, modelo que foi lançado no IAA de 1961. No salão internacional de Frankfurt, o tempo de espera para ver e entrar no carro chegava a meia hora.
O BMW 1500 representou uma nova era para o fabricante: a dos sedãs médios esportivos. Até então a marca não tinha um carro que ficasse no meio termo entre os seus modelos de acesso e os de luxo.
O motor 1,5l dava o nome ao carro e rendia 75 cv originalmente, mas a potência foi ampliada a 80 cv no modelo de produção após a taxa de compressão ter sido elevada.
Foto: Divulgação
O torque de 11,93 kgfm estava disponível quase que por inteiro a partir de 1.400 rpm. A cavalaria levava os 950 kg do New Class de zero a 100 km/h em 16,8 segundos e a velocidade máxima chegava a 150 km/h.
O quatro cilindros serviu de base para várias aplicações de pista de corrida, entre elas, o 1.5 turbo usado na Fórmula 1 da Brabham BMW dos anos 1980. Foi com esse propulsor de mais de 800 cv que Nelson Piquet ganhou o campeonato de F1 de 1983.
A tração era traseira e o câmbio era sincronizado de quatro marchas. A suspensão era McPherson na dianteira e braços oscilantes sobre eixo rígido e molas helicoidais na traseira. A afinação era esportiva, com pequena inclinação da carroceria e comportamento dinâmico neutro.
Foto: Divulgação
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O motor 1,5l dava o nome ao carro e rendia 75 cv originalmente, mas a potência foi ampliada a 80 cv no modelo de produção após a taxa de compressão ter sido elevada.
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O torque de 11,93 kgfm estava disponível quase que por inteiro a partir de 1.400 rpm. A cavalaria levava os 950 kg do New Class de zero a 100 km/h em 16,8 segundos e a velocidade máxima chegava a 150 km/h.
O quatro cilindros serviu de base para várias aplicações de pista de corrida, entre elas, o 1.5 turbo usado na Fórmula 1 da Brabham BMW dos anos 1980. Foi com esse propulsor de mais de 800 cv que Nelson Piquet ganhou o campeonato de F1 de 1983.
A tração era traseira e o câmbio era sincronizado de quatro marchas. A suspensão era McPherson na dianteira e braços oscilantes sobre eixo rígido e molas helicoidais na traseira. A afinação era esportiva, com pequena inclinação da carroceria e comportamento dinâmico neutro.
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