Com a popularização dos carros híbridos no Brasil, as listas dos mais econômicos do país foram dominadas por esses eletrificados. Mas quais são os veículos a combustão mais eficientes em nosso mercado?
Se você é dos que prioriza o consumo baixo na hora de comprar um carro novo e não quer um híbrido, essa lista vai ajudar. Listamos a segui quais são os carros a combustão mais econômicos do Brasil de acordo com o .
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O peso leve e o motor eficiente são os trunfos do Kwid (Foto: Renault | Divulgação)
O carro mais barato do Brasil é também o mais econômico. O pequeno motor 1.0 de três cilindros dele produz 71 cv e 10 kgfm, que junto do baixo peso de 818 explicam essa eficiência.
Sim, o sedã gastou menos que o hatch (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Usamos como referência para esse ranking o consumo urbano, caso fosse o rodoviário teríamos o Chevrolet Onix Plus 1.0 no topo da lista. O sedã compacto com motor 1.0 aspirado tem como trunfo o câmbio de seis marchas, que ajuda a dar agilidade na cidade e deixa as rotações baixas na rodovia.
O motor de três cilindros da GM é eficiente e auxiliado pela única caixa de 6 marchas do segmento (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Curiosamente, o Chevrolet Onix hatch gasta mais que o sedã dentro da metodologia do Inmetro. Mesmo assim a dupla foi bem graças a eficiência do motor de três cilindros da marca trabalhando em conjunto com a caixa de seis marchas. São os únicos com essa combinação no segmento.
De todos quatro carros a usar o 1.0 Firefly, o sedã da Fiat é o que gasta menos (Foto: Fiat | Divulgação)
A família de motores Firefly criada pela Fiat sempre primou pelo torque baixas rotações e por serem econômicos. Dentre os carros equipados com ele, o mais eficiente é o Fiat Cronos 1.0.
O hatch francês com motor italiano combina economia com um pacote de equipamentos farto (Fotomontagem: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
O Peugeot 208 é a alternativa no segmento de compactos para quem procura um carro urbano mas não abra mão de um visual bem trabalhado e do pacote de equipamentos recheados. Esse consumo baixo que vemos na tabela acima é a cereja do bolo para esse público.
O último integrante da família Sandero sobrevive e ainda entrega um bom consumo (Foto: Renault | Divulgação)
O Renault Sandero ainda sobrevive em nosso mercado, com o Stepway 1.0. Ele utiliza uma versão mais forte do 1.0 de três cilindros do Kwid, que adota comando de válvulas variável e por isso entrega 82 cv e 10,2 kgfm.
Para quem quer gastar pouco e não abre mão do bom desempenho, o Polo TSI é a melhor escolha (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
A versão 1.0 TSI com câmbio manual do Volkswagen Polo garantiu o posto de carro turbo mais econômico do Brasil. O motor 170 TSI veio para suceder o 1.6 aspirado e conseguiu superá-lo em consumo e desempenho.
O antigo Fire foi atualizado com o tempo e conseguiu entrar nesse top 10 (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
O antigo motor 1.0 Fire de quatro cilindros está perto de ser aposentado, mas ainda entrega bons números de consumo no Fiat Mobi. O peso leve desse subcompacto ajuda nessa eficiência.
O HB20 é uma escolha segura para quem não quer ter muitos gastos com carro (Foto Marcelo Jabulas | AutoPapo)
O Hyundai HB20 é sempre considerado como uma opção equilibrada no segmento dos compactos. Suas versões 1.0 aspiradas estão entre os carros mais econômicos do Brasil, mas por pouco não ficou de fora.
O Polo é um dos carros que gastam menos com moto mais forte, mas o aspirado ainda conseguiu boas médias (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
O Volkswagen Polo conseguiu ser mais eficiente na versão turbo que na aspirada. As versões Track e MPI utilizam um 1.0 de 84 cv, que está entre os mais fortes do segmento, e utiliza relações de marchas mais longas para ajudar a gastar menos nas rodovias.
Se você é dos que prioriza o consumo baixo na hora de comprar um carro novo e não quer um híbrido, essa lista vai ajudar. Listamos a segui quais são os carros a combustão mais econômicos do Brasil de acordo com o .
VEJA TAMBÉM:
1. Renault Kwid — o carro mais econômico do Brasil
O peso leve e o motor eficiente são os trunfos do Kwid (Foto: Renault | Divulgação)
- Cidade (etanol): 10,8 km/l
- Estrada (etanol): 11 km/l
- Cidade (gasolina): 15,3 km/l
- Estrada (gasolina): 15,7 km/l
O carro mais barato do Brasil é também o mais econômico. O pequeno motor 1.0 de três cilindros dele produz 71 cv e 10 kgfm, que junto do baixo peso de 818 explicam essa eficiência.
2. Chevrolet Onix Plus 1.0 aspirado — sedã mais econômico do Brasil
Sim, o sedã gastou menos que o hatch (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
- Cidade (etanol): 9,3 km/l
- Estrada (etanol): 12 km/l
- Cidade (gasolina): 13,5 km/l
- Estrada (gasolina): 17,4 km/l
Usamos como referência para esse ranking o consumo urbano, caso fosse o rodoviário teríamos o Chevrolet Onix Plus 1.0 no topo da lista. O sedã compacto com motor 1.0 aspirado tem como trunfo o câmbio de seis marchas, que ajuda a dar agilidade na cidade e deixa as rotações baixas na rodovia.
3. Chevrolet Onix 1.0 aspirado
O motor de três cilindros da GM é eficiente e auxiliado pela única caixa de 6 marchas do segmento (Foto: Chevrolet | Divulgação)
- Cidade (etanol): 9,3 km/l
- Estrada (etanol): 11,4 km/l
- Cidade (gasolina): 13,3 km/l
- Estrada (gasolina): 16,5 km/l
Curiosamente, o Chevrolet Onix hatch gasta mais que o sedã dentro da metodologia do Inmetro. Mesmo assim a dupla foi bem graças a eficiência do motor de três cilindros da marca trabalhando em conjunto com a caixa de seis marchas. São os únicos com essa combinação no segmento.
4. Fiat Cronos 1.0
De todos quatro carros a usar o 1.0 Firefly, o sedã da Fiat é o que gasta menos (Foto: Fiat | Divulgação)
- Cidade (etanol): 9,8 km/l
- Estrada (etanol): 11 km/l
- Cidade (gasolina): 13,4 km/l
- Estrada (gasolina): 15,6 km/l
A família de motores Firefly criada pela Fiat sempre primou pelo torque baixas rotações e por serem econômicos. Dentre os carros equipados com ele, o mais eficiente é o Fiat Cronos 1.0.
5. Peugeot 208 1.0 aspirado
O hatch francês com motor italiano combina economia com um pacote de equipamentos farto (Fotomontagem: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
- Cidade (etanol): 9,6 km/l
- Estrada (etanol): 11,1 km/l
- Cidade (gasolina): 13,3 km/l
- Estrada (gasolina): 15,8 km/l
O Peugeot 208 é a alternativa no segmento de compactos para quem procura um carro urbano mas não abra mão de um visual bem trabalhado e do pacote de equipamentos recheados. Esse consumo baixo que vemos na tabela acima é a cereja do bolo para esse público.
6. Renault Stepway 1.0
O último integrante da família Sandero sobrevive e ainda entrega um bom consumo (Foto: Renault | Divulgação)
- Cidade (etanol): 10 km/l
- Estrada (etanol): 10,2 km/l
- Cidade (gasolina): 13,9 km/l
- Estrada (gasolina): 14,7 km/l
O Renault Sandero ainda sobrevive em nosso mercado, com o Stepway 1.0. Ele utiliza uma versão mais forte do 1.0 de três cilindros do Kwid, que adota comando de válvulas variável e por isso entrega 82 cv e 10,2 kgfm.
7. Volkswagen Polo TSI — carro turbo mais econômico do Brasil
Para quem quer gastar pouco e não abre mão do bom desempenho, o Polo TSI é a melhor escolha (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
- Cidade (etanol): 9,3 km/l
- Estrada (etanol): 10,5 km/l
- Cidade (gasolina): 13,5 km/l
- Estrada (gasolina): 15 km/l
A versão 1.0 TSI com câmbio manual do Volkswagen Polo garantiu o posto de carro turbo mais econômico do Brasil. O motor 170 TSI veio para suceder o 1.6 aspirado e conseguiu superá-lo em consumo e desempenho.
8. Fiat Mobi — 4 cilindros mais econômico do Brasil
O antigo Fire foi atualizado com o tempo e conseguiu entrar nesse top 10 (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
- Cidade (etanol): 9,6 km/l
- Estrada (etanol): 10,4 km/l
- Cidade (gasolina): 13,5 km/l
- Estrada (gasolina): 15 km/l
O antigo motor 1.0 Fire de quatro cilindros está perto de ser aposentado, mas ainda entrega bons números de consumo no Fiat Mobi. O peso leve desse subcompacto ajuda nessa eficiência.
9. Hyundai HB20 1.0 aspirado
O HB20 é uma escolha segura para quem não quer ter muitos gastos com carro (Foto Marcelo Jabulas | AutoPapo)
- Cidade (etanol): 9,6 km/l
- Estrada (etanol): 10,4 km/l
- Cidade (gasolina): 13,5 km/l
- Estrada (gasolina): 15 km/l
O Hyundai HB20 é sempre considerado como uma opção equilibrada no segmento dos compactos. Suas versões 1.0 aspiradas estão entre os carros mais econômicos do Brasil, mas por pouco não ficou de fora.
10. Volkswagen Polo 1.0 aspirado
O Polo é um dos carros que gastam menos com moto mais forte, mas o aspirado ainda conseguiu boas médias (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
- Cidade (etanol): 9,3 km/l
- Estrada (etanol): 10,5 km/l
- Cidade (gasolina): 13,5 km/l
- Estrada (gasolina): 15 km/l
O Volkswagen Polo conseguiu ser mais eficiente na versão turbo que na aspirada. As versões Track e MPI utilizam um 1.0 de 84 cv, que está entre os mais fortes do segmento, e utiliza relações de marchas mais longas para ajudar a gastar menos nas rodovias.